Você está se sentindo angustiado porque o Facebook Messenger não está funcionando no seu dispositivo? Este artigo fornece soluções atualizadas para resolver problemas relacionados ao Messenger não funcionando.
Feb 26, 2025 • Arquivado para: Transferência do WhatsApp • Soluções comprovadas
O Facebook Messenger é uma ferramenta usada para comunicação básica em plataformas de rede social. Apesar de estar entre os pioneiros da comunicação eficaz, o Facebook Messenger atendeu às necessidades de milhões de usuários. Em meio a tantos seguidores, houve relatos de que o Messenger não está funcionando nos dispositivos. Normalmente, esses problemas surgem por motivos associados às configurações do dispositivo.
Em outros lugares, esses problemas estão diretamente relacionados a problemas com o aplicativo ou suas atualizações. Para responder à questão de como resolver o problema do Facebook Messenger que não funciona no seu Android ou iPhone/iPad, este artigo assume a responsabilidade de fornecer aos usuários as informações necessárias.
Se o seu Facebook Messenger caiu e não estiver funcionando no dispositivo. Nesse caso, você definitivamente deve verificar algumas coisas e protocolos básicos antes de chegar às soluções avançadas e mais complicadas relacionadas ao dispositivo. Se o seu Facebook Messenger caiu, você deve prosseguir para o Downdetector, uma plataforma que fornece aos usuários uma visão das condições nos servidores de diferentes plataformas.
Visite o site em seu navegador e procure os servidores do Facebook Messenger. Se ele mostrar que há certos problemas nos servidores, o problema depende do principal interessado que resolveria e atualizaria o status dos servidores adequadamente. Você também pode descobrir isso, pois se o Facebook Messenger não estiver funcionando no back-end, esse problema estará presente para os outros usuários.
Considerando que os servidores do Facebook estão funcionando corretamente, o problema pode ser seu dispositivo ou as conexões que você está usando para abrir o Messenger nele. Para garantir que você saia dessa situação miserável, fornecemos um amplo conjunto de soluções que podem ser usadas para descobrir por que o Messenger não está funcionando no seu dispositivo.
A primeira coisa que você pode tentar para o seu Messenger é fechar o aplicativo e reiniciá-lo. Normalmente, devido a algumas falhas de software ou problemas de aplicativos, ele fica travado durante a execução dos processos. O encerramento forçado é muito mais parecido com reiniciar o aplicativo, que pode ser facilmente feito com a ajuda dos passos apresentados abaixo:
Para Usuários de iPhone/iPad
Passo 1: Se o seu iPhone/iPad tiver um botão de Início, pressione o botão duas vezes e será mostrada uma lista com todos os aplicativos em execução.
Passo 2: Para fechar o Messenger, deslize o cartão do aplicativo para cima. Agora, inicie novamente o aplicativo da maneira normal.
Passo 1: Você precisa deslizar suavemente a partir da parte inferior da tela do seu iPhone/iPad até metade da tela.
Passo 2: Um menu será aberto mostrando todos os aplicativos que estão sendo executados no seu dispositivo. Encontre o Messenger na lista e deslize para cima para fechá-lo. Depois, abra novamente o aplicativo.
Para Usuários de Android
Passo 1: Se você possui um Android, você precisa tocar no botão em "Formato Retangular" na parte inferior da tela para abrir o menu que mostra todos os aplicativos em execução.
Passo 2: Com o aplicativo Messenger em sua frente, deslize para a direita para forçar o encerramento e reiniciar no menu do aplicativo.
Em vez de reiniciar o aplicativo forçando seu encerramento, os usuários podem considerar reiniciar o dispositivo para reiniciar todas as sessões em execução nele. Isso pode acabar com todos os tipos de falhas de software do dispositivo e fazê-lo funcionar sem problemas. Para reiniciar seu dispositivo, você precisa seguir estes passos simples mostrados abaixo:
Para iPhone/iPad
Passo 1: Abra o aplicativo "Ajustes" e vá para a seção "Geral".
Passo 2: Encontre o botão "Desligar", para desligar o iPhone/iPad. Agora, segure o botão "Liga/Desliga" do seu iPhone ou iPad para reiniciar o dispositivo e rodar novamente o Messenger sem problemas.
Para Android
Passo 1: Segure o botão "Ligar/Desligar" do seu Android para desligar o dispositivo. Selecione "Reiniciar" na lista.
