O Safari não consegue estabelecer um erro de conexão segura?
drfone logo
Dr.Fone App

Gerencie seu telefone, desbloqueie a tela, recupere dados, transfira arquivos e muito mais..

Você Está Recebendo o Erro O Safari Não Consegue Estabelecer Uma Conexão Segura? 5 Soluções!

Você acabou de receber o erro O Safari Não Consegue Estabelecer Uma Conexão Segura? Você está se perguntando o que aconteceu e o que fazer para corrigir esse problema? Continue lendo.

wondershare drfone

Sep 09, 2024 • Arquivado para: Reparação do Sistema • Soluções comprovadas

475

Há apenas 15 anos, Steve Jobs e companhia mudaram o mundo mais uma vez com a introdução do que ele chamou de lançamento de três dispositivos, "um iPod, um telefone e um comunicador de internet", reunidos em um – o iPhone. O mundo estava apenas começando a se acostumar com a internet, cujas velocidades ainda estavam em 56 kilobits por segundo - nível de discagem. Muita coisa aconteceu em 15 anos. Hoje temos 5G e Wi-Fi 6. Vivemos e respiramos a internet, de uma forma que nunca pensamos ser possível. Todos os aspectos de nossas vidas estão "conectados" hoje. Abrir navegadores e navegar em sites é quase uma coisa instintiva hoje, não pensamos mais nisso. Então, o que acontece quando sua navegação é interrompida por um erro "O Safari não consegue estabelecer uma conexão segura"? O que esse erro significa?

Parte I: O Que é o Erro "O Safari Não Consegue Estabelecer Uma Conexão Segura"?

erro do safari não pode abrir página

Para entender o erro "O Safari não consegue estabelecer uma conexão segura", você precisa ter uma ideia dos protocolos da Internet. Aqui vai.

Quando a internet foi projetada, ela foi projetada apenas como uma maneira de acessar informações em qualquer lugar e de qualquer lugar. O protocolo usado era (e ainda é) HTTP, abreviação de Protocolo de Transferência de Hipertexto. Este "http" é o que você digita em seus navegadores, lembra? Embora os navegadores de hoje façam isso por você, então você pode não estar digitando manualmente, mas isso não vem ao caso. O HTTP tem funcionado desde então. Se não há dano, não há problema.

Com a internet se tornando cada vez mais onipresente, sentiu-se a necessidade de proteger o protocolo HTTP para que os dados pudessem ser protegidos de olhares curiosos e indesejados. Dados como suas senhas bancárias, suas informações de login, etc. O que aconteceu? O HTTPS surgiu.

HTTPS, ou HTTP seguro, é o novo padrão. Ele usa SSL ou Secure Socket Layer (Camada de Soquete Seguro) para proteger os pacotes de dados de olhares indiscretos. Embora inicialmente fossem apenas as empresas mais preocupadas com a segurança que usavam SSL e HTTPS para os clientes, hoje é considerado "não legal" e inseguro se o seu site usa apenas HTTP, e não HTTPS. O HTTPS, para todos os efeitos, é o novo protocolo padrão para acessar sites na internet.

Mas isso não é tudo. Muitas vezes, essa segurança deve ser, ou é, escolhida para ser aplicada aos usuários. Isso significa que um servidor de site configurado de forma a aceitar apenas conexões seguras gerará um erro se alguém tentar acessar o servidor usando o protocolo HTTP que não é seguro. Esse método é chamado de HSTS, abreviação de HTTP Strict Transport Security. Com isso ativado, o servidor atenderá apenas solicitações HTTPS. Esse também é um padrão que está ganhando amplo uso rapidamente, especialmente naqueles sites e portais que atendem a usuários com logins e senhas. Isso é, a maioria dos sites que você conhece e acessa, como Facebook, Twitter, seus portais bancários, etc. E o que acontece quando você tenta acessar sites configurados para fornecer somente HTTPS por meio do HTTP antigo ou se, por algum motivo, seu navegador da Web não conseguiu se conectar ao site com segurança? Você adivinhou!

O Safari não conseguiu estabelecer uma conexão segura com o servidor e mostrará o erro "O Safari não pode abrir a página".

Parte II: Por Que o Safari Não Conseguiu Estabelecer Uma Conexão Segura Com o Servidor?

Agora que sabemos sobre o que é o erro "O Safari não conseguiu estabelecer uma conexão segura", vamos entender por que exatamente isso acontece para que possamos descobrir como corrigí-lo.

