Este completo guia inclui diversas soluções rápidas e simples que você pode usar para solucionar o problema de parte da tela sensível ao toque do Android que não está funcionando.
Dec 27, 2024 • Arquivado para: Reparação do Sistema • Soluções comprovadas
Provavelmente, você toca na tela do seu telefone inúmeras vezes diariamente. Por conta da delicada construção de vidro, não é surpresa que as telas sensíveis ao toque dos smartphones sejam um dos componentes mais comuns a apresentar problemas. Entretanto, uma tela sensível ao toque que não funcionando parcialmente em um smartphone Android não é sinônimo de um problema de hardware. Há outros motivos que podem justificar o porquê que a tela sensível ao toque do seu Android parou de responder.
Se, recorrentemente, a tela sensível ao toque do seu smartphone não estiver respondendo, há diversos passos que você pode tentar fazer antes de levar seu aparelho a uma assistência profissional. Este artigo apresentará as soluções comprovadas que você pode fazer de forma independente e fácil.
Há dois motivos possíveis pelos quais a tela sensível ao toque do seu smartphone não está funcionando. Um deles é que a tela sensível ao toque pode ter sofrido danos e o outro é que o smartphone pode estar com problemas técnicos.
Se o seu smartphone sofrer uma queda e ele ficar preso em alguma coisa, a conectividade da tela sensível ao toque pode começar a apresentar falhas. Apenas uma parte da tela sensível ao toque pode apresentar danos e deixar de ser responsiva. Essa situação também pode acontecer quando há uma falha técnica, como o travamento do smartphone. Se um malware for baixado ou se as configurações do smartphone forem alteradas erroneamente, uma parte da tela sensível de toque pode deixar de responder.
O problema pode ocorrer em qualquer smartphone Android e os usuários podem encontrar as seguintes mensagens de erro em seus smartphones:
Há uma infinidade de problemas que as telas sensíveis ao toque nos smartphones Android podem apresentar:
Antes de consertar uma tela sensível ao toque que não está funcionando em um smartphone Android, você deve cumprir os seguintes passos:
Se você já executou o modo de diagnóstico e conferiu que o seu smartphone não está fisicamente danificado, o problema é, possivelmente, técnico. Se a tela sensível ao toque do seu smartphone Android não estiver respondendo aos toques por motivos técnicos, siga as técnicas apresentadas abaixo para solucionar o problema.
A primeira coisa que você deve fazer quando a tela sensível ao toque parar de responder é reiniciar seu smartphone. Essa operação é chamada como reinicialização suave. Às vezes, você não consegue desligar seu smartphone para a reinicialização a partir da opção na tela porque a tela sensível ao toque não está funcionando. A seguir estão as etapas detalhadas.
Etapa 1: Segure o botão “Power” até que o smartphone desligue.
Dica: Quando você segurar o botão Power por alguns segundos, verá que as opções “Desligar” e “Reiniciar” aparecerão na tela. Mas você não pode usar essas opções porque a tela sensível ao toque não está funcionando. Portanto, nessa situação, você deve pressionar e segurar o botão “Power” pelo tempo que for necessário até que o aparelho desligue.
Etapa 2: Quando o smartphone desligar, espere alguns segundos.
Etapa 3: Então, pressione e segure o botão “Power” para reiniciar o smartphone.
Confira se a tela de toque sensível ao toque do Android está funcionando. Se sim, o problema foi resolvido. Caso contrário, prossiga com as seguintes técnicas.
Você deve ativar o modo de segurança de seu smartphone quando um aplicativo ou software causar um problema em seu aparelho. Nesse modo, apenas os componentes fundamentais do sistema são carregados e utilizados pelo seu smartphone.
Se a tela sensível ao toque do seu smartphone estiver respondendo no modo de segurança, o problema possivelmente é interno do dispositivo. Você pode solucionar rapidamente o problema da tela sensível ao toque cumprindo as etapas abaixo para ativar o modo de segurança do smartphone Android:
Etapa 1: Para forçar a reinicialização, pressione e segure o botão “Power” do smartphone por um período prolongado.
Etapa 2: Mantenha o botão “Power” pressionado. Tire o dedo do botão somente quando surgir o logotipo do fabricante do seu smartphone.
Etapa 3: Agora, quando soltar o botão “Power”, pressione e segure o botão “Diminuir Volume”. Com isso, um rótulo de “Modo de segurança” surgirá no canto inferior esquerdo da tela do seu smartphone.
Todo smartphone apresenta limitações de fábrica. Entretanto, para atender usuários avançados, os fabricantes de smartphones disponibilizar um menu “Opções do Desenvolvedor”. Nessa opção, as restrições do smartphone são removidas e os usuários podem personalizar suas preferências.
Porém, alguns smartphones Android podem parar de funcionar corretamente quando as Opções do Desenvolvedor estão ativadas. Se você habilitou recentemente as Opções do Desenvolvedor e sua tela sensível ao toque não está mais funcionando, você deve desativá-las. Para isso, siga as etapas abaixo:
Passo 1: Abra a Configuração do seu smartphone.
