Aprenda formas eficazes de entrar e sair do modo DFU em diferentes versões do iPad Air, depois de fazer o backup de suas informações, para restaurar seu dispositivo de qualquer estado.
Feb 26, 2025 • Arquivado para: Reparação do Sistema • Soluções comprovadas
Telas pretas, falta de resposta e problemas de software são questões comuns que a maioria das pessoas enfrenta em seus iPads. Quando esses problemas não são resolvidos com soluções simples, é hora de executar o modo DFU. O modo DFU pode ajudar a resolver uma grande variedade de problemas no iPad, mas os passos para entrar e sair dele não são tão triviais.
Neste artigo, você vai aprender como entrar e sair do modo DFU em diferentes versões do iPad Air. Também entenderá a importância de fazer o backup do seu iPad e como as técnicas tradicionais de uso do iTunes e do iCloud não são as soluções mais eficientes. Recomendaremos um aplicativo e mostraremos como ele pode fazer a diferença quando comparado a outros métodos normalmente usados.
DFU significa Device Firmware Update (Atualização de firmware do dispositivo), e essa atualização recarrega o firmware e o software do seu aparelho, inclusive do iPad Air. É um modo de restauração mais profundo do que o modo de recuperação da Apple e, normalmente, depois de um DFU, seu aparelho é atualizado para a versão mais recente do sistema operacional. No modo DFU, o iPad pode interagir usando o Finder ou o iTunes sem precisar carregar o bootloader.
Quando usar o modo DFU:
O modo de disco é uma funcionalidade do iTunes que funciona mais ou menos como um flash drive. Ele permite que você transfira seus documentos do computador e os visualize no seu iPad. Entretanto, é recomendado fazer um backup do seu iPad antes de entrar no modo de disco. Nesta seção, mostraremos estratégias para fazer o backup do seu iPad e entrar no DFU em diferentes modelos do iPad Air.
Passo 1. Primeiro, faça o backup do seu iPad
As duas maneiras oficiais de fazer o backup em iPads são pelo iTunes ou pelo iCloud. Entretanto, devido a certas limitações, nós recomendamos o uso do Dr.Fone para fazer esse backup. Ele é um conjunto de aplicativos da Wondershare que ajuda a resolver problemas enfrentados em dispositivos Apple, incluindo o backup do seu iPad.
Vantagens do Dr.Fone comparado com o iTunes e o iCloud:
Como fazer o backup do seu iPad usando o Dr.Fone
Abaixo, estão os passos para salvar suas informações do iPad com o Dr.Fone.
Passo 1: Baixe o Dr.Fone em seu computador e abra o aplicativo. Clique em Backup do telefone. Use o cabo de lightning para conectar seu iPad ao computador.
Passo 2: Selecione a opção Backup. A seguir, selecione os arquivos que você quer salvar na barra de menu à esquerda. Quando terminar, clique no botão Backup, no canto inferior direito.
Passo 3: Ao finalizar, o Dr.Fone vai exibir todos os itens que foram salvos.
Passo 2. Escolha o modelo do seu iPad Air
Ao longo dos anos, a Apple lançou diferentes modelos do iPad Air. Depois de aprender como fazer o backup do seu iPad no passo anterior, nós ensinaremos agora como entrar no modo DFU em diferentes modelos do iPad Air.
1. iPar Air 5 da Apple (modelo 2022) e iPad Air 4 (modelo 2020)
Siga os passos a seguir para aprender como colocar os iPads Air 4 e 5 no DFU.
Passo 1: Conecte seu iPad Air ao computador com um cabo.
Passo 2: Aperte o botão de aumentar o volume, seguido do botão de abaixar o volume. Em seguida, aperte e segure o botão de ligar/Touch ID.
Passo 3: Continue apertando o botão de ligar/Touch ID e, simultaneamente, aperte o botão de abaixar o volume por 5 segundos.
Passo 4: Solte o botão de ligar/Touch ID, mas mantenha o botão do volume pressionado por mais 10 segundos. Você vai observar que a tela seguirá preta.