Passo 2: O dispositivo será reiniciado automaticamente em alguns segundos.
Outra preocupação que pode estar relacionada ao Messenger não funcionando no seu dispositivo é a falha na conexão com a Internet usada para operar o aplicativo. Em vez de percorrer as configurações do dispositivo, é aconselhável sempre verificar o Wi-Fi antes de prosseguir para os casos avançados.
Ao reiniciar seu Wi-Fi a partir do smartphone, você reiniciará a conexão distorcida com a esperança de resolver o problema do Facebook Messenger não funcionando:
Passo 1: Vá para os "Ajustes" do seu iPhone/iPad e encontre a seção "Wi-Fi".
Passo 2: Desligue e ative novamente a opção "Wi-Fi" para reiniciar a conexão.
Passo 1: Prossiga para abrir as "Configurações" no seu dispositivo Android. Encontre a opção "Wi-Fi" na janela e toque nela para ir para a próxima tela.
Passo 2: Desligue o botão e ligue-o novamente para reiniciar o Wi-Fi no seu Android.
Às vezes, há certos casos em que o Facebook Messenger que você instalou no seu dispositivo fica desatualizado. Em tais circunstâncias, é evidente que ele pode parar de funcionar desnecessariamente para o usuário. Para evitar ficar em tal condição, seria melhor se você atualizasse o aplicativo no seu dispositivo. Veja os passos para saber mais sobre o processo:
Passo 1:Abra a App Store no seu iPhone/iPad. Toque no ícone do "Perfil", na seção superior direita.
Passo 2: Na próxima tela, role para baixo e encontre o "Facebook Messenger" na lista de aplicativos instalados. Se houver alguma atualização disponível, você encontrará o botão "Atualizar" ao lado do aplicativo. Clique nele para atualizar o aplicativo.
Passo 1: Se você deseja atualizar o Messenger no seu Android, navegue até a "Play Store" e clique no ícone "Perfil" exibido ao lado da barra de pesquisa. Selecione a opção "Gerenciar aplicativos e dispositivo" e vá para a próxima tela.
Passo 2: Encontre a opção "Atualizações disponíveis" na próxima tela e encontre "Messenger" na lista de aplicativos que devem ser atualizados. Toque no botão "Atualizar" para atualizá-lo para a versão mais recente.
Outra abordagem progressiva para resolver os problemas no seu dispositivo e no Messenger é reinstalá-lo novamente. Isso ajuda você a eliminar todos os problemas permanentes que o impedem de operar o Messenger corretamente. Se o seu Messenger estiver inativo e não funcionar, você precisará seguir os passos mostrados abaixo para reinstalá-lo em seu dispositivo:
Passo 1: Localize o Messenger na tela inicial do seu dispositivo e toque e segure o aplicativo para abrir o menu de opções. Quando esse menu suspenso aparecer, selecione "Remover Aplicativo". Você será solicitado a confirmar a exclusão.
Passo 2: Abra a App Store, toque em "Pesquisar" e digite "Messenger". Localize o aplicativo e instale-o novamente no seu iPhone/iPad.
Passo 1: Encontre o aplicativo do Messenger no menu de aplicativos e segure-o para abrir uma lista de opções. Selecione "Desinstalar" na lista para remover o aplicativo do seu Android.
Passo 2: Abra a Play Store e digite "Messenger" na barra de pesquisa para encontrar o aplicativo para instalação. Quando ele aparecer na sua frente, clique em "Instalar".
Sob tais circunstâncias em que seu aplicativo pode não estar funcionando corretamente em seu dispositivo, isso pode levar a problemas causados devido ao cache do aplicativo. Se o cache do seu Messenger estiver cheio, isso pode impedir que ele funcione corretamente no dispositivo. Para limpar o cache do aplicativo no seu Android, você precisa seguir os passos simples a seguir:
Passo 1: Abra "Configurações" no seu Android e navegue até a seção "Aplicativos". Encontre "Gerenciar aplicativos" na próxima janela e encontre o aplicativo Messenger na lista.
Passo 2: Ao ser redirecionado para a nova tela, encontre a opção "Armazenamento" na lista e clique no botão "Limpar dados". Isso limpa o cache do Android e retoma a funcionalidade do Messenger.
O aplicativo em segundo plano está presente para usuários de Android e iPhone/iPad que mantêm um aplicativo em execução independentemente de estar aberto na tela. Isso ajuda o dispositivo a se manter atualizado automaticamente. Assim, é necessário que os usuários ativem o recurso de atualização em segundo plano para o aplicativo Messenger para resolver o problema do FB Messenger não funcionando.
