O iPhone 13 está sobreaquecendo? Conheça algumas dicas para arrefecê-lo!
Ninguém gosta que seu celular sobreaqueça, especialmente um iPhone 13. Saiba porque o iPhone 13 está sobreaquecendo e como arrefecê-lo com os devidos passos.
Sep 10, 2024 • Arquivado para: Gerenciador de Celular • Soluções comprovadas
É preocupante deparar-se com seu iPhone 13 novo sobreaquecendo. Pode estar ligeiramente mais morno que o costume ao toque, ou fica demasiado quente para pegar. Aqui ficam algumas dicas úteis para esfriar um iPhone 13 sobreaquecendo e os passos necessários para mantê-lo a uma temperatura ambiente.
Parte I: Porque o iPhone 13 está sobreaquecendo?
O sobreaquecimento no iPhone é um problema para os usuários da Apple, que de vez em quando, sentem seus iPhones demasiado desconfortáveis de pegar, e por vezes até demasiado quente. Se algo similar está acontecendo com seu iPhone 13, pode estar sobreaquecendo. E porque um iPhone 13 sobreaquece? Existem várias razões para isto acontecer. Confira em seguida as principais razões para seu iPhone 13 estar sobreaquecendo.
Razão 1: Carregamento rápido
Os iPhones costumavam ser alvo de chacote devido ao seu carregamento lento através de um mero carregador de 5W. Hoje em dia, a caixa dos iPhones vem sem carregar, mas os novos iPhones já suportam carregamento rápido com carregadores de 20W ou superior que você pode comprar em separado. Caso você esteja usando o novo carregador de 20W da Apple, seu iPhone 13 irá carregar cada vez mais rápido. Isto pode aquecer o celular e é por isso que seu iPhone 13 pode estar sobreaquecendo.
Razão 2: Usar o iPhone durante o carregamento
Se seu iPhone está carregando e você está realizando tarefas pesadas no iPhone como jogar, irá sobreaquecer rapidamente o iPhone. Similarmente, as chamadas de vídeo são outras das causas de sobreaquecimento anormal do celular durante o carregamento.
Razão 3: Utilização pesada
A utilização pesada pode envolver usar aplicativos que consome em demasia o CPU e GPU como jogos, aplicativos de edição de fotos e vídeos, usar as câmeras (gravar vídeos ou fazer chamadas de vídeo) e usar aplicativos que não são pesados no sistema, mas consomem mais energia do que o normal, como aplicativos para assistir vídeos transmitidos através da Netflix, Amazon Prime, YouTube, Hulu, etc. Utilizar qualquer combinação destes aplicativos irá consumir rapidamente a bateria e é considerada utilização pesada que pode sobreaquecer o celular entre uma temperatura moderadamente elevada até insuportavelmente quente, dependendo de quando e como usa o celular.
Razão 4: Fazer chamadas com pouco sinal
Você nem sequer pensar nisto, mas se apenas tiver 1 barra de rede e faz chamadas longas de áudio ou vídeo, pode fazer com que o iPhone 13 sobreaqueça, visto que o rádio no iPhone tem que trabalhar mais que o normal para mantê-lo conectado à rede, o que irá consumir mais energia que o usual.
Razão 5: Usar aplicativos não-otimizados
Se você está usando aplicativos que não foram otimizados para aproveitar o software e hardware mais recentes do iPhone, isso pode resultar em superaquecimento do iPhone 13, já que o código antigo tem mais chances de causar problemas com o novo código, caso haja problemas de interoperabilidade e compatibilidade.
Parte II: Como esfriar um iPhone 13 sobreaquecendo
Quando você detectar que o seu iPhone 13 está sobreaquecendo, seja ficando estranhamente desconfortavelmente quente, é imperativo interromper o que quer que esteja fazendo no iPhone e ajudá-lo a esfriar. Aqui estão algumas maneiras que você pode usar para resfriar um iPhone 13 sobreaquecido.
Solução 1: Parar carregamento
Se o seu iPhone 13 está carregando e você perceber que está superaquecendo, pare de carregá-lo e retire o cabo. Isso interromperá o aquecimento adicional e o iPhone deverá começar a esfriar lentamente. Para acelerar esse processo, você pode considerar ligar um ventilador para que o celular esfrie mais rapidamente.