Passo 5: Abra o iTunes no seu computador e, então, você deve ver o pop-up a seguir: O iTunes detectou um iPad em modo de recuperação. Você precisa restaurar esse iPad antes que ele possa ser usado com o iTunes. Nesse momento, seu iPad está no modo DFU.
2. iPad Air 3 (modelo 2019), iPad Air 2 (modelo 2014) e iPad Air 1 (modelo 2013)
Use os passos a seguir para aprender como colocar os iPads Air 3, 2 e 1 no DFU.
Passo 1: Desligue seu iPad apertando e segurando o botão de ligar por alguns segundos.
Passo 2: Conecte seu iPad ao computador e abra o aplicativo do iTunes.
Passo 3: Aperte e segure o botão Home e o botão de ligar por 10 segundos.
Passo 4: O modo de recuperação do iPad vai aparecer no aplicativo do iTunes e, agora, o iPad está em modo DFU.
Depois de aprender como entrar no modo DFU, sair dele não deve ser uma tarefa difícil. Nesta parte, compartilharemos dois métodos de tirar seu iPad do modo DFU. Você vai aprender os jeitos diferentes de sair do modo DFU em várias versões do iPad Air.
Uma forma rápida de sair do modo DFU é simplesmente reiniciando seu iPad. Como as diferentes versões do iPad possuem algumas diferenças de interface e de botões, voce vai aprender a fazer isso com e sem a presença de um botão Home.
1. No iPad Air com o botão Home
Para os iPads Air 3, 2 e 1, que ainda possuem um botão Home, os passos para sair do modo DFU são os seguintes:
Passo 1: Pressione e segure o botão de ligar e o botão Home ao mesmo tempo, até que o logo da Apple apareça.
Passo 2: Quando isso acontecer, solte os dois botões e o iPad irá sair do modo DFU.
2. No iPad Air sem o botão Home
Para os iPads Air 5 e 4. que não possuem o botão Home, os passos são os seguintes.
Passo 1: Desconecte o iPad do computador e aperte o botão de aumentar o volume.
Passo 2: Aperte o botão de abaixar o volume.
Passo 3: Aperte e segure o botão de ligar/Touch ID até que o logo da Apple apareça. O iPad irá reiniciar e sair do modo DFU.
Sair do modo DFU deve ser relativamente fácil, mas, às vezes, você pode encontrar seu iPad travado neste modo, sem conseguir sair dele apesar de executar os passos acima. Um método infalível de entrar no modo DFU no iPad sem correr o risco de perder suas informações é usar o Dr.Fone - Recuperação do sistema (iOS).
Este método irá focar no uso do Dr.Fone para corrigir problemas de sistema do iOS usando o reparo padrão para sair do modo DFU.
Passo 1: Baixe o Dr.Fone no site oficial do Wondershare em seu computador e abra o aplicativo. Na página inicial, clique em Reparo de sistema e entre em Reparo de iOS.
Passo 2: Na próxima página, clique em Reparar agora no canto inferior direito, e o passo de recuperação será iniciado. Antes de entrar no modo de recuperação, selecione Recuperação padrão e siga as instruções para colocar seu iPad no modo de recuperação.
Passo 3: Depois de entrar no modo de recuperação, selecione o firmware do iOS que deseja e clique em Baixar para começar a baixar o firmware. Comece o processo de recuperação de sistema do iPadOS clicando em Reparar agora.
Passo 4: Quando o reparo estiver completo, uma janela de alerta exibirá o sucesso do processo. Clique em Concluído para completar a execução e seu iPad sairá do modo DFU com sucesso.
Este artigo resume o que é o DFU e os métodos para entrar e sair desse modo em várias versões do iPad. Fazer o backup do seu iPad também é crítico para garantir que suas informações e arquivos não sejam perdidos durante o processo. Apesar de o iTunes e o iCloud serem formas tradicionais de fazer backup e colocar seu iPad no modo DFU, eles podem não ser as melhores soluções.
A flexibilidade para fazer backup e a capacidade de fazê-lo com restauração incremental são algumas vantagens do Dr.Fone. Também recomendamos usar o Dr.Fone - Reparo do Sitema para sair do modo DFU, já que ele previne a perda das informações.
staff Editor