Dicas sobre Chatbot do WhatsApp Business- Dr.Fone
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Melhores dicas de uso para o Chatbot do WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma excelente ferramenta para negócios, mas fica ainda melhor com o Chatbot do WhatsApp Business. Saiba tudo sobre como configurar o seu chatbot para comunicar eficazmente com os

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Sep 09, 2024 • Arquivado para: Transferência do WhatsApp • Soluções comprovadas

Não há dúvidas ed que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais conhecida do planeta. Os números falam por si, com mais de 1.5 milhões de usuários todos os meses em 180 países. Alcançar clientes nunca foi tão fácil para pequenos negócios.

Com o chatbot do WhatsApp Business, tudo fica mais fácil. Agora você pode construir interfaces de conversas através do WhatsApp Business. Neste artigo, vamos mostrar-lhe tudo o que precisa de saber sobre o bot do WhatsApp Business.

Parte 1: O que é o Chatbot do WhatsApp Business

What is WhatsApp Business

O Chatbot do WhatsApp Business é um dos serviços que você pode desfrutar na plataforma do WhatsApp Business. Funciona com regras específicas e nalguns casos, com inteligência artificial. Se isto parecer demasiado complexo, vamos simplificar.

É um serviço que você pode configurar no WhatsApp Business para ajudar a comunicar com seus clientes. É muito similar a falar com uma pessoal real.

O chatbot no WhatsApp Business tem os seguintes recursos:

  1. Perfil empresarial
  2. Categorizar etiquetas
  3. Respostas rápidas
  4. Acesso para gerir estatísticas
  5. Mensagens automáticas de saudação

Tudo isto pode parecer demasiado complexo, por isso vamos tentar explicar melhor em baixo.

Perfil empresarial

Este sistema oferece-lhe uma nova face, tal como uma conta nas redes sociais. Para você obter um distintivo de verificação, o WhatsApp deve confirmar o seu negócio. Vamos ver como adicionar os detalhes do seu negócio:

  1. Inicie o WhatsApp Business
  2. Acesse as definições
  3. Definições do negócio
  4. Selecione um perfil e introduza os seus detalhes.

Categorizar Contactos

Esta ferramenta permite-lhe categorizar os seus contactos. Ninguém gosta de perder tempo à procura de contactos, é frustrante. Você pode adicionar uma etiqueta num contacto existente ou um novo contacto.

Para adicionar uma etiqueta num contacto existente:

  1. Inicie a página de conversa do contacto.
  2. Clique no menu
  3. Selecione uma nova etiqueta
  4. Salve.

Para adicionar uma etiqueta num novo contacto:

  1. Inicie a página de conversa do contacto.
  2. Clique no menu
  3. Selecione uma nova etiqueta
  4. Salve.

Respostas rápidas

Esta ferramenta é muito útil para você enquanto empresário. Você pode definir várias respostas rápidas para os clientes desde que estejam inseridos nas suas Perguntas Frequentes. Exemplos de respostas rápidas que você enviar são instruções de encomendas, pagamentos, e informações de desconto, além de mensagens de agradecimento. Para isso:

  1. Acesse as definições
  2. Clique nas definições do negócio
  3. Selecione as respostas rápidas

Acessar a gestão de estatísticas

Analisar KPIs é importante para o sucesso de qualquer negócio. Você pode fazer isso facilmente com o seu chat do WhatsApp Business. Exibe o número de mensagens enviadas, relatórios de entrega para cada mensagem, e as mensagens lidas.

Para acessar as suas estatísticas:

  1. Clique no botão de menu
  2. Clique nas definições
  3. Selecione as definições do negócio
  4. Pressione nas estatísticas

Mensagens automáticas de saudação

Auto Greeting Messages

Esta ferramenta do bot do WhatsApp Business permite-lhe configurar uma mensagem de saudação. Esta mensagem aparece assim que um usuário contacta você. Irá também aparecer se você estiver inativo por 14 dias.

E por que é necessário? As mensagens automáticas de saudação ajudam você a dar as boas-vindas aos clientes e a apresentar o seu negócio. Agora já não precisam que você fique online, não é fantástico?

Para isso:

  1. Acesse as definições
  2. Clique nas definições do negócio
  3. Selecione as mensagens de saudação para criar ou editar mensagens.

Parte 2: Qual é a Vantagem do Chatbot do WhatsApp Business?

Com o chat de IA do WhatsApp, as possibilidades de mensagens para negócios são intermináveis. Imagine o poder da ferramenta nas suas mãos quando você pode comunicar com os seus clientes todos os dias sem estar online. Não é fantástico?

Quando você analisar os benefícios em detalhe, torna-se claro que toda a gente fica a ganhar. Vamos ver as vantagens de três perspectivas: do cliente, do empresário, e do especialista de marketing.

Vantagens para clientes

  1. Resolução instantânea de pedidos mesmo que o proprietário do negócio esteja ausente.
  2. Comunicação de via dupla simples com negócios.
  3. Maior satisfação do cliente com apoio de 24h.
  4. Mais valor de conversas personalizadas.
  5. Segurança de ponta devido à encriptação do WhatsApp. Existe também uma autenticação de dois fatores.
  6. Os clientes consegue ver se um negócio é verificado antes de iniciarem conversações.
  7. Plataforma fácil de usar que não requer transferências extra.

Vantagens para empresários

  1. Qualquer negócio pode usufruir desta plataforma, seja pequeno ou grande.
  2. Melhor experiência do cliente originando mais engajamento e retenção de clientes.
  3. Ajuda a desenvolver uma maior percepção da marca e lealdade através de relações de clientes.
  4. Simples de transmitir mensagens a clientes.
  5. Simples de conectar e interagir com clientes.
  6. Disponibilidade global do aplicativo à excepção da China, oferecendo um alcance global para o seu negócio.

