O iPad fica desconectando do Wi-Fi? Aqui está a solução!
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O iPad fica desconectando do Wi-Fi? Corrija agora mesmo! [2025]

Se o seu iPad fica desconectando do Wi-Fi, você está no lugar certo. Leia este artigo e descubra o que fazer quando o wi-fi fica caindo no iPad.

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Jan 07, 2025 • Arquivado para: Reparação do Sistema • Soluções comprovadas

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Os iPads vêm em duas variantes - uma só permite a conexão à Internet por meio de Wi-fi, e a outra permite conectar por Wi-Fi ou dados móveis. Se o seu iPad com celular + Wi-Fi fica desconectando do Wi-Fi, talvez você até fique chateado -- mas o que fazer quando o Wi-Fi é sua única opção para se conectar e seu iPad fica desconectando do Wi-Fi? Como resolver isso?

Parte I: Por que o iPad fica desconectando do Wi-Fi?

Alguns motivos pelos quais o iPad fica desconectando do Wi-Fi podem ser óbvios e outros não tão óbvios. Veja aqui alguns motivos que fazem o Wi-Fi cair no iPad:

1. Má Recepção

Esta é uma das razões mais comuns, embora muitos usuários não pensem nisso até que tenham esgotado todo o resto. Você pode estar sentado em um canto e o roteador Wi-Fi pode estar em outro, e mesmo que o Wi-Fi esteja conectado, a qualidade do sinal é ruim. Por isso o Wi-fi fica desconectando no iPad.

2. Interferência de Sinal

A interferência de sinal também é algo que acabamos ignorando. O Wi-Fi está em toda parte - afinal todo mundo usa Wi-Fi. Geralmente, o roteador Wi-Fi é projetado para compensar a interferência de sinal de outros "beacons" ao redor, e faz isso em segundo plano sem que o usuário perceba.

3. Acessórios de baixa qualidade

Um iPad em um case de terceiros que não foi projetado para suas especificações também pode ser um motivo para Wi-Fi ruim. Como assim? Os materiais usados ​​podem estar prejudicando a recepção do sinal do iPad.

4. Falhas de hardware

Diferentes tipos de falhas de hardware podem fazer com que o iPad se desconecte do Wi-Fi o tempo todo. Pode ser o próprio iPad, pode haver uma falha no roteador, etc.

5. Problemas de software

Algumas peculiaridades de software também podem estar causando falhas na conexão Wi-Fi do iPad. Os problemas podem estar no software do roteador Wi-Fi ou no software do iPad. A Parte II irá abordá-los em detalhes.

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Parte II: Como corrigir o problema quando o iPad fica desconectando do Wi-Fi?

Quando o iPad fica desconectando do Wi-Fi, corrigir o problema é tão fácil quanto encontrar sua causa.

1. iPad desconectando do Wi-Fi devido a má recepção

Quando o iPad fica se desconectando do Wi-Fi devido à má recepção do Wi-Fi, você percebe um claro sintoma disso: em alguns lugares, o Wi-Fi não cai, mas em outros ele cai com frequência. É como aqueles velhos memes em que as pessoas usando celular procuram um lugar com recepção do sinal. Isso é exatamente o que acontece nesse caso: o roteador não consegue cobrir todo o ambiente, e assim o iPad não consegue obter um sinal forte o suficiente onde você está. Quando você se aproximar do roteador, a recepção do sinal será melhor e você notará que o Wi-fi não está mais caindo.

Existem três maneiras de corrigir a situação:

1: Mude seu local para ficar mais perto do roteador

2: Coloque o roteador em um local central para que todo o espaço seja igualmente coberto

3: Invista em um sistema de roteador de malha Wi-Fi que permitirá uma cobertura muito melhor e eliminará problemas de má recepção. Isso acabará com os problemas de Wi-Fi no iPad.

2. iPad desconectando do Wi-Fi devido a interferências de sinal

Em geral, a interferência de sinal é mais difícil de descobrir, mas é uma aposta segura atualmente - principalmente quando estamos cercados por roteadores Wi-Fi em todos os lugares e possuimos um roteador "comum" fornecido pelo provedor. E por que isso? Bom, é mais do que provável que roteadores semelhantes operem de maneira semelhante e, portanto, o Wi-Fi do seu vizinho pode estar causando interferência no seu. Isso ocorre especialmente quando combinado com o sinal baixo, já que seu próprio Wi-Fi luta para alcançá-lo em aquele outro canto da casa ou escritório em que você está. Resumindo, a sobreposição de frequência/sinal pode confundir o iPad e ele acabará dificuldade para escolher um.

