Aprenda como recuperar arquivos excluídos da memória do Smartphone neste guia. Duas soluções passo a passo foram fornecidas para realizar a recuperação de dados na memória do Smartphone Android.
Feb 26, 2025 • Arquivado para: Soluções de Recuperação de Dados • Soluções comprovadas
"Sem querer apaguei alguns arquivos da memória interna do meu Samsung S6. Encontrei algumas ferramentas para recuperar dados de um cartão SD, mas posso usá-las para realizar uma recuperação de armazenamento interno? Não quero que os dados existentes no meu Smartphone sejam excluídos no processo."
Esta é uma pergunta que um usuário do Android nos enviou há alguns dias sobre a recuperação de dados da memória do Smartphone. Hoje em dia, é bastante comum ter um armazenamento interno de 64, 128 e até 256 GB em Smartphones Android. Devido a isso, o uso de cartões SD foi reduzido drasticamente. Embora possa parecer conveniente, isso gera algumas dificuldades. Por exemplo, pode ser mais difícil recuperar fotos da memória do Smartphone do que de um cartão SD. Veja como recuperar dados do cartão SD do Android aqui.
No entanto, usando o programa de recuperação da memória interna certo, você certamente pode recuperar o conteúdo perdido e excluído da memória interna do seu Smartphone. Neste guia, vou te ensinar a recuperar arquivos excluídos da memória interna do Smartphone Android de três maneiras diferentes.
Embora uma recuperação da memória interna pareça mais difícil do que uma recuperação do cartão SD, ela pode ser realizada usando o programa de recuperação de memória correto. Isso ocorre porque quando os dados são removidos do armazenamento do Smartphone, eles não são excluídos permanentemente.
Existe uma tabela de índice com ponteiro que armazena o local da memória onde os dados são armazenados em seu dispositivo. Muitas vezes, é apenas o índice do ponteiro que é realocado ou apagado. Portanto, o processador não consegue localizar seus dados e eles se tornam inacessíveis. Isso não significa que os dados reais foram perdidos. Significa apenas que agora está pronto para ser substituído por outra coisa. Se você deseja obter seus dados de volta da memória interna de um Smartphone, certifique-se de seguir estas sugestões:
Uma das maneiras mais fáceis de realizar a recuperação do armazenamento interno de seu dispositivo Android é usando o Dr.Fone - Recuperação de Dados (Android). O Dr.Fone é conhecido por produzir a maior taxa de sucesso do setor. Este Software foi desenvolvido pela Wondershare e é uma das primeiras ferramentas de recuperação de dados para Smartphones.
A melhor coisa sobre o Dr.Fone - Recuperação de Dados (Android) é que ele possui uma interface extremamente amigável. Portanto, mesmo se você não tiver experiência técnica anterior, poderá recuperar arquivos excluídos do armazenamento interno do Android. Os dados existentes em seu Smartphone não serão excluídos na tentativa de recuperar o conteúdo perdido também. Aqui estão alguns outros recursos deste incrível Software de recuperação da memória.
O Primeiro Software de Recuperação de Smartphone e Tablet Android do mundo.
Com tantos recursos avançados, o Dr.Fone - Recuperação de Dados (Android) é um Software de recuperação de memória obrigatório para todos nós. Você pode seguir os passos abaixo para recuperar arquivos excluídos da memória do Smartphone.
É isso! Seguindo este processo simples, você vai saber como recuperar contatos excluídos da memória do Smartphone Android. Você também pode recuperar todos os outros tipos de dados, como fotos, vídeos, áudios, mensagens, documentos, etc.
Enquanto procurava opções para executar a recuperação da memória do Smartphone, encontrei esta postagem do fórum de desenvolvedores XDA. Explica como recuperar arquivos excluídos da memória interna do Smartphone Android. O único problema é que o seu dispositivo deve ser Roteado. Além disso, o processo é extremamente complicado e é provável que você não acerte nas primeiras tentativas.
Em primeiro lugar, temos que fazer uma cópia do armazenamento interno do Smartphone como um arquivo RAW. Posteriormente, isso será convertido em um formato VHD. Depois que o disco rígido virtual for montado no gerenciamento de disco do Windows, podemos digitalizá-lo usando qualquer ferramenta confiável de recuperação de dados. Ok - concordo, parece complicado. Para facilitar a execução da recuperação da memória interna usando essa técnica, dividi o processo em passos diferentes.
Passo 1: Crie uma imagem da memória interna do seu Android
1. Em primeiro lugar, temos que fazer uma imagem da memória interna do Smartphone. Para isso, contamos com a ajuda do FileZilla. Você pode simplesmente instalar o servidor FileZilla em seu sistema e executá-lo. Apenas certifique-se de executá-lo como administrador.
2. Assim que o FileZilla for aberto, vá para as configurações gerais. No recurso “Ouvir essas portas”, liste o valor de 40. Além disso, nas configurações de tempo limite, forneça 0 para o tempo limite de conexão.
3. Agora, vá para as configurações de usuários e escolha adicionar um novo usuário. Como você pode ver, criamos um novo usuário aqui com o nome “qwer”. Você também pode especificar qualquer outro nome. Além disso, defina uma senha para o usuário. Para facilitar, deixamos a senha como “pass”.
4. Ative as opções de leitura e gravação e salve em C:\cygwin64\000. Aqui, C: é a unidade em que o Windows está instalado.
5. Ótimo! Uma vez feito isso, você precisa instalar o Android SDK em seu sistema. Você pode baixar ele do site oficial do Android aqui.
