O modo DFU é uma ferramenta especial para corrigir erros do iOS. Aprenda como entrar e sair do modo DFU no iPhone SE, iPhone SE2 e iPhone SE 2025
Feb 26, 2025 • Arquivado para: Reparação do Sistema • Soluções comprovadas
Qualquer problema que você encontre no seu iPhone SE pode ser resolvido reiniciando-o. Entretanto, ficar preso em um loop de reiniciação é um problema e, às vezes, você precisa entrar no modo de recuperação. Se o modo de recuperação não funcionar, o modo DFU fará com que seu iPhone SE seja restaurado, não importa seu estado.
Enquanto o modo de recuperação usa o iBoot para atualizar seu iPhone, o DFU permite que você volte a versões anteriores, já que não utiliza um agente iBoot. O processo de ativação do modo DFU do iPhone SE 2020s é o mesmo que dos iPhones SE e SE 2s. Siga o guia abaixo para aprender como acessar o modo DFU nos iPhones da série SE, se tiver interesse em fazer isso.
O modo DFU não utiliza o baixador iBoot que o modo de recuperação utiliza para restaurar seu iPhone às configurações originais de fábrica. Ele também permite que você altere o firmware e selecione qual você quer instalar no seu iPhone. Um hard reset, enquanto isso, é o que a maioria das pessoas chama de "botão do pânico", já que força o iPhone a reiniciar.
Aqui está uma tabela que compara as diferenças entra um hard reset, o modo DFU e o modo de recuperação.
Depois de ler como funciona o modo DFU, é hora de aprender como habilitá-lo. É um pouco diferente do processo em outros iPhones, pois o SE ainda tem o botão Home.
Aqui está como habilitar o modo DFU nos iPhones SE 1 (2016), SE 2 (2020) e SE 3 (2022).
Veja como entrar no modo DFU se você tem a primeira versão do iPhone SE.
Passo 1: Conecte seu iPhone SE a um computador usando um cabo USB. Abra o iTunes.
Passo 2: Segure o botão Home. Faça o mesmo com o botão de bloqueio. Espere 8 segundos e solte o botão de bloqueio. Continue segurando o botão Home.
Passo 3: Aguarde por um alerta do iTunes que vai te notificar que um dispositivo em modo de recuperação foi detectado, como mostrado abaixo.
Nota
Se o logo da Apple aparecer nesse processo, você segurou o botão Home por tempo demais. Será preciso refazer o processo do começo.
Aqui está como acessar o modo DFU se você tem os modelos mais recentes do iPhone SE.
Passo 2: Aperte e solte rapidamente o botão de aumentar o volume. Faça o mesmo com o botão de abaixar o volume. Em seguida, aperte e segure o botão lateral. Quando a tela do iPhone ficar preta, continue segurando o botão lateral e o de abaixar o volume simultaneamente. Espere 5 segundos antes de soltar o botão lateral. Continue segurando o botão do volume até que o iTunes reconheça seu iPhone.
Passo 3: Solte o botão do volume quando seu aparelho for detectado. Espere aparecer um pop-up no iTunes, como mostrado abaixo.
Observação:
Algumas pessoas confundem o modo DFU com o modo de recuperação. No modo DFU, a tela do seu iPhone vai continuar completamente preta quando o iTunes notificar que seu dispositivo foi reconhecido.
Veja o que precisa fazer para sair do modo DFU.
Usamos um método diferente para sair do modo DFU no iPhone SE 1 do que usamos nos modelos 2020 e 2022, Leia abaixo para aprendê-lo.
Segure o botão Home. Faça o mesmo com o botão de bloqueio até que o logo da Apple apareça na tela.
Pressione e solte Aumentar Volume. Faça o mesmo com o botão de abaixar o volume. Em seguida, aperte e segure o botão lateral. Continue segurando até que o logo da Apple apareça na tela.
Se o seu iPhone ficou preso no modo DFU devido a uma atualização, você pode usar o iTunes para restaurá-lo.
Veja aqui como restaurar seu iPhone SE no modo DFU com o iTunes.
