Como Fazer Root em Segurança no Samsung Galaxy S5
O processo de root tem imensas regalias associadas, umas extremamente benéficas para o usuário e outras nem por isso.
Sep 10, 2024 • Arquivado para: Reparação do Sistema • Soluções comprovadas
O processo de root tem imensas regalias associadas, umas extremamente benéficas para o usuário e outras nem por isso. O root ajuda você a liberar todo o potencial até então escondido do seu dispositivo e é feito manualmente no sistema de forma a maniuplar e alterar os vários aspetos mais profundos do sistema do seu dispositivo. Estas alterações devem ser feitas diretamente no SO, entenda-se o sistema, ficando apenas acessível para o usuário que fez o root no dispositivo. Este processo é relativamente exigente e sensível pelo que requer alguns conhecimentos profissionais para não correr o risco de bloquear permanentemente, fazer jailbreak ou danificar o seu Samsung Galaxy S5. Fazer root no seu Samsung Galaxy S5 significa fornecer ao seu dispositivo funcionalidades de super-usuário, e geralmente quem realiza este processo é considerado este mesmo super-usuário.
Parte 1: Aspetos a Saber Antes de Fazer Root no Samsung Galaxy S5
Fazer root em qualquer dispositivo significa atribuir a esse mesmo dispositivo privilégios de super-usuário. Ou seja, o usuário do dispositivo pode acessar recursos ocultos e realizar operações que de outra forma não seriam permitidas. Por vezes o termo 'fazer root' é associado a 'desbloquear um celular bloqueado' ou “jailbreaking”. Existem vários passos essenciais que deve ter em conta a partir do momento em que decide embarcar no processo de root no seu Samsung Galaxy S5;
Backup- Crie um backup do seu Samsung Galaxy S5 antes de iniciar o processo de root. Visto que o processo de root exclui todos os dados no seu dispositivo, é recomendável e prudente criar um backup de todos os seus dados, seja no PC ou em qualquer outro dispositivo de armazenamento onde possa guardar e recuperar com segurança os seus dados.
Bateria- Deve assegurar que o seu Samsung Galaxy S5 tem bateria suficiente antes de iniciar o root. Ao fazer root com pouca bateria, corre o risco do processo ser interrompido e bloquear permanentemente o seu dispositivo. É recomendável ter a bateria carregada pelo menos em 85%.
Informações do modelo do dispositivo- É recomendável conferir qual é o modelo do seu dispositivo, pois podem ocorrer alguns contratempos durante o processo de root, especialmente se você flashear o arquivo errado ou tentar instalar arquivos que não são compatíveis com o seu dispositivo. Se tal acontecer, pode danificar o ROM integrado no seu Android e o dispositivo fica bloqueado permanentemente. Sendo assim, é altamente recomendável ter conhecimento do modelo do seu dispositivo para obter os arquivos adequados.
ADB (Android Debug Bridge)- Deve instalar as driveres USB necessárias para o Galaxy S5.
Modo de Recuperação- Este modo serve especialmente para os celulares bloqueados. Você pode escolher o modo de root, de recuperação e transferência mais adequados para o seu dispositivo. Pode também realizar um root forçado, ou seja, apenas com o dispositivo ou usando um software especializado para fazer root no dispositivo.
Desfazer o root- Esta técnica altamente geek que é o root, coloca o seu dispositivo exposto a ameaças de segurança e normalmente expira a garantia do dispositivo Android. É necessário ter os conhecimentos adequados para lidar com este problema e com todas as complicações que possam surgir.
Parte 2: Root com Um Clique no Samsung Galaxy S5 com o Android Root
O Dr.Fone para Android é uma ferramenta líder mundial na indústria do root e recuperação de dados. Esta ferramenta disponibiliza imensos recursos-chave que ajudam você a resolver todos os problemas relacionados com tarefas no Android, especialmente com root. Também apresenta informações detalhadas e concisas em como realizar o processo de root. O próprio software é extremamente acessível e tipo de gama com recursos magníficos que todos os usuários podem usar com toda a facilidade.
Dr.Fone - Android Root
Faça Root no Seu Celular Android com Um Clique.
- Processo simples sem esforço.
- Suporta mais de 7000 dispositivos.
- Taxa de sucesso mais alta da indústria.
- 100% seguro.
Como fazer root no Android usando o Dr Fone - Android Root
Passo 1. Para dar início ao root, baixe, instale e inicie o software no seu PC. Clique em "Mais Ferramentas" na coluna da esquerda e selecione o "Android Root" no conjunto de ferramentas.
