Wi-Fi não funciona no Android? 10 soluções rápidas para corrigir
Está tendo problemas ao tentar conectar seu telefone Android à Internet e não sabe como fazê-lo funcionar novamente? Aqui está um guia online completo contendo tudo o que você precisa saber!
Sep 10, 2024 • Arquivado para: Reparação do Sistema • Soluções comprovadas
Hoje em dia, é praticamente essencial ter seu dispositivo Android ou smartphone conectado à internet. Esteja você assistindo a vídeos, navegando nas mídias sociais, procurando algo, jogando ou usando qualquer tipo de aplicativo, você precisa da Internet para que esses aplicativos funcionem corretamente.
É por isso que pode ser tão irritante quando chega a um ponto em que a conexão com a Internet não está funcionando. No entanto, o problema de uma página da Web não carregar corretamente é apenas a ponta do iceberg.
Você pode enfrentar muitos problemas, seja a rede Wi-Fi está desconectando sozinha sem qualquer aviso, talvez um problema de segurança em que a senha ou o endereço IP não esteja sendo registrado corretamente, ou mesmo se a conexão for apenas sendo super lento, mesmo que não haja motivo também.
Felizmente, apesar de haver tantos problemas por aí, também existem muitas soluções. Hoje, vamos compartilhar com você nosso guia definitivo completo para ajudá-lo a conectar seu dispositivo Android e livrá-lo de problemas e problemas.
- Parte 1. Verifique as configurações do roteador Wi-Fi
- Parte 2. Inicialize seu Android no modo de segurança
- Parte 3. Verifique o adaptador Wi-Fi do Android
- Parte 4. Verifique o SSID e endereço IP no Android
- Parte 5. Corrija problemas do sistema Android com um clique (recomendado)
- Parte 6. Verifique a conectividade Wi-Fi em outro telefone
- Parte 7. Alterar a senha do Wi-Fi
- Parte 8. Redefinir configurações de rede no Android
- Parte 9. Limpe o cache da partição no modo de recuperação
- Parte 10. Redefinir configurações de fábrica
Parte 1. Verifique as configurações do roteador Wi-Fi
O primeiro passo que você deve tomar é certificar-se de que o roteador de internet em sua casa está funcionando corretamente e está realmente enviando dados de internet para o seu dispositivo Android. Obviamente, se você tiver outros dispositivos habilitados para Internet conectados ao mesmo roteador e eles estiverem funcionando bem, você sabe que esse não é o problema.
No entanto, se você tiver um problema com o Wi-Fi não funcionar em seu Android e outros dispositivos em sua casa ou escritório, você sabe que tem um problema no roteador. Veja como resolver isso.
- Vá para o seu roteador de internet e verifique as luzes indicadoras
- Embora isso dependa do seu dispositivo, uma luz verde ou azul significa que a conexão está boa, enquanto uma luz vermelha indica um problema
- Pressione o botão Reiniciar em seu roteador e aguarde dez minutos antes de reconectar seu dispositivo e conecte novamente
- Ligue para o seu provedor de internet para ver se há um problema de conexão com a internet em sua área
- Abra seu navegador da Web e faça login nas configurações do roteador para garantir que seu dispositivo Android esteja conectado à rede Wi-Fi e tenha permissão para enviar e receber dados
Parte 2. Inicialize seu Android no modo de segurança
Se você não conseguir se conectar à Internet, mas outros dispositivos não tiverem problemas, você pode descobrir que os problemas vêm do próprio dispositivo Android. Felizmente, existem maneiras de ver se esse é o problema.
A melhor maneira de fazer isso é inicializar seu dispositivo no modo de segurança. O processo para fazer isso dependerá da marca e modelo do seu dispositivo Android, mas o processo básico é o seguinte;
- Desligue seu dispositivo Android mantendo pressionado o botão Liga/Desliga e tocando em Desligar. Aguarde alguns minutos para garantir que o dispositivo esteja completamente desligado
- Pressione e segure o botão liga / desliga para ligar o telefone, mas pressione e segure os botões de aumentar e diminuir o volume ao mesmo tempo
- Você verá as palavras 'Modo de segurança' aparecerem na tela enquanto o dispositivo é carregado
- Agora você será inicializado no modo de segurança. Tente se conectar à internet novamente para ver se funciona
Se o seu dispositivo se conectar à Internet no modo de segurança, você saberá que tem um problema com um aplicativo ou serviço em execução no seu dispositivo. Se for esse o caso, você precisará examinar seus aplicativos, excluí-los e reinstalá-los um por vez até encontrar o aplicativo ou serviço que está causando problemas na Internet.
