iPhone 13 Sobreaquecendo? Aqui Estão as Dicas de Como Resfriá-lo!
Ninguém gosta de um celular sobreaquecendo, especialmente se for um iPhone 13 sobreaquecendo. Saiba por que seu iPhone está sobreaquecendo e como resfriar um iPhone 13 sobreaquecendo, junto com passos para prevenir o sobreaquecimento do iPhone 13.
Sep 09, 2024 • Arquivado para: Gerenciador de Celular • Soluções comprovadas
É alarmante encontrar seu novo iPhone 13 sobreaquecendo. Pode ser que seu iPhone 13 esteja atipicamente morno ou quente ao toque. Aqui temos maneiras de resfriar um iPhone 13 sobreaquecendo e passos a tomar para garantir que ele permaneça frio posteriormente.
Parte I: Por que o iPhone 13 Está Sobreaquecendo?
O iPhone sobreaquecendo é um problema para usuários Apple que, por acaso, têm em mãos seus iPhones desconfortavelmente mornos ao toque ou mesmo quentes demais para tocar. Se algo similar está acontecendo com o seu iPhone 13, seu iPhone 13 está sobreaquecendo. Por que um iPhone 13 sobreaquece? Há diversos motivos para que isso ocorra, e aqui temos uma lista das razões mais comuns por que seu iPhone 13 está sobreaquecendo.
Razão 1: Carregamento Rápido
Os iPhones costumavam ser zombados pelo carregamento vagaroso quando suas caixas vinham com um mísero carregador de 5W. Hoje, a caixa vem sem carregador, mas os novos iPhones são compatíveis com o carregamento rápido usando um adaptador de 20W ou superior, que você pode comprar separadamente. Caso você esteja usando o novo o novo adaptador de energia de 20W da Apple, seu iPhone 13 será sempre carregado rapidamente. Isso pode aquecer o celular e pode ser o motivo pelo qual seu iPhone 13 está sobreaquecendo.
Razão 2: Uso Enquanto Carrega o iPhone
Se seu iPhone está carregando e você está desempenhando alguma atividade dispendiosa no iPhone, como jogar um jogo, isso deverá sobreaquecer seu iPhone rapidamente. Da mesma forma, fazer chamadas de vídeo é outro cuplado por sobraquecer um celular mais rapidamente que o normal enquanto ele carrega.
Razão 3: Uso Intenso
O uso intenso pode incluir o uso de aplicativos que ocupam CPU e GPU e consomem um monte de energia rapidamente, como jogos, e aplicativos de edição de fotos e vídeos, utilização de câmeras (fazer vídeos ou videochamadas) e utilização de aplicativos que nem usam tanta capacidade do sistema, mas ainda assim consomem mais energia que o comum, como aplicativos usados para assistir a vídeos, baixados ou por serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime, YouTube, Hulu, etc. Fazer qualquer uma dessas combinações junto vai detonar a bateria logo e se enquadra como o uso intenso que pode aquecer o celular, de moderadamente a insuportavelmente quente, a depender do momento e do tip ode uso ao qual o celular foi submetido.
Razão 4: Fazer Chamadas Quando o Sinal Está Ruim
Você pode nem pensar muito nisso, mas se você só tem um "pauzinho" de sinal e faz chamadas longas ou até mesmo videochamadas, isso poderá levar o iPhone 13 a sobreaquecer, pois o rádio no iPhone precisa trabalhar mais intensamente para manter o iPhone conectado à rede e provavelmente exige mais energia que o habitual para funcionar.
Razão 5: Usar Apps Não Otimizados
Se você está usando apps que não foram otimizados para tirar proveito do hardware e do software mais recentes no iPhone, isso pode levar ao sobreaquecimento do iPhone 13, pois é mais provável que o código antigo cause problemas com o novo código, caso haja qualquer problema de interoperabilidade e compatibilidade.
Parte II: Como Resfriar um iPhone 13 Sobreaquecendo
Quando você percebe que seu iPhone 13 está sobreaquecendo, esteja ele incomumente morno ou desconfotavelmente quente, torna-se necessário fazer cessar seja lá o que estiver acontecendo com o iPhone para auxiliar no seu resfriamento. Eis algumas maneiras para você resfriar um iPhone 13 sobreaquecendo.
Solução 1: Parar de Carregar
Se o seu iPhone 13 está carregando e você percebeu que está sobreaquecendo, basta parar o carregamento e retirar o cabo. Isso evitará que esquente ainda mais e o iPhone deverá começar a esfriar aos poucos. Para acelerar esse processo, você pode optar por ligar um ventilador.