Etapa 2: Escolha o menu Sistema, geralmente localizado na parte inferior da tela.
Etapa 3: Toque no menu Opções Avançadas e Selecione Opções do Desenvolvedor.
Etapa 4: Agora, você encontrará o botão para ativar ou desativar as Opções do Desenvolvedor. Desabilite-as desligando o botão.
Etapa 5: Reinicie o seu smartphone para conferir se a parte da tela sensível ao toque que não estava respondendo voltou a funcionar.
Restaurar um smartphone para as configurações de fábrica fará com que seu aparelho retorne ao estado em que você o desembalou pela primeira vez. Todos os dados do seu smartphone e aplicativos instalados serão excluídos, incluindo qualquer malware que possa estar causando erros. Descubra nas etapas seguintes como restaurar seu smartphone para as configurações de fábrica:
Etapa 1: Como sua tela sensível ao toque não está respondendo, você pode restaurar para as configurações de fábrica utilizando o serviço da web Find My Device do Google.
Etapa 2: Navegue para Find My Device em qualquer dispositivo e faça login na conta do Google associada ao smartphone com tela que apresenta problemas.
Etapa 3: Depois de fazer login, você verá o nome do seu smartphone. Selecione a opção Apagar Dispositivo.
Etapa 4: Confirme a ação pressionando o botão Apagar Dispositivo.
Dica: Recomenda-se fazer backup de seus dados antes de redefinir o smartphone para as configurações de fábrica já que todos os seus dados e informações serão excluídos.
Se você esgotou todas as opções apresentadas anteriormente e ainda não consertou a parte da tela sensível ao toque do seu Android que não está respondendo, é hora de recorrer ao Dr.Fone – System Repair! Esse software permite que você repare os problemas e falhas do sistema Android com um único clique.
Muitos usuários relataram problemas em seus smartphones Android, como a tela sensível ao toque não responsiva, tela preta na inicialização, falha na interface do usuário do sistema, travamento do aplicativo etc. Para essas situações, os usuários devem buscar uma ferramenta de reparo para seus smartphones Android.
Dr.Fone – System Repair tornou mais fácil do que nunca a vida dos usuários de Android. Com esse software, eles enfrentarem facilmente problemas técnicos em seus smartphones, incluindo a tela sensível ao toque não responsiva e outros erros de sistema. A melhor parte de usar esse software é que nenhum dado será perdido durante a correção de problemas do sistema Android.
Siga os passos abaixo para utilizar o Wondershare Dr.Fone System Repair para Android:
Passo 1: Após iniciar o Dr. Fone, escolha a opção System Repair na janela principal.
Passo 2: Conecte seu telefone ou tablet Android ao PC utilizando o cabo adequado. Selecione a opção Android Repair entre as três opções apresentadas no lado esquerdo da tela.
Passo 3: A tela de informações do smartphone aparecerá na próxima janela. Então, nessa janela, informe os dados de marca, nome, modelo, país/região e operadora do seu smartphone. Depois de confirmar as informações, clique em Avançar.
O procedimento de reparo do dispositivo Android pode excluir todos os dados do seu smartphone. Para confirmar e prosseguir, digite “000000”.
Nota: Recomenda-se fortemente que você faça backup dos dados do dispositivo Android antes de iniciar o processo de reparo.
Passo 4: Antes de reparar seu dispositivo Android, você deve inicializá-lo no modo Download. Para inicializar seu dispositivo Android no modo DFU, prossiga com as etapas a seguir:
Para um dispositivo Android que possua o botão Início:
Para um dispositivo Android que não possui o botão Início:
Passo 5: Em seguida, pressione o botão Avançar. O programa fará o download do firmware. Depois de conferir o firmware baixado, o programa reparará automaticamente seu dispositivo Android. Após isso, os problemas de sistema do seu dispositivo Android estarão resolvidos.
Conheça os sistemas operacionais suportados pelo Dr.Fone antes de utilizar esse software para solucionar os problemas técnicos de seu smartphone.
Dr.Fone – System Repair é um software de gerenciamento e recuperação de dados que oferece diversos recursos, cada um desenvolvido para corrigir um problema específico do smartphone. Conheça a seguir os principais recursos do Dr.Fone – System Repair:
A seguir, conheça as vantagens de usar o Dr.Fone – System Repair:
Conheça as desvantagens do Dr.Fone – System Repair:
Consertar uma parte da tela sensível ao toque do Android que não está respondendo pode ser realizado com agilidade e com apenas alguns passos que você pode fazer de forma independente. Entretanto, há situações em que as soluções apresentadas anteriormente podem não funcionar. A pior parte é que a redefinição das configurações de fábrica do seu smartphone exclui todos os seus dados.
É por isso que Dr.Fone – System Repair pode ser a melhor solução para seus problemas. Ele possui todos os recursos necessários para manter seu smartphone Android 100%. Mais que isso, mas com o Dr.Fone, você pode corrigir os problemas do sistema Android sem o risco de perda de dados.
staff Editor