Esfrie o iPhone 13 superaquecido
botão de download Wondershare Dr.Fone oferece soluções completas de celular para você

Como reparar um iPhone 13 superaquecido que não liga

Um iPhone superaquecido pode não ligar. Isso é normal. Mas se ele não liga mesmo depois de esfriar, isso não é normal. Vamos ver como reparar um iPhone 13 superaquecido e que não quer ligar.

sicher
Segurança garantida.
wondershare drfone

Mar 04, 2024 • Arquivado para: Reparação do Sistema • Soluções comprovadas

594

O que fazer quando o iPhone 13 ficar superaquecido e não ligar? Nem pense em colocar o iPhone no freezer para esfriá-lo logo! Vamos ver 4 maneiras de esfriar rapidamente um iPhone 13 superaquecido e o que fazer quando ele tiver superaquecido e depois não ligar.

Part I: 4 maneiras de esfriar um iPhone 13 superaquecido

notificação de temperatura alta do iphone

Eu testei 4 maneiras para esfriar rapidamente um iPhone 13 superaquecido.

Método 1: Coloque-o perto do ventilador

Colocar o iPhone 13 superaquecido na geladeira pode parecer uma ótima ideia na teoria, mas na prática isso não faz muito bem para ele, pois pode ocorrer condensação. Colocar o iPhone 13 na frente do ventilador é, de longe, o melhor método para abaixar a temperatura rapidamente.

Método 2: Suspenda o carregamento

Se o iPhone 13 estiver superaquecido e você quiser esfriá-lo rapidamente, você deve parar o carregamento da bateria. Carregar o iPhone faz ele esquentar, então se você interromper essa fonte de calor o celular vai começar a esfriar. Quando a temperatura voltar ao normal você pode voltar a carregar a bateria se for preciso.

Método 3: Desligue o iPhone 13

Um dos meios mais rápidos de esfriar o iPhone 13 é desligá-lo para fazer com que a atividade elétrica fique no nível mínimo. Quando sentir que o aparelho estiver em temperatura ambiente ou mais frio, você poderá ligá-lo novamente. Veja como desligar o iPhone 13 para que ele esfrie:

Passo 1: Vá em Ajustes > Geral e selecione Desligar

opção de desligar o iphone

Passo 2: Arraste o controle deslizante todo para a direita.

tela de desligamento do iphone

Método 4: Remova a capinha

Se o iPhone estiver superaquecido e estiver com qualquer tipo de capinha, remova-a e coloque o aparelho em um local bem ventilado para que o calor possa se dispersar e a temperatura voltar ao normal.

Se depois de executar todas as opções acima seu iPhone 13 não estiver ligando e você estiver certo de que não consegue ver a tela de temperatura do iPhone, há medidas que você pode tomar para fazê-lo ligar.

Parte II: O que fazer se o iPhone não estiver ligando

Se o iPhone 13 superaquecido não estiver ligando mesmo quando voltar a uma temperatura agradável ao toque, há algumas coisas que você pode fazer para tentar ligá-lo.

1. Verifique a carga da bateria

O superaquecimento do iPhone 13 pode ter causado o descarregamento da bateria. Ligue-o na energia e aguarde alguns segundos para verificar se o aparelho liga.

2. Reinicialização forçada

Pode ser necessário forçar a reinicialização para trazer o iPhone 13 de volta à vida. Veja como fazer a reinicialização forçada do iPhone 13:

Passo 1. Pressione uma vez o botão de aumentar volume

Passo 2: Agora pressione uma vez o botão de abaixar o volume

Passo 3: Rapidamente pressione o botão lateral e segure-o até que o aparelho reinicialize e o logo da Apple apareça na tela.

3. Utilize um cabo de carregador diferente

cabo lightning original apple

Seu iPhone 13 pode ter superaquecido devido a algum problema no cabo do carregador. Quando ele tiver esfriado utilize um cabo diferente, de preferência um cabo original Apple, e conecte-o ao aparelho para ver se ele carrega e liga adequadamente.

4. Utilize uma fonte diferente

fonte usb-c de 20w original apple

Depois de testar um cabo diferente, é bom tentar também utilizar uma outra fonte. É recomendado usar apenas fontes aprovadas pela Apple para alcançar o melhor e mais seguro desempenho com o mínimo risco de problemas.

