Como Migrar do Google para Office 365?
Se você está procurando por uma forma de migrar do Google para Office 365, apresentamos aqui um método organizado e compreensivo para realizar esta tarefa. Agora já pode migrar do Google Suite para o
Sep 10, 2024 • Arquivado para: Solução de Gerenciamento da Nuvem • Soluções comprovadas
No que toca à migração do Google para Office 365, existem muitos aspectos que devemos ter em consideração. Por exemplo, você deve ter alguns conhecimentos sobre como migrar caixas de correio Internet Message Access Protocol (IMAP); deve concluir uma verificação de dois passos por razões de segurança; deve criar uma lista de caixas de correio para migrar; e pode importar os Contactos, Calendários, e outros aplicativos integrados do Google, entre muitos outros aspectos.
Apesar de parecer um processo comum, em seguida apresentamos-lhe um guia completo para realizar uma migração simples e rápida.
Parte 1: Porquê Migrar do Google para Office 365?
Algumas plataformas oferecem mais ferramentas e escalabilidade, e como resultado, torna-se mais fácil migrar para essas plataformas em particular. Não só facilita a tarefa como reduz a possibilidade de erros.
Isto aplica-se à migração do Google para Office 365. Para compreender melhor, vamos explicar o processo em detalhe.
1: Maior escalabilidade: Um das principais vantanges de migrar do Google Suite para o Office 365 é a sua escalabilidade. A escalabilidade é o objectivo principal de muitos negócios e deve ser um aspecto a ter em conta em qualquer solução que você implementar, pois torna tudo mais fácil e rápido. O seu foco deve ser sempre a resolução de problemas sem perdas de tempo, independentemente do número de usuários associados à solução.
É aqui que o Office 365 da Google se destaca ao oferecer ferramentas de gestão centralizadas e de segurança topo de gama. Estas ferramentas permitem-lhe gerir suas tarefas profissionais com toda a facilidade e apenas requerem uma plataforma de base para o efeito.
2: Fácil integração em aplicativos mobile e desktop: O Google G Suite funciona em modo online, o que significa que você deve ter uma conexão de Internet estável para poder usar a plataforma. Apesar de este factor ser uma vantagem no trabalho remoto, na colaboração de tarefas, etc, fica aquém de outras alternativas para desktop.
Por outro lado, o Office 365 oferece-lhe todas as vantagens dos dois mundos. Quer seja um documento Word, Excel ou outros aplicativos de produtividade, está disponível uma versão desktop para todas as ocasiões. Desta forma você consegue integrar facilmente com os seus aplicativos equivalentes na Cloud. Além disso, você pode também trabalhar offline no Outlook e definir regrar e procedimentos para enviar emails assim que ficar online.
3: Segurança: Com a evolução do seu negócio, o risco de acontecer Phishing e roubo de dados também aumenta. Como resultado, existe uma elevada probabilidade dos seus dados desaparecerem.
É aqui que o Office 365 realmente brilha. A Microsoft oferece-lhe proteções anti-spam e anti-vírus, e acima de tudo, encriptação de dados natural. Tudo isto torna esta plataforma muito difícil de crackear.
Parte 2: Como Migrar Aplicativos do Google para Office 365?
Em relação à migração dos aplicativos do Google para o Office 365, basicamente podemos usar duas técnicas para o mesmo efeito. Você pode usar um software externo confiável ou fazer você mesmo. A vantagem de usar um software externo é a velocidade e facilidade de utilização. É uma espécie de processo automático, em que você pode facilmente realizar a migração sem conhecimentos técnicos.
Quanto ao procedimento manual, requer alguns conhecimentos técnicos.
Vamos ver como realizar o processo de migração em passos simples.
Passo 1: Verifique o seu domínio
Você deve verificar o seu domínio com o Office 365, por exemplo, e este processo de validação servirá para configurar o Outlook 365.
Passo 2: Adicione usuários à conta
Você pode adicionar um único usuário ou múltiplos usuários à sua conta do Office 365, e também deve adicionar licenças para todos os usuários. Antes de realizar a migração, deve garantir que todos os usuários possuem acesso às suas contas do Office 365.
Passo 3: Crie um arquivo contendo uma lista das caixas de correio do Gmail
Para migrar aplicativos do Google para Office 365, deve preparar uma lista com todas as caixas de correio do Gmail. Para preparar esta lista, é recomendável usar o Microsoft Excel. Depois, salve o arquivo em formato CSV.
Passo 4: Conecte o Microsoft Office 365 ao Gmail
Aqui você deve criar um endpoint da migração, e deve configurar o servidor IMAP para “imap.gmail.com”. Isto permite aos serviços de migração verificar e testar as conexões do sistema.
Passo 5: Crie uma migração em massa e iniciar a migração das caixas de correio do Gmail
Aqui você deve selecionar os arquivos para a migração que serão validados pelo Office 365. Adicionalmente, você deve enviar os relatórios da migração. Quando o processo de migração estiver concluído, você receberá uma notificação.
