Sincronizar o Google Drive com o Microsoft OneDrive- Dr.Fone
drfone logo
Dr.Fone App

Gerencie seu telefone, desbloqueie a tela, recupere dados, transfira arquivos e muito mais..

Como sincronizar o Google Drive com o Microsoft OneDrive?

Aprenda a usar o Microsoft Flow e o Power Automate para sincronizar arquivos do OneDrive com o Google Drive automaticamente e economizar tempo com algumas dicas inteligentes para salvar arquivos na nu

wondershare drfone

Sep 10, 2024 • Arquivado para: Solução de Gerenciamento da Nuvem • Soluções comprovadas

435

Google e Microsoft são os dois provedores de serviços mais comumente encontrados no mercado hoje, que oferecem uma ampla gama de serviços para competir e reter usuários em suas respectivas plataformas. A Microsoft é conhecida por seu sistema operacional Windows e rapidamente começou a oferecer um pacote de aplicativos do Office, junto com um mecanismo de busca, serviço de e-mail e soluções de armazenamento em nuvem próprias. O Google começou como um mecanismo de busca e, desde então, cresceu em um conjunto de aplicativos online de amplo espectro, desde busca, e-mail, armazenamento em nuvem até aplicativos online para produtividade de escritório e colaboração em nuvem.

Veja como os dois se diferenciam em termos de aplicativos e funcionalidades oferecidas aos usuários:

Google Microsoft
Motor de pesquisa Buscador do Google Bing
Serviço de Email Gmail Outlook
Produtividade de escritório Apenas aplicativos em nuvem Nuvem e aplicativos nativos
Armazenamento na nuvem Google Drive OneDrive
S.O. Móvel Android Nenhum
S.O. Desktop Chrome OS Microsoft Windows

Embora ambos ofereçam um espectro semelhante de funcionalidade, eles são adequados para vários usuários e casos diferentes. A popularidade do Google como mecanismo de busca floresceu, mas realmente atingiu novos patamares quando compraram o Android e lançaram sua própria linha de dispositivos e licenciando o sistema operacional Android para fabricantes em todo o mundo. Já que o iOS da Apple se tornou a sentença de morte para o sistema operacional BlackBerry, a mudança do Google levou ao fim do sistema operacional Microsoft Windows Mobile. Hoje, o mundo está dividido entre o Android e o iOS, limitando a Microsoft a um provedor de serviços em ambas as plataformas.

Necessidade de Sincronização Entre o Google e o OneDrive

O Gmail e outros Apps ddo Google são onipresentes, pois são integrados de forma robusta ao Android. Isso representa um desafio para a Microsoft, que lida muito bem até o momento.

A maioria dos funcionários no mundo corporativo e aqueles que dirigem seus próprios negócios usam aplicativos do Google e da Microsoft. Alguns encontram familiaridade no Google e usam seus serviços; alguns preferem as escolhas e opções de administração quase infinitas do pacote da Microsoft e usam seus serviços. Portanto, uma organização pode estar se beneficiando do G Suite do Google e também do Microsoft Office e, na maioria das vezes, é necessário que as pessoas tenham uma funcionalidade de sincronização entre a Microsoft e o Google para manter seus arquivos compartilhaos, mesmo que os dois serviços costumem lutar pelas carteiras dos clientes.

O G Suite do Google é uma solução totalmente em nuvem para desktop, fazendo do Google Drive um ponto central como a solução de armazenamento em nuvem do Google. Quando você cria documentos no Google Docs ou Google Sheets, ou Google Slides, eles não são criados em sua área de trabalho ou computador e são sempre criados em seu Google Drive. A colaboração online está no DNA do G Suite do Google.

Por outro lado, a Microsoft fornece aplicativos nativos para o Microsoft Office no Windows e macOS, fazendo sua própria solução de armazenamento em nuvem. Os documentos criados no Word, Excel e PowerPoint são criados e armazenados no seu computador, embora você tenha a opção de criá-los e trabalhar neles diretamente do local do OneDrive. Há uma diferença sutil entre ser desenvolvido para a nuvem (Google) e estar disponível na nuvem (Microsoft), e cada abordagem tem seus prós e contras.

Sincronize o Google Drive com o OneDrive Usando o Wondershare InClowdz

O Wondershare InClowdz é um serviço em nuvem que torna mais fácil sincronizar dados entre nuvens, migrar dados de um serviço em nuvem para outro e até mesmo gerenciar sua nuvem de dentro do InClowdz. Você pode usar o InClowdz para sincronizar o Google Drive com o OneDrive em apenas alguns passos simples. Qualquer um pode fazer isso!