Há muito tempo atrás com o Mac OS X 10.10.4 (Yosemite) e do iOS 8.4 em diante, a Apple implementou melhorias de segurança no Safari para proteger os usuários ao acessar sites com certas vulnerabilidades de segurança. O que o Safari faria nesse caso? Você adivinhou de novo!

O Safari mostrará uma mensagem dizendo que "O Safari não pode abrir a página", pois usa criptografia fraca ou, o que é comum hoje, o Safari mostrará o erro "O Safari não conseguiu estabelecer uma conexão segura".

Parte III: Como Saber Se o Safari Estabeleceu Uma Conexão Segura?

Embora pareça simples o suficiente, se o Safari abriu um site, isso significa que uma conexão segura foi estabelecida, a Apple fornece uma maneira de garantir isso e obter mais detalhes, se você quiser. Veja como verificar se o Safari estabeleceu uma conexão segura com o site que você deseja visitar:

Passo 1: Abra o Safari e acesse seu site favorito. O nosso é https://drfone.wondershare.com.br

como verificar a conexão segura do Safari

Passo 2: Agora, vê aquele cadeado após a URL? Isso mostra que o Safari conseguiu estabelecer uma conexão segura com o site. Você pode clicar no cadeado para obter mais detalhes.

clique no cadeado para mais detalhes da conexão segura

Passo 3: Clicar no cadeado traz um pop-up como o acima. Ele fala em linguagem simples que o Safari está usando uma conexão criptografada e menciona o URL do site. Se você quiser verificar os detalhes do certificado, clique em "Mostrar certificado" para ver o certificado que o site está usando.

detalhes do certificado de segurança

Isso mesmo! A DigiCert é uma das autoridades certificadoras mais confiáveis ​​do mundo, só nos serve bem que usemos o que há de melhor para proteger a privacidade de nossos amados clientes!

Agora, a internet hoje também está cheia de anúncios e rastreadores graças a sites de mídia social como Facebook, Twitter e Instagram, juntamente com players de publicidade online como Google Ads e outros. Você já pode estar usando medidas de proteção de privacidade, como bloqueadores de conteúdo ou bloqueadores de anúncios famosos. Se você não está, deveria! De volta ao tópico, se estiver, é possível que seu bloqueador de anúncios esteja utilizando seu próprio certificado para filtrar conexões HTTPS em seu dispositivo para que possa fornecer segurança máxima. Um desses bloqueadores, por exemplo, é o Adguard, que usa seu próprio certificado. Por que estamos mencionando isso? Porque, se estiver, você verá a autoridade emissora do certificado como Adguard em vez da autoridade real (DigiCert, no nosso caso).

conexão segura do safari por adguard

O que? O que é isso? Como? Vamos explicar. O SSL funciona para estabelecer uma conexão segura entre clientes e servidores. Os servidores são configurados para oferecer conexões seguras e os clientes (seus navegadores da Web) são configurados para receber e solicitar essas conexões. Para um servidor verificar se o cliente oferece suporte a conexões seguras, entre outras coisas, o desempenho é afetado, embora de forma insignificante aos olhos do usuário. Mas ao processar milhões de solicitações, esse tempo rapidamente se acumula como sobrecarga para processadores e recursos, que devem ser otimizados, se possível. Para melhorar esse desempenho, os certificados do lado do cliente são usados ​​para garantir que as conexões sejam seguras e o conteúdo seja transmitido sem que o servidor verifique o cliente quanto às permissões e segurança necessárias. Ferramentas como o Adguard estão usando o certificado do lado do cliente, que reside apenas no seu computador, para essa finalidade. Assim, o Safari mostra que o certificado foi emitido pelo Adguard, por exemplo. Na ausência de tal certificado no cliente, as verificações de segurança necessárias são feitas pelo servidor, e o Safari extrai dados dele para mostrar que o certificado foi emitido pela DigiCert.

Parte IV: 5 Maneiras de Corrigir o Erro "O Safari Não Conseguiu Estabelecer Uma Conexão Segura"

"Meu Safari não conseguiu estabelecer uma conexão segura com o servidor, o que posso fazer para corrigir o problema?" Existem algumas coisas que você pode fazer para corrigir rapidamente o erro, pois pode haver algumas razões simples pelas quais você o recebeu.

