As 12 principais razões para fazer root no seu telefone Android
Será boa ideia fazer root no seu telefone Android? Aqui, estão os 12 principais motivos pelos quais você pode fazer root no telefone Android.
Sep 09, 2024 • Arquivado para: Reparação do Sistema • Soluções comprovadas
Será boa ideia fazer root no Android? Essa é uma pergunta que confunde muitos usuários. Fazer root no seu telefone Android permite assumir o controle total do dispositivo. Depois de fazer o root, você pode tornar seu telefone Android mais rápido, aumentar a duração da bateria, usar aplicativos que exigem acesso root e fazer muitas outras coisas. Aqui, apresentamos os 12 principais motivos pelos quais é boa ideia fazer root no seu telefone Android. Leia e participe na enquete no final do artigo.
12 Motivos para fazer root no telefone Android
1. Remover software desnecessário
Todos os telefones Android tem muitos aplicativos pré-instalados que são totalmente desnecessários. Esses aplicativos drenam a vida útil da bateria e desperdiçam espaço na memória do telefone. Infelizmente, esses apps não são removíveis e você não pode fazer nada, a menos que tenha acesso root no seu telefone Android. Depois de fazer root, você poderá remover completamente esses aplicativos do seu telefone Android.
2. Tornar o telefone Android mais rápido
Você pode fazer muitas coisas para aumentar a velocidade do seu telefone Android sem fazer root, como instalar o Dr.Fone - Eliminador de Dados (Android) para apagar os dados do telefone. No entanto, quando o dispositivo tem acesso root, você pode fazer mais coisas para melhorar o desempenho. Por exemplo, pode remover apps indesejados e executados automaticamente em segundo plano. Além disso, com acesso root você pode desbloquear algumas configurações e fazer com que o hardware funcione melhor.
3. Usar aplicativos que requerem acesso root
Existem muitos aplicativos interessantes na Google Play Store, mas nem todos estão disponíveis para o seu telefone Android. Isso acontece porque alguns aplicativos são bloqueados pelos fabricantes ou operadoras. A única maneira de usá-los é fazer root no seu telefone Android.
4. Fazer um backup completo do seu telefone Android
Graças à natureza aberta do Android, você tem acesso fácil ao conteúdo salvo no cartão SD. Assim, pode fazer backup de músicas, fotos, vídeos, arquivos de documentos e até mesmo contatos para o cartão SD. No entanto, isso está longe de ser suficiente. Ao atualizar para um novo telefone Android ou ao restaurar as configurações de fábrica, você também deve querer fazer backup dos aplicativos e respectivos dados para usar no futuro. Além disso, alguns aplicativos de backup, como o Titanium, são restritos a telefones Android com root.
5. Instalar a versão mais recente do Android
Sempre que é lançada uma nova versão do Android (como o Android 5.0), ela traz novos recursos e melhora a experiência do usuário. No entanto, a versão mais recente está disponível apenas para alguns telefones, como o Google Nexus. A maioria dos telefones Android mais comuns são deixados para trás e não recebem as atualizações. No entanto, você pode contornar essa restrição e instalar as atualizações se tiver acesso root.
6. Bloquear anúncios
Você está cansado dos anúncios que aparecem constantemente em seus aplicativos favoritos e quer bloqueá-los? É impossível bloquear anúncios em aplicativos, a menos que o seu telefone Android tenha acesso root. Depois de fazer o root, você pode instalar alguns aplicativos gratuitos, como o AdFree, para bloquear todos os anúncios e rodar seus aplicativos favoritos sem problemas nem interferências.
7. Melhorar a vida útil da bateria
Como mencionado acima, fabricantes e operadoras colocam muitos aplicativos pré-instalados, mas desnecessários, nos telefones Android. Esses aplicativos são executados em segundo plano e gastam muita a bateria. Usar uma ROM personalizada é uma ótima opção para resolver esse problema. No entanto, só é possível fazer isso se o dispositivo tiver acesso root.
8. Instalar uma ROM personalizada
Quando você fizer root no smartphone, poderá desbloquear o bootloader e instalar uma ROM personalizada, o que traz muitos benefícios e muda a maneira como você usa o dispositivo. Por exemplo, com uma ROM personalizada, você pode instalar alguns aplicativos sem anúncios para melhorar a duração da bateria e atualizar para uma versão do Android que ainda não está disponível oficialmente.
9. Otimizar o sistema
No seu telefone Android rooteado, você pode fazer muitas coisas para otimizar o sistema. Depois de obter acesso root, você pode baixar sua fonte favorita da Internet e colocá-la na pasta /system/fonts. Além disso, em /system/framework, estão alguns arquivos que podem ser alterados para otimizar o sistema, como exibir a porcentagem de bateria, deixar a central de notificações transparente e muito mais.
10. Instalar aplicativos no cartão SD para liberar espaço
Normalmente, os aplicativos são instalados na memória do telefone, mas o espaço da memória é limitado. Se os aplicativos instalados esgotarem a memória, o telefone ficará lento. Fazer root é uma ótima maneira de resolver o problema porque permite instalar aplicativos no cartão SD para liberar espaço na memória do telefone.
11. Usar um controlador de jogos
É possível usar um controlador de jogos no Android? Sim, claro! Se o dispositivo tiver acesso root, você pode conectar um controlador de jogos e jogar sem fio via Bluetooth. Descubra aqui mais informações sobre como fazer isso.
12. Usar todos os recursos do dispositivo
O último motivo para fazer root no Android é que você pode desfrutar da propriedade do dispositivo e usar todos os recursos do sistema sem restrições. As operadoras e os fabricantes sempre tentam controlar seu telefone Android através de aplicativos pré-instalados. No entanto, ao obter acesso root, você pode bloquear a conexão entre seu telefone e os servidores desses aplicativos.
Por que fazer root no seu telefone Android?
Mostre sua opinião participando na enquete abaixo
Categorias
Artigos Recomendados
Android Root
- Root de Dispositivos
- Root em Dispositivo Sony
- Root no Samsung Galaxy S5
- Root no Moto G
- Root em Dispositivos Motorola
- Root no Kindle Fire
- Como Fazer Root no Android
- Acesso Root
Alexandre Garvalhoso
staff Editor