Saiba como conceder acesso FTP ao Google Drive e transferir arquivos do FTP para o Google Drive nesta postagem. Acesso FTP, Google Drive, transferência de arquivos.
Feb 26, 2025 • Arquivado para: Solução de Gerenciamento da Nuvem • Soluções comprovadas
O ambiente de negócios muda constantemente devido a vários fatores, incluindo tecnologia. É interessante como a transferência e o armazenamento de dados estão se tornando mais importantes a cada dia. O FTP já existe há algum tempo e é conhecido como o protocolo padrão para transferência de arquivos.
Google Drive é um serviço de armazenamento em nuvem fornecido pelo Google. Ele vem com várias vantagens, por isso você pode estar considerando o acesso via FTP ao Google Drive. Responderemos a várias perguntas sobre isso nesta postagem, incluindo como mover arquivos do FTP para o Google Drive.
Antes de responder a essa pergunta, vamos estabelecer uma base explicando o que é FTP. O FTP é um Protocolo de Transferência de Arquivos. Este protocolo rege a transferência de arquivos entre clientes e servidores online.
Nesse caso, o cliente ganha a capacidade de copiar, mover, renomear, excluir e baixar os arquivos com FTP. O desafio é que você não pode usar o FTP sem um servidor. A propósito, o FTP é um processo complicado. Dessa forma, devemos encontrar um método mais fácil. Uma maneira é usar o Google Drive como um servidor FTP.
Se você já considerou o Google Drive como um simples serviço de armazenamento em nuvem e nada mais, pensou errado. O Google Drive pode armazenar diferentes tipos de arquivo e você pode acessá-lo de qualquer parte do planeta com uma conexão à Internet.
O método tradicional de backup de arquivos no Google Drive conhecido como “Backup e sincronização” é incrível. No entanto, não é isento de limitações. Uma dessas limitações é que você pode perder o armazenamento local em seu PC. Outra é que você não pode usar isso como seu único sistema de backup. Isso ocorre porque qualquer ação executada no arquivo no armazenamento local o afeta no armazenamento em nuvem.
Por esse motivo, você precisa usar o Google Drive como um servidor FTP. Ao fazer isso, você terá mais controle sobre as funções de backup e sincronização. Além disso, você não precisa se preocupar com relação ao armazenamento ou sincronização de pastas da unidade local.
A maneira mais fácil de atingir esse objetivo é usar uma ferramenta gratuita conhecida como Google Drive Adapter. Esta ferramenta atua como uma ponte entre o Google Drive e seu computador. Você precisará autenticar o Adapter usando sua conta do Google primeiro. Este aplicativo Java será executado em segundo plano no PC e fornecerá credenciais FTP.
O adaptador então traduz os comandos FTP antes de realizar as ações necessárias no Google Drive conectado. Isso permite que você faça upload, download, renomeie e exclua arquivos. No entanto, você precisa primeiro executar um arquivo JAR e depois verificá-lo com o Google para fins de permissão.
Passo 1 - Instale o Java em seu computador.
Passo 2 - Baixe o adaptador do Google Drive e instale-o.
Passo 3 - Execute o programa. Você pode fazer isso no prompt de comando ou no terminal.
Passo 4 - Ele abre um navegador padrão e solicita que você faça o login usando os detalhes de sua conta no Google. Use a conta exata que deseja converter em um servidor FTP. Depois de ser verificado, você pode fechar o navegador.
Passo 5 - O Google Drive está pronto para se tornar seu servidor FTP.
Agora que você configurou seu Google Drive como servidor FTP, existe um novo obstáculo. Você precisa conceder acesso FTP ao Google Drive. A primeira coisa a saber é que existem vários clientes FTP disponíveis. Você pode escolher qualquer um desses para obter acesso ao seu Google Drive.
Nesta postagem, faremos uso do WinSCP. Isso ocorre porque esse servidor é muito rápido e é o mais comumente usado. O primeiro passo requer que você adicione suas credenciais FTP. Verifique abaixo as credenciais corretas que permitirão o acesso do FTP ao Google Drive.
Depois de inserir esses detalhes, você pode fazer login para se conectar. Em alguns segundos, você obterá uma conexão com o servidor. Imediatamente, você verá uma lista de todos os arquivos em seu Google Drive. Verifique a imagem abaixo para ver um exemplo. Os arquivos na seção à direita são aqueles presentes no Google Drive.
Depois de ver isso, significa que você pode fazer upload de novos arquivos para o Google Drive. Você também pode renomear os arquivos presentes aqui ou excluí-los. Agora, como você transfere arquivos para o Google Drive? Basta usar o método de arrastar e soltar. Você também pode copiar e colar. Depois de fazer isso, clique com o botão direito em qualquer arquivo para ver uma gama de opções.
Você também pode baixar arquivos de seu Google Drive. Faça isso usando o método arrastar e soltar. Você também pode copiar e colar em outra pasta. É simples assim.
Com isso, você concedeu acesso FTP ao Google Drive. O processo é simples. Funciona perfeitamente no Windows e deve funcionar em outros sistemas operacionais ou plataformas também. A ideia é garantir que o Google Drive Adapter esteja funcionando perfeitamente.
Existem várias maneiras de transferir arquivos do FTP para o Google Drive. No entanto, esses métodos requerem o uso de ferramentas. Antes de discutirmos os diferentes métodos, vamos responder a uma pergunta crucial. Por que você precisa transferir arquivos e pastas do FTP para o Goggle Drive?
Embora o FTP seja o método tradicional de armazenamento de arquivos online, muitas pessoas o consideram inconveniente. Na maior parte, é muito confuso, exceto que você aprende todas as teorias sobre FTP. Em segundo lugar, a configuração de um servidor FTP tradicional consome muito tempo.
Como resultado, mais e mais pessoas pensam que é menos estressante e mais eficiente usar o armazenamento em nuvem. O armazenamento em nuvem é fácil de usar e concede acesso de praticamente qualquer local. Como o Google Drive é um dos líderes do setor, é o principal assunto dessa transferência.
Agora, vamos discutir como fazer backup do FTP no Google Drive. Mostraremos duas maneiras de migrar seus arquivos do FTP para o Google Drive.
Este método é muito fácil e direto. Qualquer pessoa que queira migrar arquivos de um local para outro deve considerar este método. Assim como o subtítulo indica, ele exige que você baixe os arquivos e depois faça Upload. Vamos mostrar como isso é feito por meio dos passos abaixo:
Passo 1 - A primeira coisa que você deve fazer é criar uma pasta de destino para todos os arquivos que você precisa baixar. Isso torna mais fácil localizá-los e organizá-los.
Passo 2 - Agora que você tem o servidor de destino configurado, faça login no servidor FTP.
Passo 3 - Selecione todos os arquivos ou pastas que deseja copiar e baixe elas para a pasta de destino.
Passo 4 - Abra o Google Drive em seu navegador e faça login usando os detalhes de sua conta do Google.
Passo 5 - No canto superior direito, você verá um botão Upload. Clique aqui e uma nova janela será aberta. Localize a pasta onde estão os arquivos baixados e selecione eles.
Passo 6 - Clique em Ok para fazer o upload dos arquivos.
É tudo o que você precisa fazer, mas aiinda existe um desafio. Este método é favorável para arquivos pequenos, mas será estressante e demorado para arquivos maiores. Como então você pode transferir arquivos maiores ou múltiplos? Você precisa de um gerenciador de arquivos em nuvem.
Pronto, é assim que você concede acesso FTP ao Google Drive. Também respondemos a algumas perguntas sobre o processo. Você ainda tem alguma dúvida? Digite na seção de comentários.
staff Editor