6. Depois de instalar ele, copie os arquivos adb.exe, adb-windows.exe, AdbWinApi.dll, AdbWinUsbApi.dll e fastboot.exe para C:\cygwin64\bin.
7. Conecte seu Smartphone Android ao sistema. Apenas certifique-se de que a opção Depuração USB esteja habilitada com antecedência.
8. Abra o Prompt de Comando e digite os comandos a seguir. Isso permitirá que você obtenha uma lista das unidades disponíveis. Dessa forma, você pode simplesmente copiar uma unidade selecionada em vez de todo o armazenamento do Smartphone.
9. Aqui, o arquivo de texto “list_of_partitions” conterá informações sobre as partições em seu Smartphone. Dê o seguinte comando para copiá-lo para um local seguro.
adb pull /sdcard/list_of_partitions.txt C:/cygwin64/000
10. Posteriormente, você pode abrir este arquivo e procurar manualmente por qualquer informação sobre seus dados ausentes.
11. Para criar uma imagem dos dados internos do seu Smartphone, você precisa fornecer alguns comandos. Abra uma nova janela do console e insira os seguintes detalhes.
12. Aqui, “qwer” e “pass” são nosso nome de usuário e senha que você pode substituir pelas suas. Seguido pelo número da porta e o endereço do servidor. No final, especificamos a área particular que estava associada ao local original do arquivo.
13. Inicie outro console e digite os seguintes comandos:
14. Conforme declarado anteriormente, “mmcblk0p27” é o local em nosso Smartphone de onde os dados foram perdidos. Pode variar de um Smartphone para outro.
15. Isso fará com que o FileZilla copie os dados do seu Smartphone para a pasta “000” (conforme fornecido anteriormente). Você terá que esperar um pouco para que o processo seja concluído.
Passo 2: Converta o arquivo RAW em VHD
1. Depois de copiar os dados, você precisa converter o arquivo RAW em um formato VHD (Disco Rígido Virtual) para que possa montá-lo em seu sistema. Para fazer isso, você pode simplesmente baixar uma ferramenta VHD aqui.
2. Quando terminar, você deve copiar o arquivo VHDTool.exe para a pasta de trabalho. No nosso caso, é a pasta 000. Inicie o console mais uma vez, vá para a pasta e digite o seguinte:
cd C:/cygwin64/000/ VhdTool.exe /convert mmcblk0p27.raw
3. Embora o nome do arquivo convertido tenha a extensão RAW, ele pode ser usado como um disco rígido virtual.
Passo 3: Monte ele como um disco rígido virtual no Windows
1. Você está quase lá! Agora, tudo o que você precisa fazer é montar o disco rígido virtual no Windows. Para fazer isso, vá para as configurações de Gerenciamento de disco no Windows.
2. Agora, vá para Configurações > Ação e clique em “Anexar VHD”.
3. Quando ele solicitar um local, forneça “C:\cygwin\nexus\mmcblk0p12.raw”. Lembre-se de que o nome do seu arquivo é diferente aqui.
4. Clique com o botão direito e escolha Inicializar disco > GPT. Além disso, clique com o botão direito no espaço vazio e selecione a opção “Novo Volume Simples”.
5. Basta concluir o assistente atribuindo uma nova letra à unidade e desabilitar o particionamento.
6. Além disso, clique com o botão direito do mouse na parte RAW e formate. O tipo de sistema de arquivo deve ser FAT 32.
Passo 4: Execute a recuperação de dados
No final, você pode usar qualquer ferramenta de recuperação de dados disponível gratuitamente e verificar o disco rígido virtual que acabou de montar em seu sistema. Quando o aplicativo solicitar o local para executar a recuperação de dados, forneça a letra do disco rígido virtual que você alocou no passo anterior.
Não é preciso dizer que essa técnica tem inúmeras complicações. Em primeiro lugar, você só pode executar a recuperação da memória do Smartphone em um PC com Windows, pois não funcionará em um Mac. Mais importante ainda, o seu dispositivo deve ser previamente Roteado. Do contrário, você não poderá criar um arquivo RAW do armazenamento interno. Devido a essas complicações, essa técnica raramente produz os resultados desejados.
Mesmo que seu Smartphone esteja danificado ou quebrado, o Dr.Fone - Recuperação de Dados (Android) pode te ajudar a restaurar o conteúdo inacessível. A partir de agora, ele oferece suporte à recuperação de dados de dispositivos Samsung danificados. Ou seja, se você possui um Smartphone Samsung que está fisicamente danificado, você ainda pode tentar recuperar seus dados usando o Dr.Fone.
Tudo o que você precisa fazer é conectar seu Smartphone ao sistema, iniciar o Dr.Fone - Recuperação de Dados (Android) e escolher executar a recuperação de dados em um dispositivo danificado. Você terá que informar ao programa como seu Smartphone foi danificado. Por enquanto, o serviço está disponível apenas para Smartphones Samsung danificados, mas em breve irá funcionar em outros modelos também.
Ele executará uma recuperação de dados abrangente em seu Smartphone danificado e permitirá que você recupere os dados para um local seguro sem nenhum problema.
Como você pode ver, existem diferentes maneiras de recuperar arquivos excluídos da memória interna do Smartphone. Se você não quer passar por nenhum aborrecimento indesejado e obter resultados positivos, experimente o Dr.Fone - Recuperação de Dados (Android). Ele vem com uma versão de teste gratuita para que você possa primeiro testar o funcionamento. Se gostar dos resultados, basta comprar a ferramenta e realizar a recuperação de dados na memória do Smartphone como um profissional. Vá em frente e baixe este programa de recuperação da memória interna imediatamente. Você nunca sabe - pode acabar salvando seus dados algum dia.
staff Editor