Parte 3. Verifique o adaptador Wi-Fi do Android
Se você estiver usando um adaptador Wi-Fi em seu dispositivo para se conectar à Internet, verifique se ele está funcionando. Pode ser um adaptador no próprio dispositivo Android, especialmente se você estiver usando um dispositivo mais antigo ou se estiver usando um adaptador para aumentar o alcance da rede do seu roteador.
Você precisa verificar ambos para garantir que sua conexão esteja funcionando corretamente.
- Se estiver usando um adaptador Android Wi-Fi, verifique se todos os drivers do dispositivo estão atualizados e, se estiver usando um aplicativo, verifique se o aplicativo está atualizado e se todas as configurações permitem uma conexão com a Internet
- Se você estiver usando um adaptador para roteador, verifique se ele está configurado corretamente e se o dispositivo Android está conectado ao adaptador usando as senhas corretas. Tente conectar outro dispositivo para ver se a conexão com a Internet está funcionando por lá
- Seja qual for o método que você estiver usando, tente desconectar seu dispositivo Android e esquecer a rede e, em seguida, reconectar e inserir a senha correta para atualizar a conexão
Parte 4. Verifique o SSID e endereço IP no Android
Para que uma conexão Wi-Fi funcione, seu dispositivo Android precisa corresponder a dois códigos que se conectam e se relacionam com seu roteador para estabelecer a conexão e funcionar corretamente. Estes são conhecidos como o SSID e o endereço IP.
Cada dispositivo sem fio terá seus próprios códigos e garantirá que eles correspondam à rede à qual você está se conectando é crucial para garantir que a Internet esteja funcionando em seu dispositivo Android. Veja como verificar seu dispositivo Android para garantir que tudo esteja correto.
- Toque na opção do menu Configurações, seguido de Wi-Fi no seu dispositivo Android
- Ligue sua rede Wi-Fi e conecte-a ao seu roteador
- Encontre o nome do roteador (SSID) e certifique-se de que é exatamente igual ao SSID escrito em seu roteador
- Uma vez conectado, toque na rede Wi-Fi e você verá o endereço IP. Verifique o telefone e os códigos do roteador para garantir que esse número corresponda
Quando esses números forem correspondentes, se você ainda estiver com problemas de conexão com a Internet em seu dispositivo Android, saberá que esse não era o problema.
Parte 5. Corrija problemas do sistema Android com um clique
Se nenhuma das soluções acima funcionar, isso pode indicar um problema real com o firmware e o sistema operacional do seu dispositivo Android. Felizmente, uma solução rápida para que tudo volte a funcionar é reparar completamente o software do seu telefone.
Você pode fazer isso facilmente usando um poderoso software de recuperação do Android conhecido como Dr.Fone - System Repair (Android). Esta é a ferramenta de reparo líder no mercado e foi projetada para corrigir e reparar quaisquer problemas de firmware e software que você possa ter.
Dr.Fone - Reparação do Sistema (Android)
Uma ferramenta de um clique para corrigir o Wi-Fi que não funciona no Android
- Pode reparar o Android de qualquer problema, incluindo a tela preta
- Um aplicativo de software confiável usado por mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo
- O aplicativo de reparo móvel mais fácil de usar disponível no momento
- Suporta mais de 1.000 modelos e dispositivos Android
- Uma equipe de suporte ao cliente de classe mundial para ajudá-lo sempre que você precisar
Para ajudá-lo a ter a melhor e mais precisa experiência ao usar o aplicativo Dr.Fone - System Repair (Android), aqui está um passo a passo completo de como usá-lo.
Etapa Um Acesse o site da Wondershare e baixe o software Dr.Fone - System Repair (Android). Instale-o em seu computador seguindo as instruções na tela.
Depois de instalado, conecte seu dispositivo Android ao computador usando um cabo USB e abra o software para acessar o menu principal.
Etapa dois Clique na opção Reparo do Android no menu à esquerda e clique em Iniciar para começar o processo de reparo.
Etapa três Na próxima tela, percorra as opções e use os menus suspensos para garantir que as informações estejam corretas para o seu dispositivo individual. Aceite os termos e condições do software e clique no botão Avançar.
Etapa Quatro Confirme se deseja que o software execute o processo de reparo digitando o código '000000' na caixa pop-up e pressionando Confirmar. Certifique-se de ler tudo exibido nesta caixa de antemão para saber o que está acontecendo.
Etapa cinco Agora coloque seu telefone no modo de download seguindo as instruções na tela, para que seu dispositivo esteja pronto para o processo de reparo. O método para colocar seu telefone no modo de download varia dependendo do seu dispositivo, portanto, certifique-se de seguir as instruções corretas.
