Guia passo a passo para te ajudar a transferir do iCloud Drive para o Google Drive usando seu Mac ou PC com segurança e sem ferramentas de terceiros envolvidas.
Feb 26, 2025 • Arquivado para: Solução de Gerenciamento da Nuvem • Soluções comprovadas
A maioria das pessoas gostaria de fazer uma sincronização entre o iCloud e o Google Drive para que possam mover os arquivos à vontade e aproveitar o melhor dos dois mundos. Mas isso é possível?
É possível transferir o conteúdo do iCloud para o Google Drive, mas o processo exigirá o uso de um computador desktop e deverá ser feito manualmente toda vez que você quiser mover arquivos do iCloud para o Google Drive.
Mas primeiro, vamos verificar o motivo pelo qual algumas pessoas querem transferir do iCloud para o Google Drive.
iCloud é o nome do armazenamento em nuvem fornecido pela Apple a seus usuários. Aqueles sem nenhum hardware da Apple recebem 1 GB de graça e aqueles com hardware da Apple recebem 5 GB de graça. Para efeito de comparação, o Dropbox oferece 2 GB de graça e o OneDrive também oferece 5 GB de graça. O Google coloca todos em seus devidos lugares, oferecendo 15 GB gratuitos. Além disso, o armazenamento iCloud da Apple é o mais restritivo de todas as soluções de armazenamento, e é melhor usado apenas se você tiver um dispositivo da Apple, pois foi projetado para ser totalmente integrado e funcionar com hardware e serviços Apple. Em contraste, os outros serviços, incluindo o Microsoft OneDrive e Google Drive, foram projetados para funcionar muito bem em seus próprios dispositivos, bem como em outros dispositivos.
O iCloud é usado principalmente por dispositivos macOS e iOS, enquanto serviços como Dropbox e Microsoft OneDrive e Google Drive são usados por dispositivos iOS e macOS junto com o resto dos sistemas operacionais do mundo. Enquanto a Apple fica feliz em se limitar a seu próprio hardware e serviços em sua maior parte, o Google, por outro lado, está feliz em estender sua integração para se integrar a tudo que pode. E começa com o dispositivo que está em nossas mãos o tempo todo - nossos celulares. Além dos iPhones, a única outra alternativa importante é o Android, e o Android é desenvolvido com serviços embutidos do Google. Sabemos que o Gmail é um dos maiores provedores de e-mail público gratuito do planeta, senão o maior. O serviço Gmail é necessário no Android, e com ele vem 15 GB de Google Drive gratuitamente, tornando a solução de armazenamento em nuvem do Google infinitamente melhor para o usuário. O único outro fornecedor com esse tipo de vantagem é a Microsoft, trazendo o OneDrive direto no Windows.
O Google Drive é muito mais versátil do que o iCloud espera ser, simplesmente por causa de suas integrações.
Temos aqui uma tabela do que você pode fazer com o iCloud e o Google Drive:
O Google é mais conhecido como mecanismo de Pesquisa e, depois, como Gmail, que é amplamente usado por consumidores e empresas. Somando-se ao G Suite de produtividade e colaboração de escritório do Google, com Google Docs, Google Sheets e Google Slides, com colaboração online completa, fica mais claro por que o Google Drive é a solução preferida para armazenamento em nuvem no mundo e não o iCloud da Apple, apesar da linha de grande sucesso do iPhone.
O conteúdo do iCloud não pode ser transferido para o Google Drive automaticamente. Você precisará transferir o conteúdo manualmente. Há duas maneiras de fazer isso: uma forma semiautomática usando aplicativos na área de trabalho que torna o trabalho um pouco mais fácil e uma forma totalmente manual que leva mais tempo, mas pode fazer você se sentir mais no controle e seguro de seus dados.
Se você tem um Mac, já tem o iCloud embutido no macOS, então tudo que você precisa fazer é baixar o aplicativo Backup & Sync do Google para Mac.
Passo 1: Visite a página https://drive.google.com e role até o fim, onde encontrará o link para fazer o download do Drive no macOS. Como alternativa, visite esta página aqui: https://www.google.com/drive/download/ e baixe o aplicativo.
Passo 2: Instale o aplicativo e abra ele. Você será solicitado a fazer login em sua Conta do Google. Faça isso.
Passo 3: Depois de fazer login, abra uma nova janela ou guia do navegador e vá para o Google Drive. Crie uma nova pasta e coloque o título que desejar. Isso será necessário.
Passo 4: No aplicativo Backup & Sync, você deverá escolher o que sincronizar. Agora, você pode querer selecionar a pasta do iCloud Drive e terminar, mas não deve fazer isso dessa forma, para evitar problemas no Google Drive e no iCloud Drive. Em vez disso, não escolha nada aqui.
Passo 5: Clique em Avançar e você será solicitado a sincronizar arquivos do Google Drive com uma pasta em seu Mac, e isso criará um link para seu Google Drive na barra lateral do Finder, algo que será útil para nós em breve. Portanto, no próximo passo, selecione Sincronizar meu disco com este computador.
