Seu iPhone 13 Não Carrega? 7 Soluções a sua Disposição!
Um iPhone que não carrega pode ser um problema devido a causas aleatórias, como cabos ruins, poeira e sujeira na porta Lightning ou pode ser algo mais sério como um firmware corrompido que precisa de restauração e reparo. Aqui estão 7 formas para ajudar você com seu iPhone 13
Oct 28, 2024 • Arquivado para: Reparação do Sistema • Soluções comprovadas
Pode ser um choque enorme quando você descobre que, de repente, o seu novo iPhone 13 parou de carregar. Isso pode acontecer por diversos motivos, como a porta estar danificada por algum líquido ou caso seu telefone tenha caído. Esses danos de hardware só podem ser reparados pela Assistência Técnica Autorizada da Apple, mas, às vezes, o teledone pode parar de carregar devido a outros problemas aleatórios de software. Esses problemas podem ser resolvidos de forma manual como descrito abaixo.
Parte 1: Corrigir um iPhone 13 que Não Carrega - Formas Padrão
Como podem existir diversas formas de resolver o problem do iPhone 13 que não está carregando, dependendo da gravidade da causa subjacente, precisamos tomar medidas que vão da forma menos invasiva à mais invasiva. Os métodos abaixo não demoram muito tempo e são medidas externas, por assim dizer. Se isso não ajudar, teremos que tomar medidas mais avançadas para reparar o software que podem ou não excluir todos os seus dados, dependendo dos métodos escolhidos para corrigir o problema.
Método 1: Faça o Hard Reset no seu iPhone
Não chamam isso de forçado à toa. Sério! Às vezes, tudo o que se faz necessário é recomeçar da forma mais difícil para que as coisas funcionem novamente. Há uma diferença entre a reinicialização normal e o hard restart - uma reinicialização normal desliga normalmente o telefone e você o reinicia com o Botão Lateral, enquanto um hard restart faz uma reinicialização forçada sem desligar o telefone - às vezes, isso resolve problemas básicos como o iPhone que não está carregando.
Passo 1: No seu iPhone 13, pressione e solte o botão Aumentar Volume
Passo 2: Faça a mesma coisa com o botão Diminuir Volume
Passo 3: Pressione e segure o Botão Lateral até que o telefone reinicialize o logotipo da Apple seja exibido.
Conecte seu telefone ao cabo de carregamento e veja se, agora, o telefone começa a carregar.
Método 2: Verifique se há Poeira, Detritos ou Fiabos na Porta Lightning do iPhone 13
A eletrônica percorreu um longo caminho desde os antigos computadores de tudo de vácuo, mas você ficaria surpreso com o quanto os eletrônicos podem ser sensíveis até hoje. Até mesmo a menor partícula de poeira na porta Lightning de seu iPhone pode fazer com que ele pare de carregar se isso intereferir de alguma forma a conexão entre o cabo e a porta.
Passo 1: Inspecione visualmente a porta Lightning de seu iPhone em busca de detritos ou fiapos. Isso pode entrar na porta enquanto o telefone está no seu bolso de uma maneira mais fácil do que você imagina. Uma forma de prevenir isso é dedicar um bolso exclusivamente para o iPhone e evitar o uso do bolso quando as mãos estiverem sujas ou encardidas.
Passo 2: Se encontrar alguma sujeira ou fiapo na porta, você pode soprá-la para desalojar e remover a sujeira. Para fiapos que não saem, você pode tentar usar um palito fino que seja capaz de acessar a porta e retirar os fiapos.
Com sorte, seu iPhone deve comçar a carregar agora. Se ele ainda assim não carregar, você deve passar para o método seguinte.
Método 3: Verifique se Há Desgastes ou Sinais de Danos no Cabo USB
um cabo USB pode causar mais problemas do que você possa imaginar. Um desgaste no cabo é um dos motivos mais comuns para que o iPhone 13 não carregue e, além disso, tem o fato de que pode existir danos internos no cabo mesmo quando ele não parece estar danificado. Por exemplo, se alguém esticou o cabo ou o dobrou em ângulos muito agudos, ou exista alguma falha aleatória que se desenvolveu nos circuitos dos conectores, provavelmente o cabo não apresentará nenhum dano externo. Os cabos são desenvolvidos para carregarem o iPhone, mas qualquer tipo de dano ao circuito interno pode resultar até mesmo em cabos que descarregam o iPhone! Esses cabos nunca mais vão carregar o iPhone e você terá que substituir o cabo.
