Imagem para imagem: definição, aplicação, demonstração e tudo o que você precisa saber
Imagem para imagem está presente em todas as tecnologias que usamos hoje. Assim, entender como funciona significa muito. Para você começar, aqui está um guia rápido.
Sep 10, 2024 • Arquivado para: Soluções de IA • Soluções comprovadas
A tecnologia atual está mais avançada do que nunca. Com um estalar de dedos, podemos fazer quase tudo. Portanto, é compreensível que a maioria procure por gratificação instantânea em todas as tarefas que estão desempenhando. O objetivo é simplificar procedimentos complicados e realizar nosso trabalho com resultados de alta qualidade. Especialmente aquelas que usam computadores e dispositivos modernos, esse é provavelmente o objetivo da maioria das pessoas.
Criar ilustrações digitais não é como um passeio no parque. Requer criatividade, habilidades e paciência, e encontrar uma boa ilustração é um processo árduo. Imagine que você deve espremer cada gota de seu suco artístico e percorrer um longo caminho, para trazê-lo à vida. Para fazer todas essas coisas corretamente, é preciso de sutileza. Agora com o advento da inteligência artificial, tudo mudou. Com pouco ou nenhum esforço, parece que agora você pode produzir uma imagem digital impressionante. Incrível, não é?
Neste artigo, vamos nos aprofundar na tecnologia por trás da imagem para imagem. É basicamente uma aula de visão computacional, que permite aos computadores coletar informações de referências visuais. Para te ajudar a entender como funciona, vamos deixar uma demonstração de imagem para imagem. Está animado? Para saber mais, continue lendo.
Parte 1. Compreendendo a imagem para imagem
Os frutos primários da tecnologia moderna são conveniência e gratificação imediata. Em quase todos os aspectos da nossa vida hoje, os dois estão presentes. E agora que já provamos, desejamos ainda mais. Provavelmente, essa é a razão principal pelo qual tudo evolui e se desenvolve ainda mais.
Design gráfico é uma área complicada, como já foi dito. Não é algo que você finaliza em questão de segundos ou minutos. Para transformar seu conceito em resultados, o designer precisa de paciência para conceituar ideias e transformar em habilidades. O processo de planejamento da aparência do design causa um cansaço físico e mental. Se o gráfico já é assim, imagine uma ilustração feita a mão?
Por isso, não é uma novidade que a inteligência artificial já tenha chegado a esse campo de trabalho. Agora é aparentemente possível gerar uma imagem surpreendente, em um piscar de olhos. Não é necessária nenhuma habilidade avançada. Você só precisa carregar uma imagem de origem, ajustar algumas configurações e aguardar a nova. É muito simples.
E como isso é possível? Graças a imagem para imagem. Esse é um componente de IA capaz de gerar uma imagem totalmente nova com base nas informações de uma imagem de origem. A máquina analisa o mapeamento interno da imagem de entrada e o compara com a imagem de saída durante o processo. Não se preocupe. A máquina analisa o mapeamento interno da imagem de entrada e o compara com a imagem de saída durante o processo. Produzir uma saída distinta que ainda carregue certos componentes dos dados de origem é seu principal objetivo. Parece complexo? Porque é. A imagem para imagem oferece outro nível de conveniência aos usuários. Entender como isso funciona é realmente complicado.
A técnica de visão computacional utilizada é chamada transferência de estilo. São duas imagens diferentes como entradas. A primeira é a imagem de conteúdo, que serve como a imagem principal para a saída. A segunda é a imagem de estilo, que serve como referência de estilo para a saída. Assim, os algoritmos usam as duas imagens por meio da transferência de estilo e desenvolvem uma imagem de saída totalmente nova. Incluindo o plano de fundo, assunto e outros objetos proeminentes, a imagem de conteúdo inteira será retida na imagem de saída. Os aspectos de estilo serão replicados da imagem de estilo, como cor, textura, saturação, etc. Geralmente é assim que a imagem para imagem gera ilustrações digitais.
Parte 2. Aplicações da imagem para imagem
Anteriormente, aprendemos o que é imagem para imagem e como ela funciona. Não podemos negar que é incrível em todos os aspectos, mesmo que a sua tecnologia seja complexa. A imagem para imagem realmente tem muitas aplicações, caso você não saiba. Em outros aspectos dos gráficos e tarefas relacionadas, tem um papel vital a desempenhar. Veja a lista abrangente de suas principais aplicações abaixo.
Pintura interna da imagem
A pintura interna de imagens é um processo em que uma determinada região de uma imagem é reconstruída, explicando de forma simples. É uma técnica usada para omitir um objeto na imagem ou restaurar uma seção específica. Para nós, a pintura interna de imagens não é novidade. Assim como os artistas digitais que usam software de computador, os pintores podem fazer isso com tintas. Mas a imagem para imagem com IA automatizou o processo. E isso facilita muito as coisas.
Colorização de imagem
Como o nome já diz, é simplesmente recolorir as imagens. Se você tiver uma foto antiga em preto e branco, com a ajuda da imagem para imagem, a máquina vai ajustar as configurações adequadas em sua foto e restaurar a cor original. Além disso, também será aprimorada no processo a qualidade da foto.
Super resolução
A qualidade das fotos é muito importante. Envolve os outros aspectos da imagem, como clareza, exposição, contraste e muito mais. Mas agora você não precisa se preocupar com as imagens em baixa resolução. A técnica é a "Super resolução". Nesse processo, a máquina aumenta a qualidade da imagem e a acentua os detalhes, renovando a resolução. Tudo ficou automatizado. Nenhuma ação excessiva é necessária.
Parte 3. Experimentando a demonstração interativa de imagem para imagem
Agora finalizamos com as informações avassaladoras sobre a imagem para imagem. Está na hora de saber como esse recurso funciona em um dia normal. Alguns softwares e programas de computador online que incorporam imagem para imagem já existem. Eles rodam e funcionam o recurso bem. As saídas são tão impressionantes quanto devem. Neste momento, para que você também experimente a IA, falaremos sobre a demonstração da imagem para imagem disponível.
O site Affine Layer, usando um modelo pix2pix, desenvolveu uma demonstração de imagem para imagem. O modelo Pix2pix funciona como imagem para imagem. Ele também replica uma entrada na saída. No entanto, em uma imagem que carrega informações, a entrada e a saída de destino do pix2pix são os pixels da imagem ou o menor elemento.
Clique no link testar o recurso de imagem para imagem do Affine Layer. Ele tem quatro aplicações, edge2cats, fachadas, edge2shoes e edge2handbags. Clicando no botão Aleatório, você pode alterar a imagem de entrada. Clique em Desfazer ou Limpar, se quiser voltar para a entrada original. Clique no botão Processos para executar as amostras no modelo pix2pix e ver o resultado final. Clique em Salvar para fazer o download da imagem, caso algo surpreendente seja produzido.
Para entender melhor como a imagem para imagem funciona como uma visão computacional, experimente a versão demo. Use nossa discussão anterior como um guia para entender mais sobre a ciência por trás dessa tecnologia incrível.
Conclusão
A maioria das coisas são muito fáceis, no mundo atual. O avanço da tecnologia e o desenvolvimento das máquinas transformaram muito nossas vidas. Por isso, é compreensível que as pessoas continuem aprimorando as capacidades da inteligência artificial. Uma melhoria como qualquer outra é a imagem para imagem. E nos próximos anos pode acontecer muito mais. Quem sabe? Um dia poderemos editar fotos usando apenas nossas mentes.
Alexandre Garvalhoso
staff Editor