Passo 6: Clique em Sincronizar apenas estas pastas e selecione a pasta vazia que você criou anteriormente no passo 2. O que isso faz é configurar o Google Drive em seu Finder sem realmente sincronizar nada do Google Drive para o seu Mac e consumir largura de banda e tempo. Fazemos isso porque queremos transferir o iCloud Drive para o Google Drive, não criar uma sincronização bidirecional entre o Google Drive e o Mac também. Se você quiser, aqui é onde você seleciona o que deseja sincronizar com o seu Mac do Google Drive.
Agora, a forma como o iCloud funciona é que, por padrão, ele deve baixar tudo do seu iCloud Drive para o seu Mac se você tiver espaço de armazenamento suficiente. Para o propósito desta parte, presume-se que essa configuração não foi alterada e que seu iCloud Drive está configurado para baixar tudo do iCloud Drive para o Mac e, de fato, concluiu esse processo.
Mesmo assim, o iCloud Drive pode baixar apenas os arquivos mais recentes para o Mac, deixando os arquivos mais antigos no iCloud. Para verificar se o iCloud Drive de fato baixou tudo para o seu Mac, abra o Finder e selecione iCloud Drive na barra lateral. Agora, veja se há um símbolo que representa um ícone de nuvem com uma seta apontando para baixo. Se você encontrar este símbolo, clique nele. Se você não encontrar este símbolo, você está pronto para seguir em frente. O símbolo representa que os arquivos estão disponíveis no iCloud Drive, mas não foram baixados para o Mac.
Passo 7: Depois de ter certeza de que todos os seus arquivos do iCloud Drive (aqueles que você deseja sincronizar com o Google Drive, de qualquer maneira) foram baixados para o seu Mac, abra uma nova janela do Finder e clique em Google Drive.
Passo 8: Navegue até a pasta que você selecionou para sincronizar com o seu Mac no aplicativo Backup & Sync.
Passo 9: Em outra janela do Finder, selecione iCloud Drive e selecione os arquivos e pastas que deseja transferir para o Google Drive.
Passo 10: Agora basta arrastar e soltar esses arquivos e pastas da janela do iCloud Drive para a janela do Google Drive. O resto ficará a cargo do macOS e do aplicativo Google Drive.
Passo 11: Confirme o upload adequado de seu conteúdo visitando a pasta no Google Drive em um navegador da web.
Essa opção deve ser usada quando você deseja transferir uma grande quantidade de dados do iCloud Drive para o Google Drive e considera tedioso mover os arquivos um por um. Mas e se você deseja transferir apenas um pequeno número de arquivos do iCloud para o Google Drive e deseja evitar o incômodo de instalar outro software em seu Mac? Vá para o método 2.
Observação para usuários do Windows: Você precisará baixar o iCloud Drive ( https://support.apple.com/en-us/HT204283 ), bem como o Google Drive em (https://drive.google.com). Onde foi citado o Finder, o equivalente para o Windows é o Explorador de Arquivos.
Para ficar claro, esse método pode ser usado para transferir meticulosamente todos os arquivos e pastas do iCloud Drive do Mac para o Google Drive, mas por que alguém iria querer ter trabalho? O método 1 é sua melhor aposta nesse caso. O Método 2 é para momentos em que você deseja apenas transferir uma certa quantidade de conteúdo do iCloud para o Google Drive e utilizar seu navegador da web para essa finalidade.
Passo 1: Abra o navegador da web e navegue até o Google Drive ( https://drive.google.com )
Passo 2: Faça login se ainda não estiver conectado e crie uma nova pasta em seu Google Drive.
Passo 3: Clique duas vezes nessa pasta e deixe ela aberta no navegador. Não mude de aba.
Passo 4: Vá para o Finder em seu Mac e clique em iCloud Drive na barra lateral
Passo 5: Arraste e solte os arquivos que deseja transferir do iCloud Drive para o Google Drive no navegador da web. O navegador da web fará upload de seus arquivos para o Google Drive.
Depois de transferir do iCloud para o Google Drive, como gerenciar os arquivos no Google Drive? Aqui, recomendamos o Wondershare InClowdz, que pode gerenciar facilmente os arquivos do Google Drive e outros arquivos do Cloud Drive em um só lugar.
Migre, Sincronize e Gerencie Arquivos em Nuvem em um Só Lugar
Veja como usar o Wondershare InClowdz para gerenciar seus arquivos e pastas no Google Drive:
Passo 1 - Baixe o Wondershare InClowdz para o seu computador e instale ele.
Passo 2 - Inicie o aplicativo e faça login usando os detalhes corretos. Se esta é sua primeira vez, reserve alguns minutos para criar uma conta.
Passo 3 - Clique em Gerenciamento no painel do lado esquerdo da tela.
Passo 4 - Adicione o Google Drive e siga as instruções na tela para autorizá-lo.
Passo 5 - Clique em Google Drive dentro do aplicativo para abri-lo. Selecione os arquivos que deseja sincronizar e clique com o botão direito neles. Selecione a operação correspondente no menu de opções.
Transferir do iCloud Drive para o Google Drive não é muito simples, já que o iCloud Drive está fortemente bloqueado no sistema Apple. Portanto, as transferências exigem ajuda por meio do download do aplicativo Google Drive e da sua instalação e execução, ou por meio do método de upload manual usando um navegador da web e o Finder do Mac.
staff Editor