Seu iPad está superaquecendo? Descubra as causas e soluções!
Seu iPad está superaquecendo de novo? Quer descobrir o que fez o iPad esquentar mesmo sem você fazer nada? Continue lendo para entender por que o iPad superaquece e como corrigir problemas de superaquecimento do iPad.
Oct 28, 2024 • Arquivado para: Reparação do Sistema • Soluções comprovadas
A Apple fabrica alguns dos eletrônicos de melhor qualidade do mundo. Tanto é que cada produto novo parece ultrapassar os limites da engenharia, ao mesmo tempo em que oferece melhores experiências de usuário aos clientes. Com a espessura de um Nokia 3310, podemos ter 3 iPad Air até mesmo os iPad Pro, e ainda sobrar. Você consegue imaginar isso? Mas, com esse "corpo esguio" e todas as proezas de engenharia, sempre foi um desafio manter o iPad frio. Há quem diga que a principal causa dos problemas de superaquecimento do iPad é a obsessão da Apple com a "magreza". Será? Vamos descobrir por que seu iPad está superaquecendo e o que fazer para corrigir isso.
- Parte I: Por que o iPad está superaquecendo
- Parte II: Como esfriar um iPad superaquecido
- Parte III: O que fazer se o iPad ainda estiver superaquecendo
- Parte IV: 5 Dicas de cuidados para manter seu iPad funcionando com eficiência
Assista ao vídeo abaixo para acabar com os problemas de superaquecimento do iPad
Parte I: Por que o iPad está superaquecendo
Existem várias razões pelas quais o seu iPad está superaquecendo, algumas óbvias e outras nem tanto. Se você estiver jogando um jogo com muitos gráficos, isso pode causar superaquecimento do iPad. Se você estiver assistindo a vídeos em alta resolução (4K HDR), ou se o brilho da tela estiver alto, isso também pode causar superaquecimento do iPad. Até mesmo usar a internet com sinal ruim pode causar superaquecimento do iPad, já que ele precisará trabalhar em dobro para se manter conectado à internet.
Motivo 1: Uso "pesado"
O uso pesado consiste no uso de aplicativos que sobrecarregam o processador e a unidade gráfica, além de consumir uma boa quantidade de energia da bateria, fazendo com que o circuito gere muito calor. Sem resfriamento ativo, ele pode ficar quente o suficiente para que o controle térmico seja ativado e reinicie ou até mesmo desligue o iPad. E quais são esses aplicativos?
Aplicativos de edição de fotos e de edição de vídeos, jogos com gráficos de alta qualidade, etc. Esses aplicativos podem gerar calor, e usá-los por períodos prolongados pode causar superaquecimento do iPad.
Motivo 2: Ventilação inadequada
O uso de capas que dificultem a ventilação pode acabar gerando problemas de superaquecimento do iPad. Como o calor fica preso no interior, você pode nem senti-lo do lado de fora até que seja tarde demais e o iPad já tenha aquecido a ponto de reiniciar ou desligar.
Motivo 3: Má recepção celular
Pode parecer mentira, mas uma recepção de celular ruim pode causar superaquecimento do iPad. Principalmente se você estiver usando a rede de celular para baixar grandes quantidades de dados com a recepção ruim. E por quê? Isso ocorre pois os rádios celulares estão tendo que trabalhar mais para manter o iPad conectado à internet.
Motivo 4: Aplicativos desatualizados/ mal codificados ou sistema operacional corrompido
Às vezes, quando as configurações do sistema operacional ou algum código estão corrompidos, isso pode fazer o iPad funcionar de maneiras imprevistas e causar superaquecimento do iPad. Nesta era de inúmeras correções e atualizações, qualquer coisa pode dar errado a qualquer momento, mesmo que isso geralmente não aconteça. Na maioria das vezes, porém, são aplicativos mal projetados que causam o consumo de bateria e o superaquecimento do iPad. Continue lendo para saber mais.
Motivo 5: Baterias com defeito
As baterias do iPad são projetadas para resistir ao calor até certo ponto e operar sob uma infinidade de fatores estressantes. Embora o estresse repetido possa degradar as baterias mais rapidamente do que o normal, às vezes é apenas um lote ruim e as baterias podem estar com defeito.
