Android Partition Manager: Como particionar o cartão SD
Este artigo apresenta o Android Partition Manager e explica como particionar o cartão SD do seu dispositivo Android.
Sep 10, 2024 • Arquivado para: Reparação do Sistema • Soluções comprovadas
Computadores, cartões SD e telefones celulares são dispositivos onde você pode armazenar arquivos. Infelizmente, não raro a capacidade deles se revela insuficiente. Quando isso acontece, é possível que você queira ajustar as partições. Então, como particionar o cartão SD do seu dispositivo Android?
Parte 1: O que é uma partição e o que é o Android Partition Manager
Uma partição é simplesmente uma divisão lógica em um dispositivo de armazenamento. De forma geral, isso tem por objetivo ajudar a reduzir a carga do armazenamento interno. Em outras palavras, as pessoas costumam criar partições no cartão SD para economizar espaço de armazenamento. Além disso, o particionamento também pode ajudar a melhorar a eficiência e desempenho do dispositivo.
Android Partition Manager
O Android Partition Manager é um aplicativo que permite copiar, atualizar e excluir partições em seu dispositivo Android. Dessa forma, você pode liberar espaço para instalar mais aplicativos no dispositivo.
Parte 2: Requisitos
- Android Gingerbread, Jelly Bean ou Ice Cream Sandwich: Estes sistemas são projetados para melhorar a velocidade, prolongar a vida útil da bateria, melhorar o gerenciamento de aplicativos e aprimorar a experiência de jogos.
- Busy Box: Este é um aplicativo especial que você pode instalar em seu dispositivo Android para usar alguns comandos adicionais baseados em Linux. Você precisa ter este aplicativo instalado para executar alguns comandos importantes.
- Um smartphone.
- O software MiniTool Partition (pode ser baixado online).
- Um cartão Micro SD de 8 GB ou mais.
- Link2SD: Este é um aplicativo que permite transferir aplicativos para o cartão SD. Você pode usá-lo para gerenciar, listar, classificar, reparar ou exibir aplicativos. Se você ainda não tem o Link2SD, poderá instalá-lo no Google Play Store.
- Swapper 2 (para usuários com acesso root)
Parte 3: Operações necessárias antes de particionar o cartão SD do Android
Faça um backup e formate o cartão SD
A primeira coisa que você precisa fazer é formatar o cartão SD. Portanto, certifique-se de criar um backup de todos os arquivos armazenados no cartão para o disco rígido do computador. Se não tiver espaço suficiente, faça backup apenas dos arquivos mais importantes.
Você pode usar o Dr.Fone - Backup e Restauração para fazer um backup do telefone Android e do cartão SD para o PC com apenas um clique.
Dr.Fone - Backup e Restauração (Android)
Crie backups do seu telefone Android e do cartão SD para o PC
- Faça cópias de segurança seletivas dos seus dados do Android para o computador.
- Visualize e restaure o backup para qualquer dispositivo Android.
- Suporta mais de 8000 dispositivos Android.
- Todos os seus dados estão seguros durante o backup, exportação e restauração.
Siga as instruções simples apresentadas abaixo:
Passo 1. Para começar, baixe, instale e inicie o Dr.Fone.
Passo 2. Conecte o telefone Android ao PC e clique no botão Backup e Restauração.
Passo 3. Será exibida uma nova tela com o modelo do telefone na parte superior. Para continuar, clique em "Backup".
Passo 4. Agora você pode ver todos os tipos de arquivos suportados para backup. Selecione todos os tipos desejados, especifique uma pasta fácil de lembrar em seu computador e clique em "Backup".
Após concluir este procedimento, você pode formatar o cartão de memória com total segurança.
Desbloqueie o bootloader
Agora, é necessário desbloquear o bootloader. Para começar, vejamos o que é o bootloader.
O bootloader é essencialmente um sistema projetado para fornecer as instruções necessárias para que o kernel do sistema operacional inicialize normalmente. Geralmente, os dispositivos Android têm o bootloader bloqueado porque os fabricantes não querem permitir que você altere a versão do Android.
Se o bootloader em seu dispositivo estiver bloqueado, é quase impossível instalar uma ROM personalizada. Se, ainda assim você tentar fazer isso, pode danificar completamente o dispositivo.
Nota: Este guia destina-se apenas a dispositivos Android com o sistema operacional Android padrão, como o Google Nexus. O sistema operacional padrão do Google é o kernel do Android sem nenhuma alteração da interface gráfica.
Passo 1: Baixe e instale o Android SDK em seu computador.
Passo 2: Após baixar e instalar o SDK, você deve desligar o dispositivo e reiniciá-lo no modo bootloader. Veja como fazer isso:
- Nexus One: Pressione e segure os botões Trackball e Energia em simultâneo
- Nexus S: Pressione e segure os botões Aumentar Volume e Energia
- Galaxy Nexus: Pressione e segure os botões Energia, Diminuir Volume e Diminuir Volume ao mesmo tempo
- Nexus 4: Pressione e segure os botões Diminuir Volume e Energia
- Nexus 7: Pressione e segure os botões de Volume e energia em simultâneo
- Nexus 10: Botões Diminuir Volume, Aumentar Volume e Energia
Passo 3: Conecte o telefone ou tablet Android ao PC via USB e aguarde até que todos os drivers sejam instalados com sucesso. Isso geralmente acontece automaticamente.
