8 Melhores navegadores da deep/dark web para navegação anônima em 2023
Você está procurando os melhores navegadores para acessar a dark/deep web? Este artigo reúne os 8 melhores navegadores darknet e fornece dicas importantes para permanecer anônimo na dark web.
Sep 10, 2024 • Arquivado para: Acesso Web anônimo • Soluções comprovadas
A dark web (ou deep web) é um mundo oculto, muito distante da internet que conhecemos, amamos e à qual nos acostumamos.
Para alguns, é um lugar envolto em mistério, para outros é uma maravilha. No entanto, embora você possa ter seus preconceitos sobre como é a dark web, a verdade é que a rede tem seus benefícios.
Embora você provavelmente já tenha ouvido falar sobre muitas atividades criminosas, um dos maiores benefícios de usar um navegador da dark web é poder navegar na Internet anonimamente.
Isso significa que hackers, governos e até provedores de serviços de Internet e os sites que você visita não poderão descobrir quem você é.
No entanto, para isso você precisa do navegador certo. Hoje, vamos explorar 8 dos melhores navegadores dark/deep web para ajudá-lo a fazer uma boa escolha e navegar na Internet de forma anônima.
Os 8 melhores navegadores dark/deep web em 2022
Para se conectar à dark/deep web e à Rede Tor, você precisará de um navegador capaz de se conectar aos nós de entrada e saída.
Abaixo listamos 8 dos melhores navegadores da dark/deep web para facilitar sua escolha.
#1 - Tor Browser
Este é o navegador da dark web onde tudo começou. Se você quer acessar a Rede Tor, é necessário usar uma versão desse navegador, que também proporciona uma experiência básica e simplista.
O Tor é um navegador da deep web de código aberto e está disponível para computadores Windows, Mac e Linux, bem como para dispositivos móveis Android. Este foi o primeiro navegador desse tipo e é uma das maneiras mais seguras de começar a navegar na dark web.
Dica: Para permanecer completamente anônimo ao usar o navegador Tor, você precisa de uma VPN.
#2 - Subgraph OS
O Subgraph OS é um navegador da deep web baseado no navegador Tor e usa o mesmo código-fonte. Como seria de esperar, ele foi projetado para ajudá-lo a acessar a Internet de maneira gratuita, privada e segura, protegendo sua segurança e garantindo o anonimato.
Assim como o navegador anônimo Krypton, o Subgraph usa várias camadas e várias conexões com a Rede Tor. Outros recursos incluídos nesta compilação incluem Kernal Hardening, Metaproxy e criptografia do sistema de arquivos.
Outro grande recurso deste navegador da deep dark web são as "configurações de isolamento".
Isso significa que qualquer malware pode ser isolado do resto da sua conexão em um instante. Isso é ótimo para enviar e receber arquivos e mensagens instantâneas, usar e-mails e para evitar outras vulnerabilidades ao usar a Internet.
Este é um dos navegadores mais populares e vale a pena dar uma olhada se você estiver procurando uma experiência segura e rápida na dark web.
#3 - Firefox
Sim, estamos falando do conhecido navegador gratuito e concorrente do Google Chrome, Opera, Safari e muitos outros.
Tudo o que você precisa fazer é acessar as configurações do navegador e direcioná-lo para se conectar através da Rede Tor, cujas instruções você pode encontrar online.
No entanto, antes de se conectar, certifique-se de baixar alguns plugins de privacidade, como HTTPS Everywhere, para garantir que você esteja protegido contra usuários mal-intencionados. Usar uma VPN também pode ser de grande ajuda.
#4 - Waterfox
Já que estamos falando do Firefox, é importante mencionar o Waterfox. Esta é, obviamente, outra variedade do navegador Firefox, mas completamente desconectada do Mozilla.
Além disso, este navegador anônimo também é capaz de excluir do seu computador todas as informações sobre a navegação online após cada sessão, incluindo senhas, cookies e histórico.
Os rastreadores também são automaticamente bloqueados enquanto você navega.
No entanto, apesar de ter algumas diferenças radicais em relação ao Firefox, muitos dos plugins mais antigos ainda podem ser usados. Existem versões deste navegador para Windows e Android e a comunidade em torno do software ainda é bastante ativa.