Passo 1: Vá para os "Ajustes" do seu iPhone/iPad e encontre a opção "Geral". Localize a opção "Atualização em 2º Plano" e toque nela.
Passo 2: Na próxima tela, ative a opção "Atualização em 2º Plano". Além disso, você também pode ativar separadamente a opção correspondente ao aplicativo do Messenger.
Passo 1: Se você deseja ativar os processos em segundo plano para o aplicativo Messenger, vá até as "Configurações" do seu dispositivo e encontre a opção "Aplicativos" na lista.
Passo 2: Prossiga para selecionar "Gerenciar aplicativos" na próxima tela e encontre o aplicativo "Messenger" na lista mostrada na próxima janela. Acesse o aplicativo Messenger para abrir suas configurações.
Passo 3: Encontre a opção "Uso de dados" na próxima tela e ative a opção "Dados em segundo plano" para ativar a atualização do aplicativo em segundo plano para o seu Messenger.
Outra solução simples para o Messenger não funcionando no seu dispositivo é atualizar o telefone para a versão mais recente do sistema operacional. Isso simplesmente atualiza o dispositivo para a versão mais recente e resolve todas as preocupações levantadas devido a sessões desatualizadas no dispositivo. Para atualizar seu telefone, siga os passos simples mostrados abaixo:
Passo 1: Vá para os "Ajustes" do seu iPhone/iPad e encontre a opção "Geral". Na próxima tela, encontre e toque na opção "Atualização de Software".
Passo 2: Se houver atualizações disponíveis, elas serão detectadas automaticamente e mostradas na tela. Toque na opção "Baixar e instalar" para atualizar o iOS para última versão.
Passo 1: Abra as "Configurações" do seu Android e encontre a opção "Sobre o telefone".
Passo 2: Clique na versão do Android que está operando no momento para verificar as atualizações que podem estar disponíveis para o seu dispositivo. Se houver atualizações a serem instaladas, clique em "Baixar atualização" para iniciar o processo.
Há casos em que os usuários geralmente têm o Modo de Economia de Energia ativado para o dispositivo. Isso desativa as configurações de atualização em segundo plano, que precisam ser essencialmente retomadas para garantir que o Messenger funcione o tempo todo. Para desligar o Modo de Economia de Energia no seu dispositivo, você precisa seguir os passos mostrados abaixo:
Passo 1: Role para baixo a partir do canto direito da tela para abrir a "Central de Controle" do seu iPhone/iPad.
Passo 2: Encontre e ative a opção "Modo Pouca Energia".
Passo 1: Deslize de cima pra baixo da parte superior da tela para abrir as configurações de "Acesso rápido" do dispositivo.
Passo 2: Percorra as opções fornecidas e encontre o botão "Economia de Energia". Desligue-o para desativar o modo de economia de energia no seu Android.
Se nenhum dos métodos fornecidos acima ajudar você a resolver o problema do Facebook Messenger não funcionando, , talvez seja necessário redefinir as configurações presentes no dispositivo. Normalmente, algumas configurações desnecessárias levam ao mau funcionamento dos aplicativos. Siga os passos para redefinir todas as configurações no dispositivo:
Passo 1: Abra os "Ajustes" do seu dispositivo e role para baixo até ao menu "Geral". Toque no botão "Transferir ou Redefinir iPad", na parte inferior da próxima tela.
Passo 3: Toque no botão "Redefinir", na parte inferior da tela e, no menu que aparece, selecione "Redefinir todos os Ajustes".
Passo 1: Abra as "Configurações" do seu Android e vá para a seção "Sistema". Encontre a opção "Avançado" na próxima janela.
Passo 2: Agora, acesse as "Opções de Redefinição" e você encontrará várias opções ao resetar o dispositivo. Selecione uma das opções de "Redefinir Wi-Fi, celular e Bluetooth" ou "Redefinir preferências do aplicativo" para redefinir as configurações do seu dispositivo para as configurações padrão.
Este artigo foi produtivo ao fornecer aos leitores várias soluções que podem ser testadas para resolver o problema com o Messenger. Se o seu Messenger não estiver funcionando corretamente, seria melhor se você seguisse os métodos fornecidos acima para obter resultados lucrativos.
staff Editor