Todo o processo de downgrade de uma versão do iOS é sensível ao tempo, o que muitos usuários não sabem. Vamos falar sobre isso em detalhes.
Idealmente, você só pode fazer o downgrade do iOS 15 para a versão estável anterior. Por exemplo, se você deseja fazer o downgrade do iOS 15, só pode voltar para a versão estável previamente assinada pela Apple. Nesse caso, é o iOS 14. Portanto, a partir de agora, você pode desfazer a atualização do iOS 15 em seu iPhone para a versão estável do iOS 14 existente..
Como você sabe, para fazer o downgrade do iOS 15, é necessário seguir os passos necessários em até 14 dias após o lançamento oficial. Além disso, os usuários só podem reverter para a versão estável anterior, que é o iOS 14. No entanto, se você ultrapassou o período de 14 dias e deseja fazer o downgrade para uma versão que não tem mais a assinatura da Apple, será necessário usar uma ferramenta de terceiros. Com ferramentas como TinyUmbrella ou TaigOne Downgrader, você pode instalar qualquer versão compatível do iOS em seu dispositivo. Eles simulam a assinatura da Apple e nos permitem instalar firmware personalizado (versão iOS) em iDevices.
Embora todo o processo seja muito técnico, pode não produzir resultados positivos. Uma vez que a Apple não oferece suporte a essas ferramentas de terceiros, você precisa desbloquear seu dispositivo para fazer isto. Isso não é recomendado porque afetará a garantia do seu dispositivo e você não poderá mais acessar a versão oficial do iOS. Além disso, torna seu dispositivo vulnerável a ameaças de segurança desnecessárias.
Observação: Verifique em https://ipsw.me/product/iPhone para certificar-se de que o firmware compatível está disponível antes de fazer o downgrade.
Porém, existem muitos usuários que desejam ter a ajuda do iTunes para fazer o mesmo. Você pode fazer o downgrade do iOS 15 com o iTunes, mas tem alguns pontos negativos. Por exemplo, você pode acabar perdendo os dados existentes em seu celular, pois vai restaurar seu dispositivo para as configurações de fábrica. O processo também é um pouco técnico, e você pode acabar danificando seu dispositivo no processo.
Como você pode ver, às vezes pode ser difícil desfazer uma atualização do iOS 15 no iPhone ou iPad. Para ficar mais simples, existem várias ferramentas de terceiros que você pode experimentar. Eles não apenas permitirão que você faça downgrade do iOS 13.7 sem perder dados, mas também produziriam melhores resultados. Além disso, se você tiver um dispositivo desbloqueado, então você pode até mesmo fazer o downgrade para qualquer versão anterior do iOS. Vamos saber mais sobre os recursos e flexibilidade de algumas dessas ferramentas prontamente disponíveis.
Se você é um iniciante e não tem muito conhecimento técnico sobre o downgrade do iOS, considere escolher uma das seguintes ferramentas.
Se você quiser mais flexibilidade com seu dispositivo e ter uma experiência técnica decente, também pode explorar algumas dessas opções.
Os blobs SHSH e SHSH2 são assinaturas digitais implantadas pela Apple nos respectivos arquivos IPSW. Eles protegem a autenticidade dos arquivos IPSW e somente o software assinado será instalado no dispositivo. Quando a Apple lança uma nova versão do iOS, ela descontinua a versão anterior. Desta forma, os usuários precisa atualizar para a versão pública mais recente do iOS. É aqui que os blobs SHSH salvos anteriormente são usados para falsifique essas assinaturas para fazer o downgrade de nossos dispositivos.
Este é um dos problemas mais comuns que os usuários enfrentam ao fazer o downgrade de seus dispositivos iOS. As chances são de que, ao fazer o downgrade do seu dispositivo, o processo pare inesperadamente.
Isso acontece quando tentamos fazer o downgrade do dispositivo para uma versão iOS incompatível. Uma conexão com a Internet ruim ou pouco espaço livre no dispositivo também.
Ao fazer o downgrade do dispositivo, o celular pode travar no modo de recuperação, no logotipo da Apple ou na tela do modo DFU. É bastante irritante, mas você pode tentar resolver reiniciando o celular à força na maioria dos casos.
Fazendo o downgrade de uma versão instável, o processo de download da atualização do firmware foi interrompido no meio, ou qualquer outro problema relacionado ao firmware.
O última passo do processo de downgrade é restaurar os dados existentes no dispositivo. No entanto, ao fazer isso, o dispositivo pode travar no processo e terminar no mesmo loop.
Uma versão incompatível do iOS, conexões soltas, dispositivo desbloqueado, falta de armazenamento gratuito ou qualquer outro problema relacionado.
A maioria dos usuários usa o iTunes (e um arquivo IPSW) para fazer o downgrade do iOS 15. Porém, se houver um problema com o arquivo, no seu dispositivo ou iTunes, o processo pode não funcionar.
Uma versão não suportada do iTunes, arquivo IPSW corrompido ou conflito com o próprio dispositivo pode resultar neste erro.