Solução 2: Fechar todos os aplicativos no iPhone
Feche todos os aplicativos à força no iPhone sobreaquecido para garantir que nenhum aplicativo esteja sendo executado em segundo plano. Para fechar os aplicativos, você precisa acessar o seletor de aplicativos:
Passo 1: Deslize para cima a partir da borda inferior do seu iPhone, mas não saia da tela, em vez disso, deslize para cima até receber um feedback tátil e ver o seletor de aplicativos.
Passo 2: Agora, deslize os cartões de aplicativos para cima para fechar os aplicativos. Quando o último aplicativo aberto for fechado, o seletor de aplicativos voltará à tela inicial.
Solução 3: Desligar o iPhone 13
Se o seu iPhone 13 estiver sobreaquecendo muito a ponto de ficar desconfortavelmente quente e fechar os aplicativos e não carregá-lo mais não parecer ajudar, a próxima coisa que você pode fazer é desligá-lo. Veja como desligar um iPhone 13:
Passo 1: Acesse as Definições > Geral > Desligar
Passo 2: Arraste o cursor na totalidade para a direita e desligue o dispositivo.
Não use o dispositivo novamente até esfriar.
Solução 4: Remover todas as capas de proteção
Ao lidar com um iPhone 13 sobreaquecido, é recomendável remover todas as capas de proteção do dispositivo para que ele possa irradiar todo o calor para o ambiente de forma completa e eficiente, sem qualquer impedimento da capa de proteção que você possa estar usando.
Solução 5: Colocar o iPhone num local fresco
Se você estiver ao sol e o seu iPhone 13 sobreaquecer, não o coloque na sua bolsa para mantê-lo longe do sol, pois isso só bloqueará a ventilação. Em vez disso, afaste-se do sol e deixe o iPhone esfriar em um espaço bem ventilado.
Sobre tentar esfriar um iPhone sobreaquecendo rapidamente
Pode lhe passar pela cabeça usar um compartimento de geladeira para resfriar rapidamente o iPhone sobreaquecido. Afinal, que melhor maneira de resfriá-lo do que uma explosão de ar frio, não é mesmo? A ideia é boa, mas o problema aqui é que o iPhone está quente por dentro e o ar frio que toca a superfície do iPhone sobreaquecido tem uma diferença de temperatura suficiente para criar condensação dentro do iPhone, e isso não é algo que você quer, pois isso pode resultar em danos líquidos, anulando a garantia e até mesmo destruir o seu iPhone. Evite isso e siga os métodos descritos acima.
Parte III: Efeitos colaterais de sobreaquecimento
O sobreaquecimento nunca é bom para o seu iPhone. Há consequências inevitáveis de um iPhone superaquecido, às vezes perceptíveis e às vezes não. Isso depende de com que frequência e com que intensidade o iPhone sobreaquece. Se for apenas uma ou duas vezes, isso não causará nenhum dano permanente, mas se o iPhone 13 sobreaquecer várias vezes por dia durante vários dias, isso terá consequências graves para o iPhone.
Efeito colateral 1: O calor drena a capacidade e duração da bateria
O calor é inimigo das baterias. Portanto, quando o seu iPhone 13 sobreaquece, esse calor, dependendo de quanto tempo as baterias do iPhone foram submetidas a ele, danificará as baterias e você verá uma capacidade reduzida da bateria e uma vida útil reduzida do serviço.
Efeito colateral 2: Baterias inchadas
Um iPhone 13 que sobreaquece regularmente acabará tendo uma bateria inchada mais cedo ou mais tarde, e você terá que substituir a bateria, provavelmente pagando do próprio bolso.
Efeito colateral 3: Chassis defeituoso
Se um iPhone sobreaquecido resultar em uma bateria inchada, essa bateria não tem outro lugar para se expandir além de ser para cima, já que essa é a maneira mais fácil para ela sair. E isso significa que a tela do seu iPhone está em risco, e o próprio chassi pode ficar dobrado, já que os iPhones são construídos com tolerâncias extremamente apertadas e não há praticamente nenhuma margem de manobra para nada.
iPhones são construídos com muito cuidado em seu design, e isso inclui redes de segurança que ajudam a evitar que o iPhone fique muito quente. Sempre que o iPhone detecta que a temperatura interna do dispositivo está fora da faixa de operação projetada, especialmente quando a temperatura está mais elevada, ele exibe um aviso ao usuário e o usuário não pode fazer nada no iPhone até que o software equilibre a temperatura dentro da faixa.