Parte II: Como esfriar um iPad superaquecido
Um iPad superaquecido não é como um bebê com febre, então algumas coisas não adiantam. Não acredite em piadas sobre colocar o iPad no freezer para resfriá-lo. Nunca coloque o iPad no freezer nem faça compressas de gelo para resfriá-lo mais rápido, pois isso estragará o iPad de vez. O congelamento é prejudicial à bateria e tentar reduzir a temperatura de maneira não natural por meio de resfriamento rápido resultará em condensação dentro do iPad, causando mais danos permanentes. Então, como resfriar um iPad superaquecido com segurança? Aqui estão as maneiras seguras de resfriar um iPad superaquecido.
Método 1: Não faça nada
Sim, não fazer nada é uma boa maneira de deixar o iPad esfriar rapidamente. Se você estava usando o iPad quando ele esquentou, deixe o iPad de lado e ele esfriará em alguns minutos. Essa é uma das maneiras mais rápidas de esfriar um iPad superaquecido - sem fazer nada!
Método 2: Não use durante o carregamento
Se o seu iPad estiver carregando e você o estiver usando para algo tipo editar alguns vídeos ou jogar jogos com muitos gráficos, isso vai aquecer a bateria muito, muito mais rápido. A bateria já fica aquecida durante o carregamento e o uso do iPad para jogar ou fazer qualquer outro trabalho que exija muitos gráficos, como edição/processamento de vídeo e fotos, aumentará o calor, causando o superaquecimento do iPad. Então o que fazer?
Deixe o iPad sozinho durante o carregamento para que que ele não esquente tanto. Isso é saudável para você e para o iPad.
Método 3: Use acessórios autorizados
Usar capas não autorizadas no iPad pode fazer com que o calor fique "preso", especialmente as capas de TPU (Polímero Termoplástico). Evite usar essas capas e use apenas capas genuínas da Apple ou outras capas de marcas conhecidas e projetadas de acordo com as especificações da Apple, para que o calor possa escapar do iPad mesmo com a capa. Da mesma forma, usar cabos sem marca ou adaptadores de energia abaixo do padrão pode causar problemas ao iPad a longo prazo. O fornecimento de energia precisa ser o mais limpo e estável possível. Não compre adaptadores e cabos de baixa qualidade para economizar algum dinheiro, pois isso pode ser muito mais prejudicial do que você imagina. Se o seu iPad estiver superaquecendo, remova todas as capas, desconecte o carregamento imediatamente e deixe-o esfriar por conta própria.
Método 4: Use Wi-Fi quando possível
Um iPad habilitado para rede celular pode ser super útil, e acabamos esquecendo que não estamos usando Wi-Fi. Porém, quando a recepção do celular é ruim, o iPad preciosa trabalhar muito mais (leia-se: consome mais energia da bateria) para se manter conectado às torres de celular. Se você estiver baixando grandes quantidades de dados com uma conexão ruim, isso aquecerá o iPad e poderá causar superaquecimento. Para evitar isso, use Wi-Fi onde e sempre que possível. Você não apenas obtém mais rapidez, mas também consumirá menos energia e conseguirá evitar o superaquecimento do iPad.
Método 5: Racionamento de chamadas de vídeo
Nesta era de Teams, Zoom, FaceTime e videochamadas, tanto para lazer quanto para trabalho, "racionar" as chamadas de vídeo é algo difícil. No entanto, elas consomem mais recursos e aquecem o dispositivo, e estar em videochamada o tempo todo pode levar rapidamente ao superaquecimento do iPad. Você certamente não quer isso enquanto trabalha. Então, o que fazer? Faça as videochamadas no desktop sempre que possível para poupar o iPad. Além disso, nunca carregue durante a videochamada, o iPad vai superaquecer ainda mais rápido.
Leitura adicional: Os 10 melhores aplicativos de videochamada para falar com pessoas em todo o mundo.