Ao restaurar o dispositivo durante o processo de downgrade, seu dispositivo pode travar. Por exemplo, ele pode travar em um loop de reinicialização, não permitindo que você acesse o dispositivo.
Falta de espaço livre no dispositivo, armazenamento corrompido, atualização incompleta, uso incorreto de arquivo IPSW ou qualquer outro problema de compatibilidade.
Os Blobs SHSH são assinaturas da Apple necessárias para fazer o downgrade do iOS 15 em tempo hábil. Sua ausência ou uma entidade SHSH incorreta pode interferir no processo de desclassificação.
O Blob SHSH incorreto, unidade corrompida ou blob SHSH expirado podem ser alguns dos principais motivos para isso.
Este é um dos piores pesadelos para qualquer usuário iOS. Depois de concluir o downgrade, é provável que você acabe perdendo todas as fotos, vídeos, contatos, mensagens e outros arquivos importantes salvos em seu celular.
O processo pode ser interrompido no meio, um dispositivo corrompido, firmware ruim e assim por diante. Uma atualização para uma versão instável do iOS também pode causar perda de dados em seu dispositivo.
Depois de perder dados ao fazer o downgrade de um dispositivo iOS, os usuários tentam restaurar um backup existente. Infelizmente, existem momentos em que o backup anterior do iTunes ou iCloud para de restaurar no dispositivo desatualizado.
O problema geralmente ocorre devido a um problema de compatibilidade entre várias versões do iOS. Por exemplo, você pode ter feito o backup do seu dispositivo quando ele estava sendo executado em outra versão do iOS e agora você está tentando restaurá-lo em uma versão do iOS não suportada.
Sim, você pode fazer o downgrade do iOS para uma versão anterior assinada pela Apple. Os usuários possuem 14 dias após o lançamento oficial para fazer isso. Se você atualizou seu dispositivo para uma versão, você pode fazer o downgrade para a versão estável facilmente (em até 14 dias após o lançamento da versão estável).
Existem várias maneiras de desfazer uma atualização do iOS 15 no iPhone. Se você quiser, você pode pegar o assistência do iTunes para fazer o mesmo. Porém, para fazer o downgrade do iOS 15 sem perder dados, considere usar uma ferramenta mais sofisticada como o Dr.Fone - Reparação do Sistema (iOS). No caso, se você tiver um dispositivo com jailbreak, então você pode usar uma ferramenta como o TinyUmbrella.
Quando instalamos uma versão iOS no dispositivo, o servidor Apple pede uma assinatura digital para autenticar. Um arquivo IPSW assinado tem uma assinatura verificada emitida pela Apple, permitindo-nos atualizar/downgrade o dispositivo sem qualquer aborrecimento. Portanto, se um arquivo IPSW não for assinado pela Apple, então, ele não será reconhecido pelo servidor e o processo de atualização/downgrade não será concluído.
Existem vários tipos de ferramentas de terceiros disponíveis que podem nos ajudar a forçar a assinatura da Apple e criar blobs SHSH mesmo após a Apple parar de assiná-los. Porém, você deve saber que a Apple pode revogar a autenticação de tais blobs SHSH a qualquer momento. Para fazer isso, você precisa ter um dispositivo com jailbreak e usar uma ferramenta dedicada como o iFaith ou FutureRestore.
A Apple Software Program nos permite testar as versões do iOS antes de disponibilizar para o público. Você pode entrar ou sair do programa a qualquer hora que quiser sem gastar nada. Se você quiser sair, vá para a seção do site para Cancelar inscrição.
Você não pode fazer o downgrade de seu dispositivo para uma versão iOS não assinada. Isso ocorre porque o servidor Apple não autenticará sua solicitação de download sem um blob SHSH válido. É por isso que os usuários pegam a assistência blob SHSH salva anteriormente para fazer isto. Você também pode usar uma ferramenta de downgrade de terceiros para fazer isso também.
Se você já tem a versão iOS 15 instalada em seu dispositivo, você pode fazer o downgrade facilmente para uma versão iOS 14 estável. Para fazer isso, você pode obter a ajuda do iTunes ou de um programa de terceiros. Esses programas farão o downgrade automaticamente do firmware do seu dispositivo para uma versão estável anterior.
Depois de fazer o downgrade de uma atualização do iOS, você pode encontrar um perfil de software existente no armazenamento do seu dispositivo. Para remover, basta ir para Configurações> Geral> Perfil do seu dispositivo e selecionar o Perfil iOS a partir daqui. Toque na opção “Excluir Perfil” e confirme sua escolha para removê-lo.
Você pode restaurar um blob SHSH previamente armazenado do seu dispositivo ou falsificar a assinatura da Apple. Existem algumas ferramentas de terceiros, como FutureRestore, que podem ajudá-lo a fazer isso. Você também pode optar por guardar seus blobs SHSH para usá-los posteriormente. Embora, na maioria dos casos, os usuários tenham que fazer o jailbreak no dispositivo.