Passo 1: Sujeira, detritos e fiapos podem entrar tanto em conectores do tipo USB-A quanto do tipo USB-C. Assopre dentro dos conectores e veja se isso ajuda.
Passo 2: Susbtitua o cabo e veja se isso ajuda.
Se nada ajudar, prossiga para o método seguinte.
Método 4: Verifique o Adaptador de Energia
O sistema de carregamento externo de seu iPhone é composto pelo adaptador de energia e pelo cabo de carregamento. Se o iPhone se recusar a carregar mesmo após a substituição do cabo, o adaptador de energia pode estar com defeito. Tente um outro adaptador de energia e veja se isso resolve o problema.
Método 5: Use uma Outra Fonte de Energia
Mas, existe mais uma coisa nesse sistema de carregamento - a fonte de energia!
Passo 1: Se você está tentando carregar seu iPhone conectando o cabo de carregamento a uma porta de seu computador, conecte o cabo de carregamento de seu iPhone a uma porta diferente.
Passo 2: Se isso não ajudar, tente conectar a um adaptador de energia e, em seguida, tente conectá-lo a outro adaptador de energia. Se você estava tentando usar adaptadores de energias, tente carregar através das portas do computador.
Passo 3: Você també pode tentar usar uma outra tomada caso esteja usando adaptadores de energias.
Se isso não ajudar, agora, você terá que tomar medidas mais avançadas, como as listadas abaixo.
Part 2: Corrigir um iPhone 13 que Não Carrega - Formas Avançadas
Se os métodos acima não ajudaram e o seu iPhone ainda não está carregando, você precisa realizar procedimentos avançados que incluem reparar o sistema operacional do telefone e até mesmo restaurar novamente o sistema operacional. Esses métodos não são para os fracos, pois podem ser de natureza complexa e você pode acabar com um iPhone brickado se algo der errado. A Apple é conhecida pela facilidade de uso, mas, por algum motivo desconhecido, decidiu ser totalmente obscura quando se trata de restaurar o firmware do dispositivo, seja usando o iTunes ou através do macOS Finder.
Existem duas formas que você pode executar o reparo do sistema em um dispositivo iOS. Uma forma é usar o Modo DFU e o iTunes ou o macOS Finder. Esse é um método não guiado e você precisa saber o que está fazendo. Ele também vai excluir todos os dados de seu dispositivo. O outro método é usando ferramentasa de terceiros, como Dr.Fone - Reparação do Sistema (iOS), com a qual você pode não apenas reparar seu iOS, como também tem a opção de manter os seus dados se você quiser. Ela é fácil de usar, orienta você em cada passo e é simples e intuitiva de usar.
Método 6: Usando o Dr.Fone - Reparação do Sistema (iOS)
O Dr.Fone é um app composto por uma série de módulos desenvolvidos para ajudar você a realizaar diversas tarefas no seu iPhone. Você pode fazer backup e restaurar dados (mesmo dados selecionados como somente mensagens ou somente fotos e mensagens, etc.) no seu dispositivo usando o Dr.Fone - Backup do Celular (iOS), você pode usar o Dr.Fone - Desbloquear Tela (iOS) caso tenha esquecido sua senha e a tela esteja desbloqueada ou por qualquer outro motivo. Nesse momento, vamos focar no módulo Dr.Fone - Reparação do Sistema (iOS) que foi desenvolvido para reparar de forma rápida e perfeita o seu iPhone e a ajudar você com os problemas.
Dr.Fone - Reparação do Sistema
Corrija problemas do sistema iOS.
- Faça seu iOS voltar ao normal sem nenhuma perda de dados.
- Corrija diversos problemas do sistema iOS travado no Modo Recuperação, logotipo branco da Apple, tela preta, looping na inicialização, etc.
- Funciona para todos os modelos de iPhone, iPad e iPod touch.
- Totalmente compatível com o iOS 15 mais recente.
Aqui, existem dois modos: Padrão e Avançado. O Modo Padrão não exclui seus dados e o Modo Avançado realiza um reparo mais completo e exclui todos os dados do dispositivo.
Aqui está como usar o Dr.Fone - Reparação do Sistema (iOS) para reparar o iOS e veja se isso resolve o problema do iPhone que não carrega:
Passo 1: Baixe aqui o Dr.Fone: https://drfone.wondershare.com
Passo 2: Conecte o iPhone ao computador e inicie o Dr.Fone.
