Como usar o Compartilhamento por Proximidade entre Android e Windows
Use o Compartilhamento por Proximidade para compartilhar arquivos entre dispositivos Android e Windows sem esforço. Nosso guia passo a passo ajudará você a começar a usá-lo rapidamente.
Sep 10, 2024 • Arquivado para: Gerenciador de Celular • Soluções comprovadas
Compartilhar arquivos entre dispositivos Android e Windows pode ser difícil em um mundo onde a maioria das pessoas usa ambos. Mas a transferência de arquivos ficou muito mais simples quando o recurso de Compartilhar por Proximidade foi introduzido. Esse recurso é uma opção popular para usuários de Android e Windows, pois permite o compartilhamento contínuo de arquivos entre dispositivos compatíveis.
Se você está procurando uma maneira fácil de compartilhar arquivos entre seus dispositivos Android e Windows usando o Compartilhamento por Proximidade, você está no lugar certo. Neste post, vamos orientá-lo passo a passo em todas as etapas do procedimento. Assim, você pode transferir arquivos rapidamente entre seus dispositivos sem o uso de fios ou outro software.
No final deste artigo, você será um especialista no uso do Compartilhamento por Proximidade entre Android e Windows e se perguntará como conseguia transferir arquivos entre seus dispositivos antes sem ele! Então vamos começar.
Sumário
- O que é Compartilhamento por Proximidade
- Como ativar o Compartilhamento por Proximidade em dispositivos Android e Windows
- Como compartilhar arquivos via Compartilhamento por Proximidade entre Android e Windows
- Vantagens e Desvantagens do Compartilhamento por Proximidade
- O melhor método alternativo para transferir arquivos entre Android e Windows
O que é Compartilhamento por Proximidade
O Google lançou a função Compartilhamento por Proximidade, que permite a transferência perfeita de arquivos entre dispositivos compatíveis, como PCs com Windows, smartphones Android e tablets. É uma maneira rápida e confiável de trocar fotos, vídeos, documentos e outros tipos de arquivo, pois transfere arquivos usando Bluetooth, Bluetooth Low Energy, WebRTC e Wi-Fi ponto a ponto.
Não há necessidade de um software adicional ou conexão com a internet para usar o Compartilhamento por Proximidade, que é simples de usar. Ele é um substituto prático para as técnicas tradicionais de compartilhamento de arquivos, como e-mail ou cabos USB. Você pode transferir arquivos de forma rápida e sem esforço usando o Compartilhamento por Proximidade com alguns cliques ou toques entre seus dispositivos Android e Windows.
Uma variedade de tecnologias sem fio, incluindo Bluetooth, Bluetooth Low Energy, WebRTC e Wi-Fi ponto a ponto, formam a base da operação do Compartilhamento por Proximidade. Primeiramente, o recurso de Compartilhamento por Proximidade busca dispositivos próximos executando o Compartilhamento por Proximidade e tem a funcionalidade ativada quando um usuário deseja compartilhar um arquivo com ele. O usuário pode escolher o dispositivo com o qual deseja compartilhar o arquivo quando os dispositivos forem reconhecidos.
O Compartilhamento por Proximidade está disponível em dispositivos Android com Android 6.0 (Marshmallow) ou versões posteriores do sistema operacional. O recurso também está disponível no Windows 10 versão 1803 ou posteriores. Para usar o Compartilhamento por Proximidade no Windows, você precisa ter suporte para Bluetooth e Wi-Fi em seu dispositivo.
Para verificar se o seu PC com Windows oferece suporte ao Compartilhamento por Proximidade, vá para "Configurações", depois "Sistema" e procure por "Experiências Compartilhadas". Se Compartilhamento por Proximidade estiver listado, seu PC oferece suporte ao recurso.
Como ativar o Compartilhamento por Proximidade em dispositivos Android e Windows
Em dispositivos Windows e Android, habilitar o Compartilhamento por Proximidade é um processo rápido e fácil que requer apenas alguns passos. Uma vez habilitado, o compartilhamento de arquivos entre seus dispositivos é simples e não requer cabos ou um software extra. Nesta parte do artigo, orientaremos você na configuração do Compartilhamento por Proximidade em seus dispositivos Android e Windows.
Para Windows 10, siga estas instruções:
- Clique no ícone da Central de Notificações no canto inferior direito.
- Clique nos blocos de compartilhamento por Bluetooth e por Proximidade aqui.