Wondershare Dr.Fone oferece soluções completas de celular para você

Wondershare InClowdz

Migre, Sincronize e Gerencie Arquivos em Nuvem em um Só Lugar

  • Migre arquivos da nuvem, como fotos, músicas, documentos de uma unidade para outra, como o Dropbox para o Google Drive.
  • Faça backup de suas músicas, fotos e vídeos para manter os arquivos seguros.
  • Sincronize arquivos de nuvens, como música, fotos, vídeos, etc. de uma unidade de nuvem para outra.
  • Gerencie todas as unidades de nuvem, como Google Drive, Dropbox, OneDrive, box e Amazon S3 em um só lugar.
Disponível para: Windows Mac
5.857.269 de pessoas já baixaram

Passo 1: Acesse o InClowdz aqui e faça login ou crie uma nova conta se você for um novo usuário

inclowdz 01

Passo 2: No menu do lado direito, selecione Sincronizar. Se você nunca adicionou uma conta na nuvem antes, pode clicar na opção Adicionar unidade na nuvem. Repita para adicionar as contas de origem do Google Drive e de destino do OneDrive.

inclowdz 11

Passo 3: Autorizar as contas a conceder acesso ao InClowdz e iniciar a sincronização.

inclowdz 13

O InClowdz avisará com uma mensagem quando o processo de sincronização for concluído. Você também pode gerenciar suas contas no Wondershare InClowdz indo até a opção Gerenciamento e adicionando suas contas na nuvem. Você pode então adicionar arquivos e pastas, renomear, copiar, mover e excluir arquivos e pastas facilmente do Wondershare InClowdz.

Como Sincronizar Arquivos Entre o Google Drive e o Microsoft OneDrive?

Você sempre pode sincronizar seus arquivos manualmente entre o Google Drive e o Microsoft OneDrive. A Microsoft oferece uma maneira de sincronizar o OneDrive e o Google Drive usando o Microsoft Power Automate, anteriormente conhecido como Microsoft Flow. Os próprios processos ainda são chamados de Flow.

O Microsoft Power Automate é uma plataforma para fluxos de trabalho automatizados chamados Projected Flow para automatizar tarefas repetitivas ou estruturadas para os usuários economizarem tempo. Os usuários também podem criar seus próprios fluxos de trabalho personalizados.

Usando o Microsoft Flow (Power Automate) para sincronizar arquivos entre o Google Drive e o OneDrive

Para segurança e segregação dos arquivos que você sincroniza entre o Microsoft OneDrive e o Google Drive, é recomendável criar uma pasta em cada uma das soluções de armazenamento.

Passo 1: Faça login em seu Google Drive e crie uma pasta chamada Arquivos OneDrive no Google Drive.

Passo 2: Faça login em seu OneDrive e crie uma pasta chamada Arquivos Google Drive no OneDrive. Os nomes não são constantes; você pode nomear essas pastas como desejar.

Passo 3: Usando um navegador web, navegue para https://onedrive.com ou https://outlook.com se estiver usando o Microsoft Personal ou para office.com se estiver usando o Microsoft Business.

Passo 4: Faça login e, na grade do menu no canto superior esquerdo, selecione Todos os Aplicativos e clique em Automatizar.

Aplicativo Power Automate no Microsoft 365

Passo 5: Pode ser solicitado que você faça login novamente, mesmo que já esteja conectado. Basta fazer login novamente e a Microsoft perceberá que você está conectado e permitirá que você prossiga para esta tela:

Power Automate no Microsoft 365

Passo 6: Agora é a hora de pesquisar o Google Drive para OneDrive na caixa de pesquisa

Passo 7: Você deverá escolher seu país, caso nunca tenha feito isso antes, e será demonstrao uma série de fluxos de trabalho interessantes que o farão sorrir. No momento, trabalharemos com o primeiro, ou seja, 'Sincronizar novos arquivos do OneDrive apenas com os arquivos do Google Drive'.

Passo 8: Você precisará fazer login no OneDrive e em sua conta do Google Drive para acessar o fluxo de trabalho e fazer sua mágica para você. Depois de fazer isso, você verá marcas de seleção verdes para informar que tudo está funcionando e você poderá seguir em frente.

Sincronizar novos arquivos do OneDrive com o fluxo de arquivos do Google Drive Conectado a contas OneDrive e Google Drive

Passo 9: Neste passo, você perceberá por que criamos essas pastas em cada solução de armazenamento. Isso é para facilitar ainda mais seu fluxo de trabalho, para que você não precise ficar perdendo tempo.

Navegue até pastas criadas especificamente para fins de sincronização

Passo 10: Agora, você clica em Criar fluxo e seu fluxo de trabalho será criado.

Antes de simplesmente executar o fluxo, seu fluxo precisa saber o que você quer fazer, especificamente, para que não haja surpresas.

Passo 11: Clique em Editar na parte superior ou no canto direito do fluxo que você acabou de criar. Você verá isto:

Edite o fluxo de trabalho para testar e confirmar as seleções

Passo 12: Aqui, clique nos passos para entrar em detalhes e verifique se as pastas estão definidas corretamente de acordo com o que definimos. Clique em configurações avançadas no passo 1 e, em Inferir tipo de conteúdo, escolha Sim no menu suspenso.