Solução 2: Feche Todos os Apps no iPhone
Feche à força todos os aplicativos no iPhone sobreaquecendo para garantir que os apps não estão mais em atividade no fundo. Para fechar os apps, você precisa entrar no App Switcher:
Passo 1: Deslize para cima a partir da extremidade inferior da tela do celular, mas não deixe a tela. Em vez disso, deslize para cima até receber uma resposta tátil e ver o App Switcher.
Passo 2: Agora dê um toquinho para cima nos cartões de aplicativos para fechá-los. Quando o último aplicativo aberto for fechado, o App Switcher retornará à tela inicial.
Solução 3: Desligue o iPhone 13
Se o seu iPhone 13 está sobreaquecendo demais de modo que está desconfortavelmente quente, e nem fehcar os apps nem deixar de carregá-lo ajuda, a próxima coisa que você pdoe tentar fazer é desligar o celular. Eis como desligar um iPhone 13:
Passo 1: Acesse as Configurações > Geral > Desligar
Passo 2: Deslize o controle deslizante completamente para a direita e desligue o aparelho.
Não use o aparelho até que ele esfrie.
Solução 4: Tire Todas as Capinhas Protetoras
Ao lidar com um iPhone 13 sobreaquecendo, é melhor remover todas as capinhas de proteção do aparelho, de modo que o aparelho seja capaz de irradiar todo o calor para fora, de modo completo e eficiente, sem obstáculos da capinha protetora que você pode estar usando.
Solução 5: Colocar o iPhone num Local Fresco
Se você está debaixo do sol e seu iPhone 13 sobreaquece, não coloque-o em sua mochila para afastá-lo do sol, pois isso pode apenas bloquear a ventilação. Em vez disso, saia debaixo do sol e deixe o iPhone esfriar num local bem-ventilado.
Sobre Tentar Esfriar Rapidamente um iPhone Sobreaquecendo
Pode passar pela sua cabeça utilizar o compartimento de refrigeração da geladeira para esfriar rapidamente o iPhone sobreaquecendo. Afinal de contas, qual outra maneira melhor dee resfriamento do que uma lufada de ar gelado, certo? A ideia é clara, mas o problema aqui é que o iPhone está quente por dentro e o ar gelado que tocar na superfície do iPhone sobreaquecendo tem um diferencial de temperatura suficiente para criar condensação dentro do iPhone. Isso é algo que você não quer que aconteça, pois deverá gerar danos por líquido e anulará a garantia do aparelho, podendo até mesmo destruí-lo. Evite essa tentação e use os métodos descritos acima.
Parte III: Efeitos Colaterais do Sobreaquecimento
Sobreaquecimento nunca é bom para o seu iPhone. É certo que haverá efeito colateral num iPhone sobreaquecendo, às vezes perceptível, às vezes não. Depende da frequência e da temperatura com que o iPhone sobreaquece. Se for uma ou duas vezes, não causará nenhum dano permanente a nada, mas se o iPhone 13 sobreaquece diversas vezes no mesmo dia por vários dias, isso terá sérias consequências sobre o iPhone.
Efeito Colateral 1: O calor destrói a capacidade e a vida útil da bateria
O calor é inimigo das baterias. Então, quando seu iPhone 13 sobreaquece, esse calor, danificará as baterias, dependendo da quantidade de tempo em que as baterias são submetidas a ele, e você verá uma capacidade e vida útil reduzida da bateria.
Efeito Colateral 2: Baterias Inchadas
Um iPhone 13 que sobreaquece regularmente terminará com uma bateria inchada mais cedo ou mais tarder e você terá que substituir a bateria, provavelmente com dinheiro do seu próprio bolso.
Efeito Colateral 3: Chassis deformado
Se o iPhone sobreaquecendo leva a uma bateira inchada, aquela bateria não tem para onde inflar a não ser para cima, pois é o caminho mais simples de saída para ela. Isso significa que a tela de seu iPhone corre risco e o próprio chassis pode se dobrar, pois iPhones são construídos com tolerância excessivamente estreita, sem quase nenhuma margem de espaço para nada.
Os iPhones são construídos a partir de projetos longamente pensados e isso inclui redes de segurança, que auxiliam a evitar qque o iPhone se aquece em demasia. Quando o iPhone detecta que a temperatura interna do iPhone está fora da margem de funcionamento prevista, especialmente quando a temperatura estiver mais alta, ele exibe um aviso ao usuário, que não pode fazer nada nesse ponto, até que o programa identifique que a temperatura voltou ao padrão normal.