Etapa SeisAssim que o software detectar seu dispositivo no Modo de Download, ele iniciará automaticamente o processo de reparo. Você precisa garantir que seu dispositivo permaneça conectado durante esse tempo e que seu computador permaneça ligado.
Todo o processo é automático, então você não precisará fazer nada até terminar. Depois de concluído, você pode desconectar o telefone e começar a conectá-lo à Internet normalmente!
Parte 6. Verifique a conectividade Wi-Fi em outro telefone
Ao ter problemas com sua rede Wi-Fi, vale a pena observar que o problema pode não estar no telefone, mas na própria rede Wi-Fi. É por isso que é importante verificar a conexão em outro dispositivo.
Claro, se você já estiver usando outro telefone em sua rede Wi-Fi, você sabe que não é o caso. No entanto, se você não tiver certeza, aqui está o que você precisa fazer;
- Obtenha outro telefone ou tablet Android ou iOS
- Abra o menu Configurações e conecte-se à rede Wi-Fi com a qual está tendo problemas
- Digite a senha e conecte-se à rede
- Abra um navegador da web no telefone e tente carregar uma página da web
- Se a página carregar, você sabe que a rede Wi-Fi não é o problema
- Se a página não carregar, você sabe que tem um problema com sua rede Wi-Fi
Parte 7. Alterar a senha do Wi-Fi
Cada roteador de rede Wi-Fi dará a oportunidade de escolher e alterar a senha que você possui para permitir que os dispositivos se conectem à sua rede. É importante que você tente mudar isso porque você nunca sabe se alguém acessou sua rede e que pode estar bloqueando seu dispositivo. Veja como funciona;
- Faça login no seu computador e abra as configurações de Wi-Fi
- Dependendo da marca e método do seu roteador individual, navegue até o menu de configurações de senha Wi-Fi
- Altere a senha para algo mais complicado usando todos os dígitos e caracteres disponíveis
- Salve a senha e reinicie o roteador para desconectar todos os dispositivos
- Agora conecte seu dispositivo Android ao roteador usando a nova senha
Parte 8. Redefinir configurações de rede no Android
Assim como o método acima, onde você redefinirá efetivamente as configurações de rede em seu roteador, se isso não funcionar, você poderá redefinir as configurações de rede em seu dispositivo Android, removendo os bugs e permitindo que você se conecte .
Veja como você pode fazer isso facilmente em seu dispositivo Android;
- Na tela inicial do seu dispositivo Android, abra o menu Configurações
- Toque na opção Backup e redefinição
- Toque na opção Redefinir configurações de rede
- Toque na opção Redefinir rede
- Se necessário, insira o número PIN ou a senha do dispositivo Android e o dispositivo confirmará que a redefinição ocorreu
- Reconecte seu dispositivo à sua rede Wi-Fi para que as alterações entrem em vigor
Parte 9. Limpe o cache da partição no modo de recuperação
À medida que você continua a usar seu dispositivo Android, o cache da partição será preenchido com os dados de que seu dispositivo precisa e os que não precisa. No entanto, ao limpar o cache da partição do seu dispositivo, você pode liberar algum espaço, o que deve ajudar seu dispositivo a ter memória suficiente para se conectar à Internet.
- Desligue seu dispositivo Android
- Ligue-o segurando o botão liga / desliga, o botão de volume e o botão home
- Quando o telefone vibrar, solte o botão liga / desliga, mas continue segurando o botão de volume
- Quando um menu é exibido, use os botões de volume para navegar no menu
- Selecione a opção Recuperação do sistema Android, seguida de Wipe Cache Partition
- Reinicie seu dispositivo e conecte-se à Internet
Parte 10. Redefinir configurações de fábrica
Se o pior acontecer, outra opção que você tem é redefinir a configuração original do seu dispositivo Android. Como falamos acima, ao usar seu telefone desde o dia em que você começou a usá-lo, seu dispositivo ficará cheio de arquivos e dados que podem ficar confusos e causar bugs.
No entanto, ao redefinir o dispositivo de fábrica, você pode começar novamente a partir do padrão de fábrica do qual o recebeu pela primeira vez, eliminando os bugs. Certifique-se de fazer backup do seu dispositivo antes de prosseguir, pois isso apagará seus arquivos pessoais.
- Abra o menu Configurações no seu dispositivo Android
- Navegue até o Sistema > Avançado > Opções de redefinição
- Toque na opção Redefinir telefone e digite seu código PIN, se necessário
- Toque em Apagar tudo
- Aguarde até que seu telefone conclua o processo
- Reinicie seu dispositivo e conecte-se à Internet
Alexandre Garvalhoso
staff Editor