Passo 4: Depois que todos os drivers estiverem instalados, abra a linha de comando do PC e digite o seguinte comando: fast-boot oem unlock.
Passo 5: Agora, pressione a tecla Enter e o dispositivo mostrará uma mensagem alertando sobre o desbloqueio do bootloader. Siga cuidadosamente as instruções na tela e confirme a ação pressionando o botão de Aumentar Volume e o botão Liga/Desliga, um após o outro.
Parabéns! Agora você desbloqueou com sucesso o bootloader do seu dispositivo Android.
Dicas importantes
Para dispositivos Android com uma versão não padrão do sistema, você pode baixar a ferramenta de desbloqueio no site do fabricante. Por exemplo, o site oficial da HTC tem uma seção onde você pode baixar um SDK. Tudo o que você precisa saber é o modelo do seu smartphone.
Embora o site da Samsung não ofereça esse serviço, você pode encontrar ferramentas de desbloqueio para dispositivos Samsung. Também existem ferramentas que você pode usar para desbloquear o bootloader de telefones Sony.
Mais uma vez, certifique-se de instalar a versão destinada especificamente para o modelo do seu telefone. Se você tem um aparelho LG, infelizmente, não há nenhuma seção oficial oferecendo este serviço. No entanto, você pode tentar pesquisar online.
Faça root no dispositivo Android
O processo de root é diferente para cada dispositivo Android. Deve-se notar que este é um processo muito arriscado que pode danificar seu telefone e anular a garantia. A maioria das empresas de telefones não se responsabiliza se o problema for causado pelo processo de root. Portanto, faça root no seu smartphone por sua própria conta e risco.
Veja como fazer root no Android de forma simples e com segurança. Confira os seguintes passos para fazer root, que são compatíveis com a maioria dos dispositivos Android.
Caso este método não funcione, tente o método seguinte (embora seja mais complicado).
Passo 1. Baixa a versão mais recente do SuperOneClick em seu computador.
Passo 2: Conecte o dispositivo Android ao computador.
Nota: Nunca monte o cartão SD em seu computador; o método mais seguro é conectar o dispositivo. Vá para Configurações e ative a Depuração USB.
Passo 3. Por fim, clique no botão "Root" do SuperOneClick. No entanto, o processo poderá falhar se o dispositivo tiver um bloqueio NAND. Nesse caso, clique no botão "Shell Root", em vez do botão "Root". Confira a imagem abaixo.
Passo 4. Assim que você clicar no botão "Root", pode ser necessário algum tempo para terminar o processo. Uma vez finalizado, reinicie o dispositivo.
Parte 4: Como particionar o cartão SD do Android
Nesta parte, vamos mostrar as instruções necessárias para particionar o cartão SD do seu dispositivo Android, para que você possa executar programas a partir dele.
Neste exemplo usamos um cartão Micro SD de 16 GB, mas você pode escolher qualquer outro tamanho, desde que seja superior a 8 GB. Siga todas as instruções cuidadosamente para evitar possíveis problemas. Novamente, este artigo não será responsável por quaisquer danos em seu telefone, cartão Micro SD ou hardware.
Confira os passos seguintes:
Passo 1. A primeira coisa a fazer é conectar o cartão SD ao PC com um adaptador e abrir a ferramenta MiniTool Partition Wizard Manager. Conforme mencionado anteriormente, você pode baixar esta ferramenta online.
Passo 2. O cartão SD será exibido com 5 partições. A partição 4 deve ter o nome FAT32. Altere esta partição para o tamanho pretendido. Esta será a unidade principal onde o Android e todos os outros arquivos serão mantidos.
Passo 3. Selecione a opção Create as Primary (Criar como Principal). Determine o tamanho dessa partição retirando cerca de 32 MB para a partição swap e 512 MB para os aplicativos a partir do tamanho máximo. A partição de 512 MB deve ser definida como ext4 ou ext3. A partição de 32 MB pode ser rotulada como swap. No entanto, algumas ROMs específicas podem precisar de um número diferente; portanto, siga sempre as recomendações do desenvolvedor da ROM.
Agora que você tem todo o espaço do cartão Micro SD reservado para uma dessas 3 partições, clique no botão "Apply" (Aplicar) e aguarde a conclusão do processo. No entanto, certifique-se de definir o sistema de arquivos apropriado - FAT32 e Ext2 e ambos formados como PRIMARY (primário).
Aguarde a conclusão do processo.
Passo 4. Insira novamente o cartão SD no celular e reinicie o dispositivo. Depois, vá para a Google Play Store e baixe o Link2SD. Após instalar o aplicativo, você será solicitado a selecionar entre ext2, ext3, ext4 ou FAT32. Para que tudo funcione corretamente, você deve escolher ext2. A partição ext2 é onde os aplicativos serão instalados.
Passo 5. Quando o processo terminar, reinicie o dispositivo imediatamente. Abra o Link2SD e, se não aparecer nenhuma mensagem de erro, significa que o processo foi bem sucesso. Agora, vá para Link2SD > Configurações > Verificar o link automático. Isso é feito para mover os aplicativos para a partição ext4 automaticamente após a instalação.
Para verificar o estado da memória, clique em "Informações de armazenamento". Isso deve mostrar o estado da partição ext2, FAT3 e memória interna em geral.
Alexandre Garvalhoso
staff Editor