5. Limpe o orifício do plugue

É possível que tenha entrado alguma sujeira no orifício onde se conecta o cabo, o que também pode levar o aparelho a superaquecer. Olhe dentro do orifício com a ajuda de uma lanterna para verificar se há poeira ou sujeira dentro, que podem estar causando mau contato. Remova os detritos com uma pinça e coloque o aparelho para carregar novamente — é provável que isso resolva o problema.

6. Verifique se é a tela que não está funcionando

É totalmente possível que o extremo superaquecimento do iPhone tenha danificado a tela e o resto do aparelho esteja funcionando. Como verificar isso? Telefone para o seu celular a partir de outro aparelho. Se ele tocar quer dizer que a sua tela está danificada e você precisa levar o aparelho para a assistência técnica consertar.

Se a tela não estiver danificada, se não for um cabo ou fonte ruins e o seu iPhone que sofreu superaquecimento ainda não está ligando, é hora de verificar problemas no software. A Apple não permite que você faça esse procedimento; a única coisa que você pode fazer é restaurar ou atualizar o firmware. Porém, há ferramentas de terceiros, como o Dr.Fone – Reparação do Sistema (iOS), que podem ajudar você a obter um diagnóstico melhor do problema, pois sua interface tem uma linguagem mais acessível do que aquelas mensagens com códigos de erro.

7. Utilize o Dr.Fone – Reparação do Sistema (iOS) para reparar o iPhone 13

reparação do sistema

Dr.Fone – Reparação do Sistema

Reparação dos erros do Sistema iOS para fazer o iPhone 13 que sofreu superaquecimento voltar a funcionar.

  • Faça seu iOS voltar ao normal sem perder nenhum dado.
  • Repare vários problemas do sistema iOS parado no modo de recuperação, logo branco da Apple, tela preta, looping na inicialização, etc.
  • Faça o downgrade do iOS sem precisar do iTunes.
  • Funciona em todos os modelos de iPhone, iPad e iPod touch.
  • Totalmente compatível com o recente iOS 16.Ícone novo
Disponível para: Windows Mac
3981454 pessoas já o baixaram

O Dr.Fone é uma ferramenta de terceiros que torna a reparação de problemas de sistema muito fácil e sem o risco de apagar seus dados. Ele tem instruções bem completas e evita que você tenha que lidar com mensagens complicadas de códigos de erro. Veja como usar o Dr.Fone – Reparação de Sistema (iOS) para reparar o software do seu iPhone e fazê-lo ligar de novo:

Passo 1: Baixe o Dr.Fone e instale-o no seu computador.

Passo 2: Conecte o iPhone 13 ao computador e abra o Dr.Fone.

Passo 3: Clique no módulo de Reparação do Sistema.

reparação do sistema

Passo 4: Selecione o Modo Padrão para manter os dados e resolver o problema do iOS sem perder nada.

Passo 5: Quando o iPhone e seu Sistema Operacional forem detectados, clique em Iniciar. Se nada estiver incorreto, use o menu suspenso para selecionar a informação correta:

detectar o iphone

Passo 6: O firmware será baixado e fará a verificação; então você pode clicar em "Reparar Agora" para iniciar a reparação do seu iPhone.

reparar iphone que não liga

Quando o Dr.Fone – Reparação do Sistema tiver terminado, o celular vai ligar.

8. Utilize o iTunes ou o Finder do macOS

Você pode utilizar um método que a Apple oferece, caso o seu iPhone estiver sendo detectado pelo sistema corretamente, pois há momentos em que o software de terceiros é capaz de detectar o hardware de forma mais abrangente do que o software original.

Passo 1: Conecte o iPhone ao computador e inicie o iTunes (em um macOS mais antigo ou no WIndows) ou o Finder (em versões mais recentes do macOS).

Passo 2: Após o app detectar o iPhone, clique em Restaurar no iTunes/Finder.

restaurar o iphone usando o finder do macos

Se você estiver com o "Find My" habilitado, o software vai lhe pedir para desabilitá-lo antes de continuar:

aviso para desabilitar o find my

Nesse caso você terá que tentar entrar no Modo de Recuperação do iPhone. Faça da seguinte forma:

Passo 1: Pressione uma vez o botão de aumentar o volume.