Parte III: O que fazer se o iPad ainda estiver superaquecendo
Se as soluções acima não adiantaram para esfriar o iPad, ou sevocê acha que o iPad ainda está superaquecendo sem nenhuma explicação mesmo seguindo os métodos apresentados, pode haver outras coisas que você precisa fazer.
1. Limite a atualização dos aplicativos em segundo plano
A Apple permite que os aplicativos sejam executados em segundo plano para determinadas tarefas, como atualização em segundo plano. Isso serve para que, ao abrir os aplicativos, você seja recebido com conteúdo novo e não precise esperar. É bom quando funciona perfeitamente e quando os desenvolvedores usam o recurso criteriosamente.
No entanto, sabe-se que aplicativos como Facebook, Instagram e Snapchat desrespeitam a privacidade do usuário e usam o recurso de atualização em segundo plano para rastrear os usuários. Toda essa atividade em segundo plano pode causar o problema de superaquecimento do iPad. Então, se você seguiu tudo acima e descobriu que o iPad ainda superaquece, claramente tem algo errado - e uma das primeiras coisas é verificar aplicativos como esses, que drenam a bateria em segundo plano, rastreando usuários e superaquecendo o iPad.
Veja como limitar a atualização de aplicativos em segundo plano para todos os apps instalados em seu dispositivo:
1º Passo: Entre em Ajustes > Geral > Atualização em 2º plano
2º Passo: Desative esta a atualização para os aplicativos que você não deseja executar em segundo plano.
Observe que você permite aplicativos como Amazon, aplicativos bancários, aplicativos de mensagens etc. em segundo plano. A ideia por trás do acesso em segundo plano aos aplicativos bancários é para que seus processos de pagamento ocorram sem problemas, mesmo que, por algum motivo, o aplicativo não esteja em foco.
2. Feche os aplicativos em segundo plano
Além da atualização em segundo plano, você também pode querer fechar os aplicativos em segundo plano. Isso faz com que o sistema tenha espaço para respirar e evita que códigos desnecessários em execução obstruam recursos, reduzindo as chances de superaquecimento do iPad. Para fechar aplicativos em segundo plano:
1º Passo: Para iPads com botão início, pressione duas vezes o botão para iniciar o seletor de apps. Para iPads sem o início, deslize de baixo para cima na tela e segure no centro para iniciar o seletor.
2º Passo: Deslize para cima os apps que você deseja fechar.
3. Corrija o iPadOS
Dr.Fone - Reparação do sistema
Corrija os erros do iOS sem perda de dados.
- Faz seu iOS voltar ao normal, sem perda de dados.
- Corrige diversos problemas do iOS, como celular travado no modo de recuperação, logo branco da Apple, tela preta, loop de inicialização, etc.
- Permite fazer o downgrade do iOS sem precisar do iTunes.
- Funciona em todos os modelos de iPhone, iPad, e iPod touch.
- Totalmente compatível com o iOS 15.
Se nada resolveu o problema, talvez seja hora de tentar corrigir o iPadOS para que tudo volte ao normal. Você pode usar o macOS Finder ou o iTunes para reinstalar o iPadOS no seu iPad, se souber como fazê-lo, ou aprender a reparar o iPadOS usando o Dr.Fone - Reparação do sistema (iOS).
O Dr.Fone é uma ferramenta baseada em módulos criada pela Wondershare para ajudá-lo a reparar seu iPhone, iPad ou dispositivos Android de maneira suave e segura, sem pedir ajuda a alguém ou pagar por reparos que você mesmo pode fazer. Como? O Dr.Fone fornece instruções claras e orientação passo a passo para que você possa reparar com confiança os problemas do seu iPhone, iPad e smartphones Android com apenas alguns cliques.
Parte IV: 5 Dicas de cuidados para manter seu iPad funcionando com eficiência
Depois de passar por todo esse aborrecimento, você pode estar se perguntando: o que fazer para manter o iPad funcionando com eficiência e evitar que esses problemas não surjam novamente? Bom, vamos ajudar você.