Passo 6: Atualize o registro DNS
Por fim, você deve atualizar seu registro DNS para conseguir transferir do Gmail para Outlook 365.
Parte 3: Como Migrar o Email do Google para Office 365?
O Internet Message Access Protocol (IMAP) permite-lhe migrar do Gmail para Office 365 graças ao suporte IMAP por parte do Gmail. A capacidade de migração de email do IMAP é de 35mb, e você pode migrar um máximo de 500,000 itens. Para migrar emails do Google para Office 365, deve seguir alguns passos simples.
Passo 1: Para começar deve certificar-se de que as opções da Autenticação Multi-Factor do Google (MFA) e "Autorizar acesso para aplicativos menos seguros" estão desativadas. Você deve também verificar o domínio que possui.
Passo 2: Adicione usuários ao Office 365 e criar caixas de correio.
Passo 3: Agora crie uma lista das caixas de correio do Gmail que pretende migrar para o Office 365. Para este efeito pode usar o Excel. Quando a lista estiver concluída, crie um arquivo CSV no Excel.
Passo 4: Agora conecte o Office 365 to Gmail criando um endpoint da migração. Para isso basta acessar o Centro de Administração do Exchange.
Passo 5: Agora você deve criar uma migração em massa no Centro de Administração do Exchange. Depois pode iniciar a migração de caixas de correio do Gmail.
Passo 6: Você deve verificar se o processo de migração é concluído com sucesso. Depois pode notificar os seus usuários por SMS.
Passo 7: Agora deve verificar se consegue conectar ao DNS. Após confirmar, inicie a sessão no DNS dos clientes e faça um backup dos DNS existentes.
Passo 8: Agora atualize o nome do seu domínio. Depois deve atualizar o DNS na nova propriedade do Office 365 e também o endereço de email primária nos novos domínios registrados.
Passo 9: Quando terminar, teste o email e reinicie a senha.
Passo 10: Agora deve configurar um Self-service Password Reset (SSPR) num novo domínio. Depois interrompa a sincronização de email do Gmail, e está tudo pronto.
Parte 4: como Migrar o Google Suite para Office 365?
No que diz respeito à migração do Google Suite para Office 365, o assistente de configuração do centro de administração do Microsoft 365 é uma ajuda útil. Para proceder à migração, você deve seguir alguns passos simples.
Passo 1: Para começar, você deve verificar seu próprio domínio. Quando terminar a verificação, adicione usuários ao Office 365. Você pode adicionar um único usuário de cada vez ou adicionar todos os usuários em simultâneo. Não se esqueça de adicionar também as licenças para todos os usuários.
Passo 2: Crie uma lista de caixas de correio do Gmail que pretende migrar. Para isso deve criar um arquivo de migração que será composto pela lista das caixas de correio do Gmail. Você pode usar o Excel 2007/2010/2013 ou superior para o efeito.
Passo 3: Agora conecte o office 365 ao Gmail. Para este efeito, deve usar um endpoint da migração.
Passo 4: Após criar o endpoint da migração, deve criar uma migração em massa. Depois, inicie a migração das caixas de correio do Gmail. Aqui deve também verificar se a migração foi bem-sucedida.
Passo 5: Após a verificação, atualize os registros DNS que irão redirecionar o Gmail directamente para o Office 365. Depois interrompa a sincronização com o Gmail.
Passo 6: Agora você pode facilmente migrar seus contactos e calendários para o Outlook.
Parte 5: Como Migrar Grupos do Google para Office 365?
Existem duas formas para migrar grupos do Google para Office 365, através de um plano de migração completa ou como projecto independente. Siga estes passos em baixo para realizar a migração.
Passo 1: Você deve exportar a lista de mails dos membros do grupo do CGXchange. Após a exportação, inicie a sessão no CGXchange. Esta deverá ser a mesma conta a partir de onde você pretende exportar.
Passo 2: Agora acesse o site do Google Takeout enquanto mantém a sessão iniciada no CGXchange. Agora clique no botão "Nenhum Selecionado" para selecionar apenas os dados do grupo.
Passo 3: Agora deve navegar para baixo e selecionar os "Grupos".
Passo 4: Selecione o tipo de arquivos. É recomendado selecionar o formato “.zip”. Depois selecione "Criar Arquivo".
Passo 5: Agora nas opções disponíveis, selecione a opção para baixar via email ou para seu OneDrive no 365.
Conclusão:
Se você está farto de estar sempre a alternar do Google Docs para Word e vice-versa, o Office 365 pode ser a melhor solução. Esta plataforma oferece-lhe uma maior escalabilidade, segurança, controles administrativos, e privacidade, tudo por um baixo custo. Como vê, neste artigo acabámos de simplificar todo o processo complexo de migrar do Google para o Office 365.
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Alexandre Garvalhoso
staff Editor