Clique nos passos para definir as opções
Verifique os locais das pastas com cuidado para evitar confusão mais tarde
Selecione Sim para consentir com a inferência do tipo de conteúdo

Passo 13: Depois de fazer isso, agora é hora de testar! Clique no botão de teste satisfatório. Aqui, você será demonstrado uma opção final para escolher 'Eu executarei a ação de gatilho' e clique em Salvar e testar.

Se tudo estivesse configurado corretamente, você agora vai estar olhando para uma tela em branco pedindo para adicionar um arquivo à pasta OneDrive que foi usada para configurar o fluxo.

Passo 14: Assim, você abre uma nova guia do navegador, vá para o OneDrive, abra a pasta com a qual configurou o fluxo e adicione um arquivo de teste a ela. Quando o arquivo for carregado, você volta para a guia que contém o seu fluxo.

Se o seu fluxo funcionou corretamente, a Microsoft irá avisar. Você também pode verificar isso conferindo sua pasta do Google Drive para ver se o arquivo foi copiado para lá.

O fluxo foi testado com sucesso

Agora, cada vez que você adicionar um arquivo a essa pasta específica no OneDrive, a Microsoft criará automaticamente uma cópia desse arquivo nessa pasta específica no Google Drive que você escolheu para esse propósito.

Isso não é bacana!

Dicas para Salvar Arquivos na Nuvem

Sempre têm algumas coisas para lembrar, não importa o quão bem você saiba alguma coisa ou por quanto tempo está fazendo algo. Portanto, aqui estão algumas dicas e coisas a serem lembradas ao armazenar arquivos na nuvem.

Dica 1: Segurança da conta

Armazenar arquivos na nuvem ainda é algo novo, apesar de a maioria de nós ser bastante proficiente nisso ao longo da última década. As pessoas ainda preferem ter seus dados consigo, e com razão. O armazenamento em nuvem é conveniente na maioria dos casos, e muito bem-vindo.

Alguns cuidados devem ser sempre tomados para evitar que seus dados caiam em mãos erradas na internet, mas isso é ainda mais verdadeiro e importante no ambiente de trabalho, já que você está trabalhando e é responsável pelos dados. Por ter vazado na internet por conta de sua conta ter sido hackeada, você será responsabilizado legalmente, o que pode te levar a profundos problemas financeiros e emocionais.

Portanto, a primeira dica é ter uma conta o mais segura possível. Isso significa:

  • Ter uma senha muito forte alfanumérica e símbolos
  • Usar autenticação de dois fatores, se fornecida pelo provedor de armazenamento

Nem é preciso dizer que escolha um provedor confiável em que a maioria do mundo confia. Dropbox, Google e Microsoft são fornecedores que levam a segurança a sério.

Dica 2: Privacidade de dados

Como estamos falando dos seus dados, vale mais a pena escolher um provedor que não bisbilhotará seus dados e não venderá métricas sobre o uso de sua conta para partes interessadas. Não use apenas o mais barato e pelo maior espaço de armazenamento que você encontrar na Internet. Pague mais pelo armazenamento de que você precisa e confia.

Novamente, o Dropbox, o Google e a Microsoft são provedores de armazenamento em nuvem com políticas de privacidade pelas quais você pode responsabilizá-los legalmente, caso você considere que eles violaram políticas.

Dica 3: Organização de dados

Todo o propósito do armazenamento de arquivos online é acessibilidade a qualquer hora e em qualquer lugar. Caso contrário, você poderia armazenar em uma unidade de disco rígido do computador. Mais do que nunca, a organização de dados é fundamental ao armazenar dados online para uma recuperação fácil e rápida.

  • Use uma estrutura de pasta lógica

A estrutura lógica da pasta significa ter todas as informações pertinentes agrupadas. Por exemplo, para pastas contendo fotos ou documentos comerciais, como faturas, você pode criar uma pasta chamada, digamos, Faturas e, dentro dela, criar pastas para anos, como 2020, 2021, etc.

  • Convenções de nomenclatura de arquivo e especificidade

É aconselhável seguir as convenções de nomenclatura que permitem a interoperabilidade entre vários sistemas operacionais para que seus arquivos sejam mais ou menos garantidos para serem lidos por sistemas em uso por pessoas.

Especificidade significa nomear os arquivos e pastas de forma que o título seja autodescritivo e você não precise abri-lo para entender do que se trata. Você ficaria surpreso com o tempo cumulativo economizado seguindo apenas esta dica sobre organização de dados.

Conclusão:

Se você estiver usando o Microsoft OneDrive e o Google Drive, a Microsoft tornou muito fácil sincronizar seus arquivos do OneDrive com o Google Drive e se manter atualizado em todas as plataformas. O fluxo do Microsoft Power Automate para copiar os arquivos criados no OneDrive para o Google Drive economiza muito tempo. É notável que a Microsoft tenha facilitado para seus clientes a criação de backups de arquivos ou a disponibilização de dados no OneDrive e no Google Drive.

Categorias

Home > Recursos > Solução de Gerenciamento da Nuvem > Como sincronizar o Google Drive com o Microsoft OneDrive?