Passo 2: Pressione uma vez o botão de abaixar o volume.

Passo 3: Pressione e segure o botão lateral até que o iPhone seja reconhecido no Modo de Recuperação:

modo de recuperação do iphone

Agora você pode clicar em Atualizar ou Recuperar:

notificação para atualizar ou restaurar o iphone

Clicar em Atualizar fará com que o firmware do iOS seja atualizado sem apagar nenhum dado. Clicar em Restaurar fará seus dados serem apagados e o iOS será reinstalado.

9. Entre em contato com o suporte da Apple

Tem horas em que o único jeito de resolver o problema é entrar em contato com o suporte da Apple, pois qualquer outra coisa que você tentar não funciona. Nesse caso, agende um atendimento numa loja da Apple e leve o aparelho para eles.

Parte III: Dicas úteis para manutenção do iPhone 13

Agora que você conseguiu ligar o seu iPhone, pode estar pensando se há algo que poderia fazer para evitar que essa situação se repita. Em outras palavras, você está em busca de dicas úteis para manutenção do seu iPhone 13, para o seu aparelho funcionar sempre como se fosse novo. Sim, há algumas coisas que você pode fazer para garantir que o seu iPhone 13 funcione sempre bem, com problemas mínimos de superaquecimento e outros aborrecimentos.

Dica 1: Quando carregar a bateria

Quando ligar o iPhone para carregar, evite usá-lonesse momento, para que ele carregue mais rápido e sem esquentar muito. Utilize soluções de carregamento rápido quando estiver viajando ou em locais com ventilação adequada, para que o calor gerado pelo carregamento em alta tensão possa ser dissipado no ambiente, mantendo a temperatura do iPhone dentro das especificações.

Dica 2: Sobre cabos e fontes

Os produtos da Apple são mais caros que os concorrentes e isso vale para todos os produtos, até o ridiculamente caro paninho para polir de 15 cm que a Apple vende por 19 dólares. Mas, quando o assunto é carga da bateria, é recomendável que você use apenas os cabos e carregadores da Apple. Eles se pagam no longo prazo porque não vão danificar o seu aparelho de jeito nenhum, o que pode acontecer com outros.

Dica 3: Luminosidade da tela

Pode parecer estranho, porém é verdade que, ao utilizar luminosidade alta, você não só prejudica seus olhos como também danifica seu iPhone. A alta luminosidade da tela faz o aparelho consumir mais energia e, como consequência, ele se aquece mais do que quando se usa a luminosidade mais baixa.

Dica 4: Recepção do sinal de celular

A não ser que seja financeiramente inviável, é indicado que você use uma rede de telefonia com bom sinal, não só pela melhor velocidade no download e upload e pela melhor experiência de uso. Um sinal melhor é benéfico para o seu iPhone porque ele tem que se esforçar menos na busca por sinal.

Dica 5: Mantenha os aplicativos atualizados

Aplicativos antigos que não são mais atualizados ou disponibilizados pelo fornecedor podem ainda estar disponíveis para download no histórico de compras da App Store, porém é melhor evitá-los caso tenha se passado muito tempo. Os softwares e hardwares agora podem ser diferentes e incompatíveis, fazendo o iPhone superaquecer e causar problemas. É aconselhável manter os seus apps atualizados e procurar alternativas para aqueles que não têm mais atualizações recentes disponíveis.

Conclusão

Saber resfriar um iPhone 13 superaquecido rapidamente é de primordial, já que o calor pode danificar as baterias e gerar outros problemas para você agora ou mais tarde. O superaquecimento frequente pode se manifestar externamente fazendo com que as baterias fiquem inchadas, criando uma deformidade na carcaça ou fazendo a tela se desencaixar. Se o seu iPhone está superaquecido, resfrie-o rapidamente; e o melhor jeito de fazer isso não é colocando-o na geladeira — é melhor colocá-lo na frente de um ventilador de mesa ou embaixo de um ventilador de teto. Se o iPhone 13 não ligar depois que esfriar, você pode utilizar o Dr.Fone – Reparação de Sistema (iOS) para reparar qualquer problema de sistema que pode estar impedindo o iPhone de ligar.

Categorias

Home > Recursos > Reparação do Sistema > Como reparar um iPhone 13 superaquecido que não liga