Passo 2A (iPhone SE 2016): Segure o botão Home. Faça o mesmo com o botão de bloqueio. Espere 8 segundos e solte o botão de bloqueio. Continue segurando o botão Home.
Passo 2B (iPhone SE 2020 e 2022): Aperte e solte rapidamente o botão de aumentar o volume. Faça o mesmo com o botão de abaixar o volume. Em seguida, aperte e segure o botão lateral. Quando a tela do seu iPhone ficar preta, continue segurando o botão lateral juntamente com o botão de abaixar o volume. Espere 5 segundos antes de soltar o botão lateral. Continue segurando o botão do volume até que o iTunes reconheça seu iPhone.
Passo 3: Tanto para o passo 2A quanto para o 2B, espere aparecer um pop-up no iTunes, como a imagem mostra. Clique em Ok no pop-up.
Passo 4: Procure pelo seu iPhone SE em Locais. Quando ele se destacar, clique em Restaurar iPhone. Siga os alertas na tela para que o iTunes baixe o programa no seu computador. Espere a restauração terminar. Se ela for concluída com sucesso, seu iPhone SE irá reiniciar automaticamente como um novo dispositivo, ou você pode restaurá-lo com um backup.
Existem situações onde o modo DFU do seu iPhone SE não será o suficiente para resolver os problemas do iOS. Se isso acontecer, usar um programa dedicado como o Dr.Fone - Reparo do sistema (iOS) normalmente resolve.
Principais recursos
O Dr.Fone pode resolver a maioria dos problemas do iOS sem que suas informações sejam perdidas. E aqui estão outras funcionalidades importantes.
Aqui estão os passos para reparar seu iPhone usando o Dr.Fone caso ele esteja preso no modo DFU sem que suas informações sejam perdidas.
Passo 1: Baixe e instale o Dr.Fone - Reparo do sistema (iOS) e abra o programa em seu computador. Depois, conecte seu iPhone ao computador usando um cabo USB.
Passo 2: Clique em Reparo de sistema e baixe o firmware correto para seu iPhone.
Passo 3: Demora cerca de 10-15 minutos para recuperar seu iPhone que está preso no modo DFU. Espere até que o processo de reparo padrão termine, evitando usar o iPhone para outras atividades. A imagem abaixo deve aparecer quando o processo de reparo estiver completo.
Seu aparelho será atualizado para a versão mais recente do iOS para corrigir o problema do iPhone preso no modo DFU.
Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes sobre o modo DFU.
Ao contrário do modo de recuperação, o modo DFU está embutido no hardware e não pode ser manipulado. Não é recomendável entrar no modo DFU se o seu iPhone sofreu danos de componentes internos. Se isso aconteceu com você, é melhor consertar seu iPhone com uma ferramenta dedicada como o Dr.Fone - Reparo do sistema (iOS).
O modo DFU fará a tela do seu iPhone ficar preta e só o iTunes vai te notificar quando seu aparelho for detectado. Se o logo da Apple aparecer quando estiver tentando acessar esse modo, então você não realizou corretamente os passos. Será preciso refazer tudo do início.
O modo de recuperação e o modo DFU são duas soluções completamente diferentes. O primeiro usa o iBoot para fazer um upgrade no seu iPhone, enquanto o DFU permite tanto o upgrade quanto o downgrade, já que este modo não possui um agente iBoot. Como mencionado anteriormente, o modo DFU está embutido no hardware e não pode ser manipulado.
O modo DFU funciona no iPhone SE da mesma forma que funciona no iPhone 8 e nos modelos anteriores. Isso também vale para o modo DFU do iphone SE 2020, já que ele ainda tem o botão Home. Entretanto, se o modo DFU não resolver seus problemas, recomendamos que use um programa dedicado ao invés disso.
O Dr.Fone - Reparo do sistema (iOS) permite que você corrija a maioria dos problemas do iPhone, mesmo que seu aparelho tenha sofrido danos internos. O Dr.Fone tem uma usabilidade amigável para iniciantes e não precisa de nenhuma habilidade para ser operado. É um processo bem rápido e simples, então você pode reparar seu iPhone SE em minutos.
staff Editor