Passo 3: Clique no módulo Reparação do Sistema para baixá-lo e o inicie:
Passo 4: Escolha Padrão ou Avançado, de acordo com a sua preferência. O Modo Padrão não exclui seus dados do dispositivo enquanto o Modo Avançado realiza um reparo mais completo e exclui todos os dados do dispositivo. Recomenda-se começar pelo Modo Padrão.
Passo 5: Seu dispositivo e firmware são automaticamente detectados. Se algo for detectado de forma incorreta, use o menu suspenso para selecionar as informações corretas e clique em Iniciar
Passo 6: Agora, o firmware será baixado e verificado, e você verá uma tela com um botão Corrigir Agora. Clique nesse botão para começar o processo de reparo do firmware do iPhone.
Se, por alguma razão, o download do firmware for interrompido, existem botões para baixar manualmente o firmware e para o selecionar para que seja aplicado.
Assim que o Dr.Fone - Reparação do Sistema (iOS) concluir a reparação do firmware no seu iPhone, o telefone vai reiniciar com as configurações de fábrica, com ou sem os seus dados salvos, dependendo do modo que você escolheu.
Método 7: Restaure o iOS no Modo DFU
Esse método é o último recurso que a Apple oferece aos seus usuários para que excluam completamente todos os dados do dispositivo, incluindo o sistema operacional do dispositivo, e para que reinstalem o sistema operacional novamente. Naturalmente, essa é uma medida drástica e deve ser usada somente como uma última opção. Se nenhuma das opções acima ajudou você, esse é o último método que você pode usar e veja se isso ajuda. Se esse método não ajudar, infelizmente é hora de levar o iPhone à assistência técnica para que dêem uma olhada no dispositivo. Como consumidor final, não há mais nada que você possa fazer.
Passo 1: Conecte seu telefone a um computador
Passo 2: Se for um Mac que roda um dos sistema operacionais mais recentes, como Catalina ou posteriores, você pode iniciar o macOS Finder. Para PCs Windows e Macs que rodam o macOS Mojave ou anteriores, você pode iniciar o iTunes.
Passo 3: Quer o seu dispositivo seja ou não reconhecido, pressione e solte o botão Aumentar Volume em seu dispositivo. Em seguida, faça a mesma coisa com o botão Diminuir Volume. Depois, pressione e segure o Botão Lateral até que o dispositivo reconhecido desapareça e reapareça no Modo Recuperação:
Passo 4: Agora, clique em Restaurar para restaurar o firmware do iOS diretamente a partir da Apple.
Quando o dispositivo reiniciar, veja se agora ele está carregando corretamente. Caso ainda não esteja carregando, leve o seu dispositivo à Assistência Técnica da Apple mais próxima pois não mais nada que você possa fazer nesse momento e seu iPhone precisa ser examinado de forma minuciosa, algo que poderá ser feito na Assistência Técnica.
Conclusão
Um iPhone 13 que se recusa a carregar é frustrante e irritante. Felizmente, existem algumas formas para tentar resolver o problema e fazer seu iPhone carregar novamente. Existem métodos básicos de solucionar os problemas, como usar um outro cabo, outro adaptador de energia, outra tomada, e existem opções avançadas, como usar o Modo DFU para restaurar o firmware do iPhone. Nesse caso, o uso de um software como o Dr.Fone - Reparação do Sistema (iOS) é útil pois ele é um software intuitivo que guia o usuário em todos os passo e resolve rapidamente o problema. Infelizmente, se nenhum desses métodos funcionar, não existe outra opção a não ser ir à uma Assistência Técnica da Apple mais próxima de sua casa para que dêem uma olhada e corrijam o problema para você.
Categorias
Artigos Recomendados
Reparação do Sistema
- 1 Reparar Sistema de iOS
- Recupere dados de iPhone quebrado
- Downgrade do iOS 14 para iOS 13
- Corrige erro 2005/2003 do iTunes
- Corrige iPhone erro de ativação
- iPhone não liga com iOS 14? Resolvido
- Desfaz atualização no iPhone/iPad?
- 2 Reparar Sistema de Android
- Como faz Root nos Dispositivos Motorola
- Duas Soluções para Fazer Root no Moto G
- Guia Completo do Odin Root
- Soluções Fáceis para Fazer Root no Sony
- Consertar o Galaxy S7 Que Não Liga
Alexandre Garvalhoso
staff Editor