7 melhores métodos para corrigir o Face ID que não está funcionando no iPhone X/12/13
Desde o iOS 16, os consumidores relataram que o Face ID não está funcionando no iPhone 13 e nos modelos posteriores. Como resultado, criamos este guia de solução de problemas para auxiliá-lo.
Oct 28, 2024 • Arquivado para: Reparação do Sistema • Soluções comprovadas
Se você possui um iPhone, sabe como o Face ID é útil. É um recurso de autenticação multifator (MFA) da Apple para desbloquear seus iPhones usando reconhecimento facial. Esse recurso é simples e seguro em comparação com outras soluções de identificação, como sensores de impressão digital em smartphones Android.
No entanto, por mais impressionante que seja, o problema do Face ID que não funciona no iPhone X ainda ocorre ocasionalmente. Você já encontrou um problema semelhante, como a indisponibilidade do Face ID? Este artigo discutirá como corrigir esse problema no seu iPhone X/12/13.
Parte 1: Por que o Face ID não está funcionando no iPhone X/12/13?
- Remova a máscara ou maquiagem
O Face ID não funciona por padrão se sua boca e nariz estiverem cobertos. Certifique-se de que seus olhos não estejam bloqueados se você estiver usando uma máscara facial ou cosméticos. Se você estiver usando uma máscara facial, talvez precise levantar seu iPhone.
- Você desbloqueou seu iPhone pela última vez nas últimas 48 horas
Você precisará inserir sua senha se tiver desbloqueado o iPhone pela última vez nas últimas 48 horas.
- Você usou uma senha pela última vez nos últimos 6,5 dias
Se você usou uma senha pela última vez nos últimos seis dias e meio e o Face ID não desbloqueou o dispositivo nas últimas quatro horas, você será solicitado a digitar uma. O Face ID não funcionará nesta situação.
- Cinco tentativas erradas de reconhecimento facial
Os usuários têm cinco tentativas de desbloquear o iPhone olhando para as câmeras de reconhecimento facial. Se não for possível desbloquear usando o Face ID, você será solicitado a digitar um código de acesso.
- Você usou o SOS de emergência
Suponha que você utilize o SOS de emergência pressionando e segurando simultaneamente os botões de volume e lateral por 2 segundos. Nesse caso, o iPhone não será desbloqueado com o Face ID (provavelmente para impedir que ladrões façam com que você desbloqueie o iPhone).
Parte 2: 7 métodos para corrigir o Face ID que não está funcionando no iPhone X/12/13
1. Verifique sua câmera TrueDepth
- O Face ID pode não funcionar corretamente se a lente e o conjunto de sensores da câmera do iPhone estiverem obstruídos. Se você tiver uma capa em seu iPhone, verifique se ela não está bloqueando sua visão. Enquanto você está fazendo isso, procure por marcas no vidro.
- O Face ID, é claro, só pode ser usado no iPhone no modo retrato. No entanto, é melhor que você segure o iPhone verticalmente.
- Problemas de identificação facial também podem surgir se a câmera do dispositivo estiver suja. Portanto, se você tiver certeza de que a câmera não está obstruída de forma alguma, limpe a câmera do dispositivo para eliminar qualquer sujeira que possa interferir no desempenho da câmera.
2. Reinicie seu iPhone
Se você não notar nenhum problema com a câmera TrueDepth, é hora de reiniciar o iPhone. É assim que você faz para corrigir o Face ID que não está funcionando no iPhone 12:
- Segure o botão liga/desliga por alguns segundos até que a opção de desligar seja exibida.
- Para ligar o smartphone, pressione e segure o botão liga/desliga mais uma vez.
- Digite a senha primeiro e, em seguida, use o Face ID para validar se está funcionando ou não.
3. Certifique-se de que seu rosto está descoberto
Se a câmera não for o problema, o problema do Face ID pode ser devido ao seu rosto. Remover objetos do rosto pode ajudá-lo a desbloquear o celular usando o Face ID. De acordo com a Apple, o uso de óculos de sol que bloqueiam comprimentos de onda infravermelhos também pode interferir na operação do sensor TrueDepth.
Como resultado, antes de usar o Face ID, remova os óculos ou qualquer outra proteção facial. Se você precisar usar uma máscara facial, existem maneiras de mantê-la enquanto configura seu Face ID. Assim, a função reconhece você mesmo estando com a máscara.
4. Atualize seu iPhone para a versão mais recente
Os usuários de iPhone atualizam seus smartphones para a versão mais recente do iOS assim que possível para aproveitar os recursos mais recentes. Entretanto, o iOS às vezes contém várias falhas que causam dificuldades no Face ID.
Se for esse o caso, uma atualização para a versão mais recente do iOS resolverá o problema. É porque uma atualização inclui não apenas uma atualização de sistema ou função, mas também correções de patches e correções de bugs.