Você deseja saber o que pode fazer para prevenir que o seu iPhone 13 sobreaqueça novamente?
Parte IV: Prevenir o Sobreaquecimento
Com apenas algumas medidas de precaução você pode garantir que nunca correrá o risco de sobreaquecer o iPhone. Essas medidas garantirão que sua experiência com o iPhone seja sempre ideal.
Medida 1: Enquanto Carrega o iPhone
Quando estiver carregando o celular, evite usar o iPhone. Isso não quer dizer evitar como se evita uma praga, mas sim apenas limitar o quanto for possível. Se você precisa usar o celular para fazer ou receber chamadas, desligue o cabo de carga e então use o celular. Responder a notificações uma vez ou outra está bem.
Medida 2: Ao Escolher Capinhas Para Seu iPhone
Quando você escolher uma capinha para seu iPhone, certifique-se de comprar de uma empresa respeitável e uma capinha que não interfira com o manuseio desejado e próprio do seu iPhone de qualquer forma.
Medida 3: Ao Usar Aplicativos
Quando você quer usar um aplicativo pesado, como um jogo ou app de edição de fotos/vídeos, feche todos os outros apps. Depois de jogar ou editar, feche o app editor ou o jogo.
Medida 4: Minimize a Busca por Redes (Bluetooth, Wi-Fi, etc.)
Quando você deixa Bluetooth e/ ou Wi-Fi ativado(s), o celular busca constantemente nas cercanias por algo compatível para se conectar. Quando não estiver usando Wi-Fi e Bluetooth, desconectá-los poderá evitar sobreaquecer o iPhone.
Medida 5: Usar Chamadas Wi-Fi
Assim como é inteligente desligar o Bluetooth e o Wi-Fi quando não forem usados, é inteligente não usar seus dados móveis se a recepção de seu sinal estiver ruim, e trocar para o Wi-Fi. Se você está num local em que o sinal é ruim por tempo prolongado, por exemplo se sua casa tem má recepção de sinal, vale a pena ativar a ligação por Wi-Fi em seu aparelho, para que seu telefone não gaste energia tentando manter-se conectado à rede celular para tudo, e sim conectar-se ao sinal muito mais forte de Wi-Fi e, consequentemente, usar muito menos energia, gerando muito menos calor, e não sobreaqueça.
Eis como ativar Chamadas Wi-Fi, se sua rede permitir isso:
Passo 1: Acesse Configurações > Telefone
Passo 2: Deslize para baixo e, sob Chamadas, ative Chamadas Wi-Fi.
Medida 6: Sobre Manusear o iPhone
Uma coisa é estar caminhando no sol e usando seu iPhone e outra coisa completamente diversa é deixar um iPhone num carro com o sol incidindo diretamente sobre o aparelho. A segunda conduta pode levar o iPhone ao sobreaquecimento. Isso pode acontecer ainda mais rapidamente com as janelas fechadas. Quando o iPhone estiver no carro, garanta que está longe da luz solar direta e nunca saia e deixe-o lá dentro.
Seguindo esses passos, você garantirá que o iPhone não fique desconfortavelmente morno ou quente e sobreaqueça.
Conclusão
Um iPhone sobreaquecendo pode assustar, considerando as histórias de terror à disposição na internet sobre celulares que explodem. Portanto, medidas práticas devem ser tomadas para esfriar o iPhone 13 sobreaquecendo e, então, mais medidas devem ser tomadas para que o iPhone não sobreaqueça novamente.
Categorias
Artigos Recomendados
Transferir Celular
- 1 Transferir Dados entre iOS e Android
- Transfere mensagens WhatsApp
- Como transferir contatos - iPhone para Android
- Como transferir SMS entre Android
- Transferência entre iPhone e Android
- 2 Dicas de Modelos Diferentes de iOS
- Como Remover Conta do iCloud
- Como corrigir iPhone Erro 4013/4014
- Como ignorar bloqueio de ativação do iCloud
- Soluções completas para corrigir erro 9 quando atualizando iPhone / iPad
- 3 Dicas de Modelos Diferentes de Android
- Transferidores de Arquivos para Mac
- Passos para Recuperar a Senha da Samsung
- Como Baixar Software Andorid no Samsung
- Samsung Kies Download
- O que faz se Dispositivo Não Consegue se Conectar ao Wondershare
Alexandre Garvalhoso
staff Editor