Dica 1: Mantenha o sistema atualizado
Manter o sistema operacional atualizado é fundamental para um sistema eficiente, pois cada atualização corrige bugs, oferecendo novos recursos e atualizações de segurança. Isso irá mantê-lo seguro e protegido online. Para verificar se há atualizações para iPadOS:
1º Passo: Vá em Ajustes > Geral > Atualização de software e veja se há alguma atualização disponível. Se sim, baixe e instale a atualização.
Dica 2: Mantenha os aplicativos atualizados
Assim como o iPadOS, os aplicativos precisam ser mantidos atualizados para que possam funcionar corretamente com o iPadOS mais recente. O código antigo pode causar problemas de incompatibilidade nos hardwares e softwares mais recentes, portanto, os aplicativos devem ser atualizados. Veja como verificar se há atualizações de aplicativos:
1º Passo: Abra a App Store no iPad e toque na sua foto de perfil no canto superior.
2º Passo: Você verá uma lista com as atualizações de aplicativos, se houver alguma. Você pode atualizá-los manualmente caso ainda não tenham sido atualizados automaticamente.
Dica 3: Use o iPad em um ambiente legal
Use o iPad em um ambiente fresco. Usar o iPad sob o sol escaldante para editar um vídeo ou jogar um jogo pode ser bom por alguns minutos, mas depois de um tempo você corre o risco de aquecer o iPad. Da mesma forma, deixar o iPad em um carro com luz solar direta e as janelas fechadas literalmente assará o iPad rapidamente. Usar o iPad em locais de muita umidade, como saunas ou áreas como praias também pode causar problemas.
Dica 4: Use apenas acessórios autorizados
É melhor usar apenas carregadores e cabos certificados pela Apple, especialmente para carregar. Claro, eles são caros para o que são, às vezes de forma incompreensível, mas são projetados para funcionar com o seu iPad e têm menos chances de danificá-lo ou superaquecê-lo. A Apple fabrica alguns dos produtos mais bem projetados do mundo e eles também têm um excelente controle de qualidade.
Dica 5: Mantenha o brilho sob controle
Mesmo em um espaço fresco, usar o iPad com níveis de brilho muito altos pode e vai aquecer o aparelho. Além disso, níveis extremos de brilho nunca são bons para os olhos. Defina o nível de brilho como automático ou use apenas o suficiente. Para definir o brilho automaticamente de acordo com a iluminação ambiente:
1º Passo: Vá em Ajustes > Acessibilidade > Tela e tamanho do texto.
2º Passo: Ative 'brilho automático'.
Conclusão
Mesmo com resfriamento passivo, seu iPad foi projetado para funcionar adequadamente resfriado sob várias cargas, inclusive altas cargas contínuas. No entanto, o resfriamento passivo tem seus limites, e a Apple, por melhor que seja, não está acima das leis da física. Portanto, o uso de aplicativos com muitos gráficos, como jogos, ou edição de vídeos e fotos pode causar o superaquecimento do iPad. Da mesma forma, capas mal projetadas por terceiros, com ventilação inadequada, podem 'prender' o calor dentro do iPad, fazendo com que ele superaqueça. Cabos e adaptadores de alimentação de baixa qualidade são outro motivo de preocupação. Por fim, aplicativos mal codificados que ficam rodando em segundo plano e consomem dados e bateria também podem resultar no problema de superaquecimento do iPad. Mas existem muitas soluções, então esperamos que este artigo tenha ajudado você a corrigir o problema de superaquecimento do iPad para sempre. Obrigado por ler!
Categorias
Artigos Recomendados
Problemas do iPhone
- Problemas de Hardware
- Problemas de Teclado do iPhone
- Problemas de Fone de Ouvido do iPhone
- Superaquecimento do iPhone
- Reparar o iPhone Backlight
- Problemas de Bateria
- Problemas de Mídia
- Problemas com o Eco no iPhone
- Problemas com Chamada no iPhone
- Problema da Campainha do iPhone
- Problema da Câmera do iPhone
- Problema do Microfone do iPhone
- Como Corrigir o Som no iPhone
- Problemas de Volume no iPhone
- Outros Problemas
Alexandre Garvalhoso
staff Editor