#5 - ISP - Invisible Internet Project
O Invisible Internet Project é um programa I2P que permite acessar a Internet e a dark web por meio de um sistema em camadas. Como seus dados são mascarados por esse fluxo constante, fica muito mais difícil localizar e descobrir sua verdadeira identidade.
Você pode usar chaves públicas e privadas por meio deste navegador I2P e também é implementada tecnologia darknet e um sistema de armazenamento de arquivos descentralizado para ajudar os usuários a permanecerem anônimos; é um sistema um pouco parecido com o funcionamento do Bitcoin.
Se tudo isso parece complicado, então você está certo. No entanto, este navegador oculto desempenha a tarefa proposta e é uma excelente alternativa ao Tor.
#6 - Tails - The Amnesic Incognito Live System
Como a grande maioria dos navegadores dark deep web, o navegador Tails é novamente baseado no Tor. No entanto, a melhor definição desta compilação é um sistema operacional que pode ser inicializado e acessado a partir de um pendrive ou DVD, sem precisar de instalação.
O sistema é construído com o uso de ferramentas criptográficas altamente avançadas que adicionam várias camadas protetoras e garantem que você permaneça oculto enquanto navega na Internet. Isso também inclui todos os tipos de arquivos, mensagens, vídeos, imagens e e-mails enviados e recebidos.
Para maximizar o nível de segurança que você tem enquanto navega, o navegador Tails desliga automaticamente e interrompe temporariamente o uso de qualquer sistema operacional que você esteja usando no momento, minimizando ainda mais os riscos de ser descoberto.
Claro, tudo voltará ao normal assim que o sistema Tails for terminado. Não se preocupe, apenas é usada a memória RAM para executar este sistema operacional, ou seja, o disco rígido e espaço livre permanecem intactos. Embora o Tor possa ser o navegador oculto mais popular, o sistema Tails é, de fato, uma das melhores opções.
#7 - Opera
Sim, estamos falando do navegador convencional Opera.
Assim como o navegador Firefox, você precisará acessar as configurações para alterar as informações do roteador e se conectar à Rede Tor. Depois de fazer isso, poderá acessar a dark web como quiser.
A razão pela qual escolhemos o Opera é o fato de que a versão mais recente tem um recurso integrado de VPN. Embora não seja tão bom quanto um serviço VPN premium, é outra camada de proteção caso você se esqueça de ativá-lo ou se simplesmente não tem dinheiro para adquirir uma VPN.
Mas, nesse caso, você provavelmente não deveria entrar na dark web.
O Opera é conhecido por sua velocidade cada vez mais rápida e pela crescente comunidade de usuários. Isso significa que mais e mais plugins estão disponíveis e fornecem uma ótima experiência de navegação.
#8 - Whonix
O último navegador deep web que analisamos hoje é o Whonix. Este é outro navegador popular desenvolvido a partir do código-fonte do Tor, então você pode esperar o mesmo tipo de conexão e experiência.
No entanto, existem diferenças notáveis quando se trata dos níveis de segurança fornecidos. Como esse navegador é extremamente rápido e usa a Rede Tor, não importa se algum código ou software malicioso tem privilégios de acesso root, a conexão DNS é tão completa que não será possível rastreá-lo, especialmente se você estiver usando uma VPN.
O que você também vai adorar no navegador Whonix é o fato de que pode não apenas se conectar, mas também tem os recursos para configurar e gerenciar seu próprio servidor Tor. Todas as ferramentas necessárias estão disponíveis no navegador e pode até ser executado em uma máquina virtual.
Existem vários outros recursos incríveis que este navegador tem a oferecer, mas todos podem ser encontrados em detalhes no site oficial do Whonix. Resumindo, se você está procurando uma experiência poderosa para acessar a dark web com todos os extras, o Whonix é uma boa escolha.
Usar navegadores da dark/deep web para manter sua privacidade? Não é suficiente!
Como um navegador da dark/deep web afeta a segurança da sua privacidade
Vamos primeiro explorar o que são os navegadores da dark web e como funcionam.
Em primeiro lugar, a dark web está conectada (todos os sites e servidores, etc.) pelo que é conhecido como "Rede Tor". Em comparação, a "Surface Web" é o tipo de internet que você acessa regularmente, ou seja, sites como Twitter e Amazon.