Você pretende saber como evitar que seu iPhone fique sobreaquecendo?
Parte IV: Evitar sobreaquecimento
Com apenas algumas medidas simples de precaução, você pode garantir que nunca precise arriscar um iPhone sobreaquecido. Essas medidas garantirão que sua experiência com o iPhone seja sempre ótima.
Medida 1: Durante o carregamento do iPhone
Sempre que você estiver carregando o celular, evite usá-lo. Isso não significa evitá-lo como a praga, simplesmente significa limitá-lo o máximo possível. Se você precisar usar o celular para fazer ou receber chamadas, desconecte o cabo de carregamento e use o celular. Responder a notificações aqui e ali é aceitável.
Medida 2: Ao escolher capas para seu iPhone
Ao escolher uma capa para o seu iPhone, compre uma de uma empresa respeitável e que não interfira na operação pretendida e projetada do seu iPhone de maneira nenhuma.
Medida 3: Ao usar aplicativos
Quando você quiser usar um aplicativo pesado, como um jogo ou um aplicativo de edição de fotos/vídeos, feche todos os outros aplicativos. Depois de jogar ou editar, feche o aplicativo de jogo ou de edição.
Medida 4: Minimizar escaneamentos (Bluetooth, Wi-Fi, etc.)
Quando você tem o Bluetooth e/ou Wi-Fi ligados, o celular constantemente verifica o ambiente em busca de algo compatível para se conectar. Quando você não está usando, desconectar o Wi-Fi e Bluetooth pode ajudar a evitar o sobreaquecimento do iPhone.
Medida 5: Fazer chamadas por Wi-Fi
Assim como é inteligente desconectar o Bluetooth e o Wi-Fi quando não estiver usando, é inteligente não usar seus dados móveis se a recepção do sinal for fraca e mudar para o Wi-Fi. Se você estiver em um lugar com sinal fraco por um longo tempo, como se sua casa tiver um sinal fraco, é importante habilitar as Chamadas por Wi-Fi no seu dispositivo para que o celular não gaste energia tentando se conectar à rede móvel para tudo, mas se conecte ao sinal Wi-Fi muito mais forte e, consequentemente, use muito menos energia, gerando muito menos calor e não sobreaquecer.
Veja aqui como ativar as Chamadas por Wi-Fi se sua rede suporta esta opção:
Passo 1: Acesse as Definições > Celular
Passo 2: Navegue para baixo nas Chamadas e ative as Chamadas por Wi-Fi.
Medida 6: Ao manusear seu iPhone
É uma coisa estar caminhando ao sol e usar seu iPhone e outra completamente diferente deixar um iPhone no carro onde o sol está incidindo diretamente nele, o que pode causar o sobreaquecimento do iPhone. Ainda pior se as janelas estiverem fechadas. Sempre que o iPhone estiver no carro, certifique-se de que ele está longe da luz solar direta, mas faça por nunca deixar seu iPhone no carro.
Com estes passos você consegue garantir que seu iPhone não sobreaquece ao ponto de ficar desconfortável de usar.
Conclusão
Um iPhone superaquecido pode ser assustador considerando as histórias de terror disponíveis na internet sobre smartphones explodindo. Portanto, medidas rápidas devem ser tomadas para resfriar o iPhone 13 sobreaquecido e, em seguida, medidas devem ser tomadas para que o iPhone não sobreaqueça novamente.
Categorias
Artigos Recomendados
Problemas do iPhone
- Problemas de Hardware
- Problemas de Teclado do iPhone
- Problemas de Fone de Ouvido do iPhone
- Superaquecimento do iPhone
- Reparar o iPhone Backlight
- Problemas de Bateria
- Problemas de Mídia
- Problemas com o Eco no iPhone
- Problemas com Chamada no iPhone
- Problema da Campainha do iPhone
- Problema da Câmera do iPhone
- Problema do Microfone do iPhone
- Como Corrigir o Som no iPhone
- Problemas de Volume no iPhone
- Outros Problemas
Alexandre Garvalhoso
staff Editor