A maneira de corrigir essa situação é alterar o canal do sinal Wi-Fi nas configurações do roteador. A maioria dos roteadores oferece uma maneira de fazer essa alteração manual e automaticamente. Embora ele tente descobrir o canal menos problemático automaticamente, às vezes você precisa fazer a alteração de forma manual caso o iPad continue se desconectando do Wi-Fi devido à interferências.

Como mudar de canal varia conforme o roteador, é melhor verificar com seu provedor/ operadora caso eles tenham fornecido o aparelho. Caso contrário, procure online informações sobre o seu roteador específico.

3. Problemas de conexão do iPad causados por acessórios de baixa qualidade

Acessórios de baixa qualidade fabricados por terceiros, como protetores de tela e cases, podem criar problemas desconhecidos e imprevistos. É perfeitamente possível que essa capa barata esteja bloqueando a recepção de Wi-Fi em seu amado iPad.

Para saber se a capa está causando problemas na recepção do seu Wi-Fi, basta removê-la do iPad e ver se isso ajuda a melhorar a recepção do Wi-Fi.

4. iPad desconectando do Wi-Fi devido a problemas de software

Alguns problemas de software podem fazer com que o iPad fique se desconectando do Wi-Fi - por exemplo quando você divide sua rede Wi-Fi ou se seu sistema de roteador de malha Wi-Fi não estiver sincronizado de alguma forma; ou ainda problemas de software dentro o próprio iPad. Tudo isso pode ser corrigido com bastante facilidade.

Solução 1: force a reinicialização do iPad

Uma das primeiras correções que você deve tentar é reiniciar o dispositivo. Veja como reiniciar o iPad:

iPad com botão início (Home)

reinicie o ipad com botão início

1º Passo: Para um iPad com botão início, pressione e segure o botão liga/desliga até que o controle deslizante apareça. Arraste o controle para desligar o iPad.

2º Passo: Pressione e segure o botão liga/desliga para reiniciar o iPad.

iPad sem botão início

reinicie o ipad sem botão início

1º Passo: Pressione e segure qualquer uma das teclas de volume e o botão liga/ desliga até que o controle deslizante apareça. Arraste para desligar o iPad.

2º Passo: Pressione o botão liga/desliga e segure até que o iPad reinicie.

Solução 2: reinicie o roteador Wi-Fi

Quando foi a última vez que você reiniciou o roteador? Não há dúvida que os roteadores são conhecidos por exigir reinicializações para funcionar de maneira ideal, tanto que agora as marcas estão oferecendo um recurso de reinicialização agendada para automatizar o trabalho! Por que será?!

Sem entrar muito no âmago da questão de agendar a reinicialização, vamos apenas desligar o roteador Wi-Fi e ligá-lo novamente após cerca de 30 segundos. Veja se isso resolve o problema de queda do Wi-Fi no iPad.

Solução 3: sincronize o sistema de roteador Mesh

Se você tiver um desses sofisticados sistemas de roteadores mesh, há poucas chances de estar sofrendo com uma cobertura Wi-Fi ruim. A ideia de um sistema de malha é cobrir as instalações com um poderoso Wi-Fi. Então, qual é o problema? Às vezes, enquanto se movem, os nós não "passam o bastão" uns para os outros de forma confiável, fazendo com que o iPad perca o Wi-Fi ocasionalmente. Os sistemas de roteadores mesh apresentam um botão de sincronização nos nós, e você pode, consultando o manual de sua marca específica, sincronizar os nós manualmente para garantir que a entrega funcione de maneira confiável.

Solução 4: redefina os ajustes de rede

Às vezes, as atualizações de software podem causar corrupção em um nível em que os problemas se manifestam de maneiras desconhecidas e causam diversos aborrecimentos, por exemplo com falhas de conexão Wi-fi no iPad. Redefinir os ajustes de rede pode corrigir esses problemas caso tenham sido causados por uma atualização de software recente no iPad - especialmente se ela tiver ajustado a configuração do código de rede no dispositivo. Veja como redefinir os ajustes de rede no iPad:

1º Passo: Entre em Ajustes > Geral e role para baixo até o final

2º Passo: Toque em Transferir ou Redefinir iPad > Redefinir

redefina os ajustes do ipad

3º Passo: Toque em redefinir todos os ajustes.