Para Android, siga estas instruções:
- No seu dispositivo Android, vá para "Configurações", role para baixo, procure por "Dispositivos Conectados" e toque nele.
- Toque em "Preferências de Conexão", selecione "Compartilhar por Proximidade" e ative-o.
- Depois de habilitar o Compartilhamento por Proximidade, você deve definir as configurações de visibilidade do dispositivo para quando o Compartilhamento por Proximidade estiver ativo. As pessoas podem localizar seu smartphone usando um dos três métodos.
Como compartilhar arquivos via Compartilhamento por Proximidade entre Android e Windows
Depois de habilitar o Compartilhamento por Proximidade, você pode começar a compartilhar arquivos em seus dispositivos Android e Windows. Usar o Compartilhamento por Proximidade para compartilhar arquivos é um processo rápido e fácil que requer apenas alguns cliques ou toques. Nesta seção, orientaremos você no processo de compartilhamento de arquivos usando o Compartilhamento por Proximidade de Android para Windows e Compartilhamento por Proximidade de dispositivos Windows para Android. Compartilhar documentos, filmes ou qualquer outro tipo de mídia é simples usando o Compartilhamento por Proximidade. Então vamos lá!
- Abra o Explorador de Arquivos, clique com o botão direito do mouse no arquivo que deseja compartilhar e selecione o comando "Compartilhar".
- À medida que ele procura dispositivos próximos, a caixa de diálogo Compartilhar é aberta. Se nenhum dispositivo aparecer, verifique se o Compartilhamento por Proximidade está ativado e se o outro PC ou dispositivo Android com o qual você deseja compartilhar também está com o Compartilhamento por Proximidade ativado. Clique ou pressione o nome do dispositivo com o qual deseja compartilhar o arquivo ao encontrá-lo.
- Você verá uma notificação "Compartilhando com [nome do dispositivo]" enquanto seu PC aguarda que o outro PC aceite a solicitação de compartilhamento.
Vantagens e Desvantagens do Compartilhamento por Proximidade
Para smartphones Android e Windows, existe uma função chamada Compartilhamento por Proximidade que permite o compartilhamento de arquivos entre dispositivos compatíveis sem o uso de fios ou software adicional. Embora o Compartilhamento por Proximidade ofereça uma opção rápida e fácil para transferir arquivos, ele também tem seus prós e contras. Este artigo lhe dará uma melhor compreensão do que o Compartilhamento por Proximidade oferece, caso você esteja pensando em usá-lo para suas necessidades de compartilhamento de arquivos ou esteja apenas interessado em suas vantagens e desvantagens.
Vantagens
- Conveniência:Sem o uso de cabos ou software adicional, o Compartilhamento por Proximidade facilita a troca de dados entre dispositivos compatíveis.
- Transferência rápida de arquivos: O Compartilhamento por Proximidade transfere arquivos de forma rápida e eficaz usando tecnologias sem fio como Wi-Fi ponto a ponto e Bluetooth.
- Securança: O Compartilhamento por Proximidade distribui arquivos por meio de uma conexão segura e criptografada, mantendo suas informações seguras.
- Sem necessidade de internet:Você pode transferir arquivos com o Compartilhamento por Proximidade, mesmo sem uma conexão com a internet.
- Compatibilidade: A maioria dos dispositivos Android com Android 6.0 ou superior, bem como Windows 10 versões 1803 ou posterior, são compatíveis com o Compartilhamento por Proximidade.
Desvantagens:
- Compatibilidade restrita de dispositivos: O Compartilhamento por Proximidade pode não funcionar em dispositivos Android ou desktops Windows mais antigos. Além disso, nem todos os dispositivos são compatíveis com o serviço.
- Alcance restrito: O Compartilhamento por Proximidade tem um alcance de apenas alguns metros; portanto, os dispositivos devem estar próximos para que a transferência seja bem-sucedida.
- Restrição de tamanho de arquivo: O Compartilhamento por Proximidade tem um limite de tamanho de arquivo de 1 GB, o que pode não ser suficiente para arquivos maiores.
- Funcionalidade limitada: O Compartilhamento por Proximidade é apenas um recurso simples de compartilhamento de arquivos; ele não fornece funcionalidades mais complexas, como compartilhamento de pastas ou gerenciamento de dispositivos.
- Descarregamento da bateria: O uso do Compartilhamento por Proximidade pode esgotar a bateria do seu dispositivo, principalmente se você estiver enviando e recebendo arquivos grandes por um longo período de tempo.
