Você acabou de instalar a última versão do iOS, mas seu entusiasmo esfriou ao detetar problemas como falhas no Touch ID. Trazemos-lhe algumas dicas para resolver a situação.
Feb 26, 2025 • Arquivado para: Reparação do Sistema • Soluções comprovadas
Hoje em dia, poder usar um recurso como o Touch ID é uma verdadeira bênção, dado que poucos recursos se revelam tão práticos e eficazes como este a proteger o acesso ao seu dispositivo. Além do mais, poder desbloquear um dispositivo com a impressão digital é muito melhor do que estar sempre a introduzir senhas ou padrões. No iPhone, o recurso foi introduzido com o iPhone 5s e melhorado nas versões posteriores.
No entanto, há ocasiões em que os usuários do Touch ID poderá encontrar dificuldades no seu uso. O iOS 13 é a última moda e muitas pessoas estão a instalá-lo para poderem aceder a novos recursos, mas, destes, ainda são muitos aqueles que se queixam de que, com a tão desejada atualização, o sensor do Touch ID deixou de funcionar . Depararmo-nos com um problema destes logo depois de uma atualização tão relevante é sinceramente entristecedor. Mas não se preocupe: estamos aqui para o ajudar. No post que se segue, referimos algumas possíveis soluções para resolver este problema. Leia o artigo com atenção, após o qual esperamos que esteja preparado para resolver as suas questões com o Touch ID que deixou de funcionar após atualização para o iOS 13 .
Você poderá achar que estamos brincando, mas acredite: funciona. É possível que os problemas com o Touch ID do seu dispositivo não tenham nada que ver com o iOS 13. Por vezes, tocamos no tão com os dedos úmidos ou sujos, o que poderá levar o a que o sensor do Touch ID não funcione . Assim, por favor, comece por limpar o botão de início dos seu dispositivo antes de tentar qualquer outra solução. Use um pano suave para esse efeito. E evite sempre tocar no botão com os dedos sujos ou úmidos.
Outra coisa simples, mas vital, que deverá ter assegurada é o escaneio devido da sua impressão digital. Ao desbloquer o dispositivo, o seu dedo deverá tocar apropriadamente o botão de início e o respetivo sensor. Assim, confira se realmente está tocando no local correto para permitir uma autenticação por impressão digital precisa. Pode ser que o seu problema com um Touch ID que não funciona fique assim resolvido.
Se o sensor Touch ID continuar dando problemas, será altura de tomar medida adicinoais. Uma delas, vital, é forçar a reinicialização do seu dispositivo, açã capaz de resolver uma infinidade de problemas menores no seu dispositivo, entre os quais se conta um sensor Touch ID com problemas. Segue-se como proceder para tal:
Comece por pressionar o botão de início e o botão de ligar/desligar, ao mesmo tempo, por, pelo menos, 10 segundos. Verá em seguida o logotipo da Apple ser exibido na tela. Nessa altura, solte os botões.
Dados que estes modelos não possuem botão “Iniciar”, mantenha pressionados os botões de “Diminuir Volume” e “Ligar/Desligar” em simultâneo. Mantenha os botões premidos até o logotipo da Apple ser exibido na tela, altura em que poderá soltar os botões e o seu dispositivo será reinicializado.
Nestes modelos o procedimento de reinicialização forçada varia um pouco. Primeiramente, prima e solte o botão “Aumentar Volume”. Depois, faça o mesmo com o botão “Diminuir Volume”. Por fim, pressione demoradamente o botão de ligar/desligar, até o logotipo da Apple surgir na tela. Nessa altura, solte o botão. O dispositivo será reiniciado e, esperamos, os problemas relacionados com o não funcionamento do sensor do Touch ID serão resolvidos.
Você poderá também experimentar desabilitar o código de segurança do iOS para contornar o problema. Aqui estão os passos para o fazer:
Se nada mais funcionar e o seu iPhone continuar bloqueado, experimente usar uma ferramenta confiável e segura como Dr.Fone – Desbloquear Tela (iOS). Esta ferramenta permite-lhe desbloquear o seu dispositivo iOS de forma simples, com um só clique. Esta é uma ferramenta preciosa paar aquelas situações em que o Touch ID do seu dispositivo deixa de funcionar . Também a compatibilidade não é problema com esta ferramenta, dado que suorta todos os dispositivos iOS, incluindo os mais recentes. Outro dos seus aspetos mais interessantes é a sua simplicidade, não sendo necessário qualquer conhecimento técnico especial para levar o processo de desbloqueio a bom porto. Para usar este incrível programa, proceda da seguinte forma:
Por que você não experimenta tudo do zero? Se o sensor do Touch ID do seu dispositivo não estiver funcionando e não conseguir detectar sua impressão digital, tente adicionar uma nova impressão digital. Se os resultados forem positivos, não é preciso fazer mais nada! Você poderá já saber como se faz, mas não podemos deixar nenhum leitor desinformado. Então, segue-se o processo:
Quando a adição de uma nova impressão digital falha, desativar e voltar a ligar o recurso poderá ser uma boa maneira de corrigir o problema do sensor Touch ID que não funciona. Para tal, proceda assim:
O restauro do dispositivo é outra solução possível quando o Touch ID deixa de funcionar no iOS 13. No entanto, a recomendamos, dado que implica a perda de todos os dados armazenados no seu dispositivo. Se n~enhuma outra forma se tiver revelado eficaz, crie um backup do seu dispositivo antes de avançar para este método.
Espere! O quê?! O sensor do Touch ID continua sem funcionar? Chegou a hora de contatar o centro de assistência Apple mais próximo. Se,depois de tentar todos os processos acima, o problema persistir, a única solução será ter o seu dispositivo verificado por um especialista. Eles certamente detetarão o que está provocando o problema e tomarão a linha de ação certa para que o seu dispositivo volte ao normal.
staff Editor