Solução 5: Adicione a outra banda Wi-Fi no iPad

Os roteadores Wi-Fi mais recentes são roteadores de banda dupla, o que significa que oferecem sinal Wi-Fi nas bandas de 2,4 GHz e 5 GHz. Geralmente, eles são configurados para fornecer duas bandas de serviço separadas e você se conecta a qualquer uma delas. No entanto, é aí que está o problema. A banda de 5 GHz funcionará em uma área menor e a recepção não irá tão longe quanto a banda de 2,4 GHz. Portanto, se em uma sala você simplesmente se conectou a qualquer uma e estava tudo bem, de repente você pode descobrir que o iPad está se desconectando do Wi-Fi ao entrar em outro cômodo da casa. Isso ocorre porque o iPad não possui qualidade de sinal adequada da banda de 5 GHz à qual você provavelmente se conectou. Nesse caso, mudar para a banda de 2,4 GHz é a melhor solução.

Veja como adicionar outra rede Wi-Fi à lista de redes confiáveis ​​no iPad:

1º Passo: Entre em Ajustes > Wi-Fi

2º Passo: Você verá a lista de redes disponíveis.

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3º Passo: A partir desta lista, você poderá reconhecer facilmente a rede Wi-Fi 2,4 GHz, pois, por padrão, elas são nomeadas claramente.

4º Passo: Conecte-se a ela com a senha do seu Wi-Fi. Muito provavelmente funcionará. Caso contrário, você precisará acessar as configurações de administrador do seu roteador (verifique a marca na Internet) e configurar uma senha para a banda de 2,4 GHz novamente.

Se tudo der certo, seu iPad alternará entre 5 GHz e 2,4 GHz automaticamente conforme o melhor sinal que receber, resolvendo completamente o problema de queda do Wi-Fi do iPad.

Há ainda um outro método, que é acessar as configurações do roteador e nomear as duas bandas iguais e definir senhas iguais. Dessa forma, o iPad ainda fará o que fizemos acima. Mesmo assim, o método anterior é melhor por garantir que você tenha mais controle, e que o iPad alterne apenas quando necessário e não permaneça conectado à banda de 2,4 GHz o tempo todo. Isso porque suas taxas de transmissão mais baixas do que a de 5 GHz e, dependendo do seu plano de internet, isso pode resultar em velocidades de download reduzidas.

Solução Bônus 6: Corrija o iPadOS rapidamente com o Dr.Fone - Reparação do sistema (iOS) [Recomendado]

Se nenhuma das opções acima resolveu nada e o iPad continua se desconectando do Wi-Fi, talvez seja hora de tomar medidas um pouco mais drásticas, como reparar o iPadOS. Isso pode ser feito da maneira da Apple, conectando o iPad ao computador e usando o iTunes (Windows/ macOS antigo) ou macOS Finder (versões mais recentes do macOS) ou você pode experimentar a maneira incrivelmente fácil de reparar o iPadOS: o Wondershare Dr.Fone, um conjunto de ferramentas que resolve todos os problemas imagináveis ​​enfrentandos diariamente por usuários de todo o mundo em seus smartphones e tablets.

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O Dr.Fone possui um módulo chamado Reparação do sistema que permite que você corrija os problemas do iPad sem apagar dados do usuário, ou, se preferir uma correção mais a fundo, com exclusão dos dados. Ele também permite que você faça o downgrade para uma versão anterior facilmente sem ter que procurar na internet pelo arquivo de firmware. Além disso, o Dr.Fone também possui um módulo de backup, então basta você fazer o backup dos dados e restaurá-los facilmente após o reparo. Para experimentar, basta clicar no botão a seguir e baixar o software em seu computador.

5. iPad desconectando do Wi-Fi devido a falhas de hardware

As falhas de hardware incluem problemas no próprio iPad ou da antena do roteador. Se algo não estiver funcionando de maneira ideal, ocorrerão problemas como o que você está enfrentando. Como saber qual dos dois está falhando?

Se a antena do roteador Wi-Fi estiver falhando ou houver algo errado com o próprio roteador, todos os dispositivos conectados começarão a enfrentar o mesmo problema que o iPad. Isso significa que todos os dispositivos ficarão se desconectando do Wi-Fi igual ao iPad. Se não for esse o caso, o problema pode estar no próprio iPad.

O iPad pode estar com algum problema de hardware, mas, considerando os altos padrões de fabricação da Apple, é mais do que provável que seja apenas um problema de software, que pode ser resolvido facilmente com correções simples.

Conclusão

É realmente frustrante quando seu iPad fica se desconectando do Wi-Fi, especialmente quando seu iPad só oferece esse tipo de conexão. A Internet é essencial, por isso é realmente um choque ficar sem Wi-Fi. Felizmente, existem várias maneiras para corrigir rapidamente o problema, desde alterar as configurações do roteador Wi-Fi até reparar o iPadOS se tudo mais falhar.

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