Você foi furtado ou perdeu seu smartphone? Se precisa bloquear seu IMEI abra esse artigo!
Feb 26, 2025 • Arquivado para: Desbloquear Dispositivos • Soluções comprovadas
Bloquear o IMEI pode ser uma tarefa muito fácil para quem tem certo conhecimento com tecnologia, mas para os que não tem certa habilidade o trabalho já fica mais difícil. Foi pensando nisso que fizemos esse artigo e dar algumas dicas simples de como bloquear o IMEI do seu iPhone ou Android. Vamos descobrir juntos? Veja, abaixo.
O IMEI, sigla para International Mobile Equipment Identity, é um registro de identificação do seu celular ele pode conter até 16 dígitos. Cada aparelho tem seu próprio número de IMEI e, portanto, essa informação pode ser utilizada para bloquear o acesso às funções de rede do dispositivo em caso de roubo. (Lembrando que só impossibilitará o dispositivo de usar as redes do SIM, as funções dos smartphone ainda continuaram funcionando).
Há diversas formas de descobrir o IMEI do seu celular. Os especialistas sempre recomendam, que logo após a compra de um novo smartphone ou iPhone que se olhe o número de IMEI. No entanto, se você não fez isso e foi roubado, você ainda tem a opção de olha na caixa do produto ou na nota fiscal. Fique calmo que iremos ensinar todas as formas de ver o IMEI.
De forma bem prática se pode olhar o IMEI pelo próprio dispositivo, mas ressaltando que a maioria dos dispositivos Android tem duas entradas SIM, cada uma conta com um IMEI diferente. Veja, abaixo e siga os passos:
Esse método funciona em todos os aparelhos sendo iPhone ou Android. No entanto, ainda temos mais duas opções.
Se você utiliza iPhone, em seu navegador acesse appleid.apple.com e entre com seu ID. Então, vá para a opção "Dispositivos" e seu IMEI será exibido. No Android, acesse google.com/android/find logo após, clique no ícone de informações para ter acesso ao número.
Mas se as opções acima ainda não foram do seu agrado, temos mais um método.
No Android, vá para configurações, abra a tela “Sobre o Telefone” e procure pela opção IMEI
No caso do iPhone, vá “Ajustes” e acesse a opção “Sobre” e localize os dados os dados.
Os metodos litados acima funcionam em todos dispositivos, sendo Android (Samsung, Motorola etc) ou iOS (iPhone).
Para rastrear o IMEI temos muitas opções e agora iremos listar todas elas, com o seu IMEI em mãos veja os passos a seguir:
Método 1: Como rastrear o IMEI do aparelho usando Google?
Para rastrear um celular através do Google, o número do IMEI também é necessário. Com isso, você poderá bloquear o seu aparelho e evitar possíveis transtornos.
Para rastrear o aparelho usando o Google, acesse o site “Encontre meu Dispositivo” e, em seguida:
Você também tem as opções de dar comandos para o aparelho emitir um som, bloquear o smartphone e até mesmo apagar todas as informações nele contidas.
Método 2: Como rastrear o IMEI usando Samsung?
Os usuários de smartphones Samsung tem uma opção “extra” de rastreamento, mas antes de tudo essa opção tem que estar ativa em seu Samsung.
Rastreamento: Acesse o site Find my Mobile - Samsung, e em seguida:
Método 3: Como rastrear o IMEI usando Motorola?
Os usuários de Motorola também contam com essa camada de segurança “extra” feita pelo fabricante.
Mas ressaltando que essa opção não servirá para bloqueio, No entanto, será útil para rastrear o dispositivo.
Para rastrear um aparelho da Motorola, siga o passo a passo:
Método 4: Como rastrear o IMEI usando iPhone de forma rápida e prática?
Para rastrear o seu iPhone pelo IMEI a Apple disponibiliza essa opção em todos os iPhones, veja a seguir;
Depois de ter aprendido como achar o IMEI e também rastreá-lo, vamos agora ensinar como bloqueá-lo, sim tem como bloquear o IMEI em casos atípicos. Porém, para fazer o bloqueio você terá de entrar em contanto com a operadora, no caso de bloqueio de IMEI somente eles o fazem. Veja, logo a seguir;
Passo 1: Como bloquear o IMEI usando a operadora?
Depois de rastrear o aparelho você tem a opção de fazer um boletim de ocorrência. Vá até uma delegacia da Policia Civil, talvez seja necessário que você apresente o IMEI do dispositivo a ser bloqueado. No entanto, para a conveniência de todos a Polícia Civil faz todos esses trâmites no site, então você também tem a opção de fazer tudo isso online.
Logo após concluir o Boletim de ocorrência, o próximo passo é entrar em contato diretamente com a sua operadora e eles irão realizar os devidos bloqueios. Deixaremos os números de cada operadora, logo a seguir.
Passo 2: Aguarde o bloqueioNo final do atendimento, a operadora solicitará o bloqueio. Com esse procedimento feito a operadora dará 24 horas para que o aparelho furtado tenha o IMEI bloqueado, ao final do processo o aparelho estará impossibilitado de usar todas as operações que sejam necessárias o uso do SIM.
Consigo desbloquear um celular bloqueado com o IMEI? Sim! Tem essa opção. Essa deve ser a pergunta que todos vocês devem estar se fazendo agora mesmo. Vamos explicar os passos que você deve seguir para desbloquear o seu IMEI.
Se o seu aparelho foi recuperado, então terá uma opção a ser seguida;
Depois de ler todo esse artigo chegamos à conclusão de que a melhor forma e única de desbloqueio de IMEI é ir na loja da operadora que realizou o bloqueio, então apresentar o máximo de provas possíveis, para que possa realizar o desbloqueio com êxito. Ficamos felizes em saber que artigo possa ter lhe ajudado. Então, não nos deixe ansiosos e compartilhe aqui conosco como foi. E para mais dicas como estas entre em nosso blog.
Dr.Fone oferece kit de ferramentas que todas as pessoas precisam quando seu smartphone encontra alguns erros e problemas. Com o Dr.Fone, não só consegue transferir, fazer backup, recuperar dados do WhatsApp e do celular, mas também consegue reparar sistema do iOS e Android, desbloquear qualquer tipo de bloqueio de tela de celular.
staff Editor