Passo 2. Conecte o seu Samsung Galaxy S5 ao seu computador usando um cabo de dados USB. Ative também o modo de depuração USB no seu Samsung Galaxy S5 para estabelecer uma conexão entre o seu dispositivo e o PC. O Dr.Fone irá reconhecer e conectar automaticamente o seu celular Android.
Passo 3. Após o seu Android estar devidamente conectado, o Dr Fone irá detetar automaticamente o seu dispositivo e apresentar uma solução adequada para fazer root no seu celular. Clique em Iniciar para proceder.
O programa demora alguns minutos a detetar o seu celular. Depois de estar devidamente detetado e reconhecido, clique em Fazer Root Agora (Root Now) para fazer root no seu celular Android com apenas um clique.
Durante o processo de root, irá aparecer uma mensagem onde você deve confirmar a intenção de continuar com o processo de root. Pressione em Confirmar para dar seguimento ao root, e dentro de alguns momentos o seu Samsung Galaxy S5 estará finalmente em modo root.
Parte 3: Root no Galaxy S5 com o CF-Auto-Root
O CF-Auto Root é uma das melhores ferramentas de root disponíveis para dispositivos Samsung Galaxy. Com esta ferramenta o processo de root fica extremamente simplificado - basta flashear o pacote do CF-Auto-Root como “PDA” no ODIN com o seu Galaxys5 no Modo Download, e de seguida o CF-Auto-Root trata do resto. Este pacote de root irá instalar o binário e APK do SuperSU e o recurso de recuperação.
O arquivo do CF-Auto-Root é compatível com o Galaxy S5 e se flashear com uma variante incorreta poderá bloquear o seu dispositivo. Confira o número de modelo do seu celular nas Definições -> Número do Modelo.
Passo 1. Extraia o pacote de root baixado no seu PC para obter um arquivo com a extensão .tar.md5.
Passo 2. Desligue o seu Samsung Galaxy S5 e o coloque em Modo Download mantendo os botões Home, Energia e Diminuir Volume em simultâneo até o robô característico do Android e um triângulo aparecerem na tela do celular. Mantenha pressionado novamente o botão de Energia para entrar no Modo Download.
Passo 3. Certifique-se que as drivers USB do Galaxy S5 estão instaladas no computador.
Passo 4. Ative o Odin no seu PC.
Passo 5. Conecte o Galaxy S5 ao PC usando o respetivo cabo de dados USB. Assim que o Galaxy S5 estiver conectado com sucesso, uma das caixas ID: COM irá ficar azul com o número da porta COM. Este passo poderá demorar algum tempo.
Passo 6. Com o Odin iniciado clique no botão AP e selecione o arquivo .tar.md5 extraído anteriormente.
Passo 7. Certifique-se que as opções Auto-Reboot e Factory Reset Time não estão selecionadas no Odin.
Passo 8. Confirme tudo o que for necessário e pressione no botão Iniciar no Odin para iniciar o processo de root, o qual irá demorar alguns minutos a concluir.
Passo 9. Assim que o processo de instalação estiver concluído, o celular irá reiniciar para o modo de recuperação e instalar o pacote de root. A caixa ID: COM irá ficar azul.
Passo 10. Desconecte o celular do computador em segurança assim que surgir a tela inicial.
NOTA:
Por vezes o celular não inicia para o modo de recuperação e não faz root no dispositivo. Se tal acontecer, reinicie todo o processo. Se você verificar que o seu celular não ficou em root, realize novamente todos os processos de acordo com o tutorial e certifique-se que a opção do Auto Reboot no Odin não está assinalada. Remova a bateria do dispositivo para desligar o sistema forçosamente. Mantenha pressionados os botões de Aumentar Volume, Home e Energia para iniciar o celular no modo de recuperação. Desta forma irá iniciar o processo de instalação do root no celular.
Além disso, fazer root no seu Samsung Galaxy S5 pode garantir-lhe várias vantagens, por exemplo garantir-lhe permissões de super-usuário no dispositivo. O seu celular poderá fazer overclock nas suas funcionalidades e capacidades de desempenho normais. Para outros dispositivos bloqueados, por favor considere usar o boot-loader para desbloquear o seu dispositivo antes de proceder ao root.
Categorias
Artigos Recomendados
Reparação do Sistema
- 1 Reparar Sistema de iOS
- Recupere dados de iPhone quebrado
- Corrige iPhone erro de ativação
- iPhone não liga com iOS 14? Resolvido
- Desfaz atualização no iPhone/iPad?
- 2 Reparar Sistema de Android
- Como faz Root nos Dispositivos Motorola
- Duas Soluções para Fazer Root no Moto G
- Guia Completo do Odin Root
- Soluções Fáceis para Fazer Root no Sony
- Consertar o Galaxy S7 Que Não Liga
Alexandre Garvalhoso
staff Editor