O melhor método alternativo para transferir arquivos entre Android e Windows
Embora conectar um aparelho Android a um PC Windows usando um cabo USB seja um procedimento comum há muito tempo, nem sempre é a melhor escolha. Encontrar um método diferente para transferir dados do Android para o Windows tornou-se cada vez mais essencial nos dias atuais. Alguns dos motivos para procurar uma alternativa são:
- Compatibilidade: É possível que alguns dispositivos Android não funcionem com o sistema operacional Windows, o que pode dificultar a transferência de arquivos entre os dois dispositivos.
- Securança:Ao compartilhar arquivos por meio de uma conexão USB, você corre o risco de expor seu smartphone Android a vírus e malware que podem comprometer seus dados pessoais.
- Conveniência:Usar um cabo USB para transmitir arquivos pode ser demorado e difícil porque exige acesso físico a ambas as máquinas.
- Tamanhos de arquivos muito grandes:Usar um cabo USB pode não ser prático se você precisar transferir arquivos grandes porque pode levar muito tempo.
Recuperação de dados, desbloqueio de tela e transferência de arquivos são apenas alguns dos recursos disponíveis para smartphones Android e iOS no aplicativo de software Dr. Fone. Os usuários podem transferir arquivos de forma rápida e simples (como o Compartilhamento por Proximidade de Android para Windows 10/11) entre dispositivos usando o recurso de transferência de arquivos do Dr. Fone sem o uso de um cabo USB.
- O Fone permite que os usuários transfiram arquivos sem fio entre seus aparelhos Android e desktops Windows.
- Uma ampla variedade de formatos de arquivo é suportada pelo Dr. Fone, incluindo contatos, mensagens, fotos, vídeos, músicas e muito mais. Isso facilita a transferência de diferentes tipos de arquivos entre dispositivos.
Um guia de usuário passo a passo foi anexado abaixo para que você possa transferir facilmente seus arquivos do Android para o PC sem problemas.
Observação: Você precisará do Dr. Fone Link instalado em seu dispositivo móvel. Você pode baixá-lo na Play Store.
- Execute o Dr. Fone no seu PC e o Dr. Fone Link no seu dispositivo móvel.
- Vá para Meu Dispositivo à esquerda e escaneie o código QR usando o Dr. Fone Link do seu Android.
- Depois que seu dispositivo estiver conectado, clique em seu dispositivo e você verá todos os tipos de arquivos, como imagens, vídeos e músicas.
- Depois de clicar na imagem, você pode selecionar as imagens que deseja transferir para o seu dispositivo.
- Após a seleção, clique em "Para PC" para transferir seus arquivos.
Resumo
Em conclusão, este artigo serve como um recurso valioso para quem quer usar o Compartilhamento por Proximidade para transferir arquivos entre seus dispositivos Android e Windows. Ele discute a funcionalidade do recurso, como compartilhar arquivos entre dispositivos e como ativar o Compartilhamento por Proximidade em ambos os dispositivos.
O artigo também lista os sistemas operacionais Windows e Android que funcionam com o Compartilhamento por Proximidade. Os usuários podem transferir arquivos entre seus dispositivos Android e Windows seguindo as instruções deste artigo sem conexão por fios ou software adicional.
Categorias
Artigos Recomendados
Recuperação de Dados no Android
- 1 Recuperação no Android
- 1.1 Recuperar Fotos Excluídas no Android
- 1.2 Recuperar Vídeos Excluídos do Android
- 1.3 Baixar o Android Data Recovery
- 1.4 Reciclagem do Android
- 1.5 Recuperar Registros de Chamadas Excluídos no Android
- 1.6 Recuperar Músicas Excluídas do Android
- 1.7 Recuperar Contatos Excluídos do Android
- 2. Alternativas ao Android Data Recovery
- 3. Resolução de Problemas no Android
- 3.1 Recuperação Personalizada no Andorid Custom Recovery
- 3.2 Aplicativos para Reiniciar o Android
- 3.3 Applock para Android
- 3.4 Aplicativos de Bloqueio para Android
- 3.5 Modo de Download do Android
- 3.6 Infelizmente o Process.com.android.phone Parou
- 3.7 Modo de Recuperação do Android
- 3.8 Bloqueado na Recuperação de Sistema do Android
- 3.9 Problemas com a Bateria do Huawei

Alexandre Garvalhoso
staff Editor