Vantagens para especialistas de marketing

  1. O Chatbot do WhatsApp Business ajuda a reduzir a carga de trabalho dos especialistas de marketing, liberando-os para outras tarefas.
  2. Ajuda a gerar mais ligações e simplifica a conexão direta com clientes.
  3. Método eficaz para acompanhar os clientes.
  4. Imensas opções de formatação e o luxo de conteúdos multimídia para tornar o marketing mais eficaz.
  5. As listas de transmissão ajudam a executar campanhas de marketing.

Parte 3: Como Configurar o Chatbot do WhatsApp Business

Por esta altura você já deve estar ansioso para configurar o seu chatbot no WhatsApp Business. O processo é muito simples assim que tiver um plano. É como executar uma campanha de marketing no Facebook, a única diferença é a flexibilidade.

Vamos ver como você pode configurar o seu chatbot para o WhatsApp Business nos passos seguintes.

Passo 1 – Candidate-se ao programa “WhatsApp Business API”

WhatsApp Business API is a beta program on this platform. It may be in beta mode but it is an amazing tool for small and medium businesses.

candidate-se ao programa “WhatsApp Business API”

Você tem o luxo de optar por ser o fornecedor ou o cliente da solução. Você deve introduzir o nome do seu negócio, as informações do representante da sua empresa, e o site.

O WhatsApp analisa esta candidatura e aprova após a verificação. Já deu o primeiro passo para configurar o seu chatbot.

Passo 2 – Preveja conversações

Qual é o objetivo em ter um chatbot se não consegue responder às questões eficazmente? Preveja o Dicao de questões que os clientes poderão colocar.

Pense nas melhores respostas para essas questões. Além disso, você deve considerar como o chatbot irá reagir às questões se não conseguir responder.

Passo 3 – Use um criador de chatbots e coloque o seu bot numa base de dados

Existem vários criadores de chatbots para evitar que você tenha que desenvolver o seu chatbot de AI do WhatsApp do zero. Você precisa também de hospedar o seu API numa base de dados.

Criador de Chatbot

Com um criador de chatbot, você tem a possibilidade de criar mockups do aplicativo. Desta forma você pode testar e alterar o que for necessário antes de criar uma versão completa.

Passo 4 – Teste o chatbot

Está quase. Agora é altura para verificar a eficiência do seu chatbot a responder às questões. Repare nos vários erros e corrija-os adequadamente antes de testar novamente. Isto irá originar um produto de alta qualidade que melhora a experiência do cliente.

Parte 4: Dicas para Usar o Chatbot do WhatsApp Business

Uma coisa é criar o seu Chatbot do WhatsApp Business, outra é usar adequadamente. Muitos negócios queixam-se de que não estão a obter o melhor deste serviço. Aqui fica um simples facto, o problema não é do serviço, é do usuário.

Você não tem que passar pela mesma tormenta. Veja em seguida algumas dicas para ajudar você a melhorar os resultados do seu chatbot do WhatsApp.

Dica 1 - Use apenas um fornecedor autorizado

Existem cerca de 50 empresas que o WhatsApp reconhece como fornecedores autorizados. Usar um fornecedor desautorizado pode fazer com que a sua conta empresarial seja banida. Você deve ter cuidado com fornecedores falsos pois estão muito em voga.

Faça uma pesquisa antes de escolher. Desta forma, você pode alcançar os seus objetivos sem proeblemas desnecessários.

Dica 2 – Seja aprovado pelos seus clientes

Você deve saber quão irritante é recever mensagens de transmissão indesejadas constantemente. É exatamente isso que os seus clientes sentem quando os bombardeia com essas mensagens sem o seu consentimento.

O WhatsApp exige que os seus clientes sejam informados antes de enviar estas mensagens do chatbot. Ou seja, os clientes devem concordar em receber as suas mensagens. Eles podem fazer isso fornecendo números através de um canal externo.

Um bom método é perguntar aos seus clientes se gostariam de receber notificações de novos produtos. Se concordarem, você pode adicioná-los à lista de transmissão do seu chatbot do WhatsApp Business.

Dica 3 – Responda prontamente

Por prontamente queremos dizer em 24 horas. Este é o requisito do WhatsApp e assegura uma experiência de cliente superior.

Para que saiba, se você não responder em 24 horas, o WhatsApp cobra uma multa. Vê como é importante responder rapidamente?

Dica 4 – Seja o mais humano possível

Por muito que a automação simplifique a nossa vida, não substitui a comunicação humana. Certifique-se de que existem alguém disponível para responder às questões o mais rapidamente possível. Você pode configurar notificações que informam o cliente de que um agente humano irá responder em breve.

Dica 5 – Promova o seu canal

Fazer todos os passos em cima sem promover o seu canal não irá gerar resultados. Crie anúncios que direcionem os clientes diretamente para o seu WhatsApp. Use as redes sociais e seja criativo.

Conclusão

Agora você já deve ter uma noção de como usar o Chatbot do WhatsApp Business. Não é assim tão difícil e garante resultados extraordinários. Ainda assim, você pretende saber mais sobre como configurar e usar o chatbot do WhatsApp Business? Fale connosco nos comentários em baixo.

Após saber todas estas informações, se você quiser criar uma conta no WhatsApp Business, pode simplesmente aprender a converter uma conta do WhatsApp para WhatsApp Business. E se você quiser transferir dados do WhatsApp, basta experimentar o Dr.Fone - Transferência do WhatsApp.

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