A Surface Web é facilmente acessível, pois é indexada pelos motores de pesquisa e você pode simplesmente digitar o que deseja encontrar. No entanto, você provavelmente já ouviu falar sobre os recentes escândalos do Facebook. Alegadamente, o Facebook estava rastreando seus usuários e os sites que eles visitavam.
O Google faz isso há muitos anos para melhorar sua rede de anúncios e ganhar mais dinheiro. Isso significa que os sites irão rastreá-lo para oferecer uma experiência personalizada. Assim, agências governamentais ou hackers podem rastrear facilmente o que você está fazendo na internet e descobrir sua real localização.
Se isso não é algo que você gosta, ou se você mora em um país onde a Surface Web é muito bloqueada ou restrita, a dark web pode ser ideal.
Sem entrar em detalhes técnicos avançados, você abre seu navegador e se conecta a um nó de entrada que o conecta à Rede Tor.
Seu tráfego de internet irá então saltar para vários outros computadores e servidores ao redor do mundo conectados à rede Tor.
Isso significa que, se alguém estiver monitorando o seu tráfego na Internet, verá apenas alguns dados incompletos e sem sentido. Dessa forma, as chances de você ser rastreado são drasticamente minimizadas.
No entanto, isso não significa que apenas a Rede Tor é suficiente.
É necessário usar uma VPN para ter anonimato absoluto
Embora o risco de ser hackeado ou monitorado durante a navegação seja minimizado, determinados sites, cookies, transferências e aberturas de determinados arquivos, como documentos PDF, podem ser uma maneira infalível de revelar seu verdadeiro endereço IP.
É por isso que é necessária uma VPN para proteger a privacidade de suas atividades na internet.
Uma VPN, ou Virtual Private Network (em português, Rede Privada Virtual), é outra maneira de mascarar o tráfego da Internet do seu navegador. Digamos que você esteja navegando na Internet em seu computador em Londres.
Usando uma VPN, você pode simular sua localização para Paris, o que significa que qualquer pessoa que consiga ver seu endereço IP será redirecionada para Paris, e não para a sua localização física real, onde seria muito fácil identificá-lo.
Usar uma VPN é muito importante porque é uma camada extra de segurança. Assim, esse recurso de proteção deve sempre ser implementado se você quiser ficar seguro, protegido e anônimo quando navega online em qualquer tipo de rede!
Dica extra: Como simular ou alterar a localização do seu dispositivo móvel? Confira abaixo:
Dr.Fone - Localização Virtual
Apenas 1 clique para alterar a localização em dispositivos iOS e Android
- Teletransporte-se para outra parte do mundo sem sair do conforto da sua casa.
- Com apenas algumas seleções em seu computador, você pode fazer com que os membros do seu círculo acreditem que você está noutro lugar.
- Simule o movimento e defina a velocidade e as paradas que pretende fazer ao longo do caminho.
- Compatível com os sistemas iOS e Android.
- Funciona com aplicativos baseados em localização, como Pokémon Go, Snapchat, Instagram, Facebook, etc.
Isenção de responsabilidade
Observe que, embora o uso e a navegação na rede Tor não sejam ilegais, é possível que você se envolva em atividades ilegais online. Não toleramos nem encorajamos você a se envolver em tais atividades, e você estará por sua conta e risco.
As informações neste artigo são DESTINADAS APENAS PARA FINS EDUCACIONAIS, e não nos responsabilizamos por quaisquer decisões que você faça. Isso também se aplica a todo o tipo de danos ou incidentes que possam ocorrer online, como caso você seja hackeado ou seus dados sejam roubados.
Categorias
Artigos Recomendados
Backup do Celular
- 1 Backup do iPhone
- Recuperação iPhone Call History - Recuperando o histórico de chamadas no iPhone
- 3 maneiras de restaurar o seu iPad sem iTunes
- Três Métodos para Baixar Facilmente um Backup do iCloud
- 4 métodos para fazer backup de contatos do iPhone com ou sem o iTunes
- Como salvar anotações iPhone em um computador?
- 2 Backup do Android
- 4 métodos diferentes para fazer backup do Samsung Galaxy para PC
- Backup da Conta do Samsung: Tudo o que Você Deve Saber
- Modo de Recuperação Android: como entrar no modo de recuperação em Android
Alexandre Garvalhoso
staff Editor