Geralmente é preferível esperar por uma versão estável antes de atualizar seus iPhones. Se o face id não estiver funcionando corretamente no iPhone X, procure atualizações estáveis do iOS - elas podem resolver o problema.
5. Redefina seu Face ID
Se você configurar o escâner facial e decidir não usá-lo, basta redefinir as configurações e remover os dados de reconhecimento facial do smartphone. É uma opção viável que você deve considerar se nada mais funcionar. Depois de redefinir o Face ID, uma falha de software provavelmente será corrigida.
- No seu iPhone, abra o aplicativo Configurações.
- Agora você deve selecionar Face ID e senha. Digite a senha do seu iPhone. Depois disso, selecione Redefinir Face ID.
- Pronto! Agora você excluirá os dados do Face ID do seu dispositivo, bem como as representações matemáticas do seu rosto.
6. Redefina todas as configurações
Se o seu Face ID não conseguir identificar seu rosto, você pode tentar redefinir todas as configurações, mesmo depois de criar um novo Face ID. Ele irá restaurar as configurações básicas do iPhone sem apagar nenhum dado, e a redefinição de todas as configurações poderá corrigir muitos problemas do iPhone, incluindo erros do Wi-Fi.
É simples restaurar todas as suas configurações. Navegue até Configurações > Geral > Redefinir > Redefinir todas as configurações e siga as instruções.
7. Dr.Fone - System Repair
Se uma atualização não estiver disponível e o Face ID não funcionar no iPhone 12, é hora de experimentar uma opção de recuperação do sistema iOS mais avançada. O Dr.Fone - System Repair da Wondershare, uma solução de recuperação do sistema iOS que pode resolver rapidamente este e outros problemas sem prejudicar os dados do dispositivo ou outros recursos, é um dos melhores.
O Dr.Fone pode reparar os sistemas iOS bugados. Ele resolverá mais de 150 problemas frequentes, tais como um iPhone travado no logotipo da Apple, loop de inicialização, ou em modo de recuperação. É uma das alternativas mais excelentes, pois não irá afetar os dados do seu dispositivo iOS.
Passos:
Passo 1: Depois de instalar o Dr.Fone com sucesso, abra ele no seu PC. Selecione "Reparação do sistema" no menu suspenso na página inicial.
Passo 2: Depois disso, você deve especificar o tipo de smartphone que está consertando. Escolha a opção de sistema "iOS".
Passo 3: Você será levado a uma nova tela onde deverá escolher "Reparo de iOS" para reparar as falhas do sistema do iPhone.
Passo 4: Mesmo que o problema do seu dispositivo não esteja listado, você ainda pode selecionar "Reparar agora" e iniciar o processo de recuperação.
Passo 5: Para começar com o reparo do iOS, escolha "Reparo padrão" entre as duas opções. Este modo irá consertar seu dispositivo iOS enquanto protege todos os dados contra perda.
Passo 6: Você deve inicializar seu dispositivo iOS no modo de recuperação. Você deve primeiro clicar em confiar no computador para concluir este processo. Para fazer isso:
Conecte o dispositivo ao computador usando um cabo USB e digite a senha para a tela de bloqueio.
Toque na opção "Confiar" que aparece na janela.
Quando fizer o processo, clique em "Entrar no modo de recuperação" para prosseguir. Se o seu dispositivo não responder ou apresentar um desempenho estranho, selecione a opção "Guia para o modo de recuperação".
Passo 7: Dependendo do modelo, siga as instruções na tela para inicializar o dispositivo no modo de recuperação.
Passo 8: A plataforma irá reconhecer o dispositivo assim que ele entrar no Modo de Recuperação.
Passo 9: A janela a seguir exibe uma lista de diferentes firmwares do iOS que podem ser instalados no dispositivo iOS. Clique em "Download" para iniciar o processo de instalação de qualquer um deles.
Passo 10: O firmware do iOS será baixado e exibido na barra de progresso do PC.
Passo 11: Após baixar o firmware, a plataforma o valida antes de instalá-lo no iOS para evitar dificuldades.
Passo 12: Após verificar o firmware do iOS, selecione a opção "Reparar agora" para iniciar o processo de recuperação do sistema iOS. Será exibida uma barra de progresso com o procedimento de reparo na tela a seguir.
Passo 13: Quando terminar, a janela exibirá a conclusão bem-sucedida do processo. Para finalizar a execução, pressione o botão "Concluído".
Conclusão:
Todos os anos, a Apple apresenta novos avanços em seus iPhones de todos os aspectos, incluindo privacidade e segurança, e o Face ID é um exemplo disso. No entanto, muitas pessoas relataram problemas com o funcionamento do mesmo, que está melhorando a cada nova versão.
Se o seu Face ID não funcionar no iPhone 13, você pode tentar qualquer uma das soluções listadas acima. Além disso, se o seu Face ID parar de funcionar ou você esquecer sua senha ou Apple ID, você pode utilizar o Dr.Fone - System Repair da Wondershare.
Alexandre Garvalhoso
staff Editor