Correção 1: Verifique o URL Inserido

Um dos erros mais comuns que acontecem às pessoas sem saber é digitar URLs incorretos no navegador e abrir outro site - ou não. Provedores de DNS, como o OpenDNS, têm um serviço que ajuda os usuários redirecionando-os automaticamente para o URL pretendido para alguns sites comumente usados, como redes sociais e outros. Verifique se há erros de ortografia no URL inserido e tente novamente. Isso deve corrigir o problema. 

Correção 2: Defina a Data e a Hora do Sistema Corretamente

Muitas vezes, computadores de escritório e até mesmo computadores domésticos costumavam ser negligenciados quando se tratava de hora do sistema, porque as baterias em sua placa-mãe estavam descarregadas e empresas e usuários domésticos não se preocupavam em substituí-las, pois não importava muito para o trabalho deles. Esse problema está mais ou menos resolvido agora, mas ainda assim, verificar se a data e a hora estão definidas corretamente é mais importante do que nunca, pois a segurança agora depende disso. Os certificados têm uma data de expiração agora e, se o seu computador estiver definido para uma data muito antiga ou futura, você poderá enfrentar o erro "O Safari não conseguiu estabelecer uma conexão segura", pois os parâmetros de segurança são inválidos.

Passo 1: Vá para Preferências do Sistema > Data e Hora

definir data e hora no macOS

Passo 2: Verifique se a data e a hora estão definidas para atualizar automaticamente da seguinte maneira:

definir data e hora no macOS

Para fazer alterações na caixa de seleção, você terá que clicar no cadeado e digitar sua senha de administrador para continuar. Lembre-se de trancar o cadeado novamente.

Correção 3: Verifique as Preferências do Bloqueador de Anúncios/Antivírus/Firewall

Hoje em dia todo mundo está usando um bloqueador de conteúdo, como é recomendado, para filtrar o incrível número de incômodos que você enfrentará na internet. É possível que o site que você está tentando visitar tenha algum conflito com o bloqueador de anúncios e o Safari não conseguiu estabelecer uma conexão segura com o servidor. A desativação temporária do bloqueador deve resolver o problema.

O mesmo vale para softwares de antivírus e firewall, em que não se espera que funcionem 100% com todos e quaisquer sites. Isso simplesmente não é possível, e eles podem não funcionar com um site que você deseja visitar. Você tem a opção de desativar o software temporariamente enquanto visita os sites ou adicionar o(s) site(s) à lista de exceções desses softwares.

Correção 4: Confiar Em Um Certificado

Para sites em que você confia, mas de alguma forma o Safari não, você pode considerar confiar no certificado que o site usa para que o Safari pare de incomodá-lo toda vez que você visitá-lo. Veja como confiar em um certificado no Safari:

Passo 1: Nos sites em que o erro de certificado está fazendo com que o Safari não estabeleça uma conexão e mostre o site, o seguinte erro é exibido:

erro de conexão não privada no safari

Passo 2: Clique em Mostrar Detalhes.

detalhes sobre a conexão do certificado no safari

Passo 3: Na última linha, você verá um hiperlink para visualizar o certificado. Clique nele.

confiando em um certificado no safari

Passo 4: Agora, você verá os detalhes do certificado. Clique em Confiar para expandir a lista.

sempre confie na opção de certificado no safari

Passo 4: Agora, no menu suspenso, selecione "Sempre confiar" e prossiga.

Correção 5: Desative o IPv6 Para Resolver os Problemas

O IPv6 é o protocolo de internet mais recente que sucede ao IPv4, aquele com o qual você provavelmente está familiarizado, que usa dígitos. Por exemplo, o endereço IP do DNS do Google é 8.8.8.8. Este é um endereço IPv4. A expansão da internet levou o IPv4 ao seu limite, com este sistema só sendo capaz de dar conta de apenas mais de 4 bilhões de endereços possíveis. O IPv6 mais recente usa dígitos hexadecimais que resolvem esse problema, mas criam outro, pois o novo IPv6 ainda está longe de ser universalmente adotado. Isso pode criar problemas com certificados às vezes, por isso pode ser útil desabilitar o IPv6 e ver se isso resolve o erro "O Safari não conseguiu estabelecer uma conexão segura".

Passo 1: Vá para Preferências do Sistema > Rede > Wi-Fi > Avançado

Passo 2: Vá para TCP/IP

defina ipv6 para configurar automaticamente

Passo 3: Na lista, defina o IPv6 para configurar automaticamente.

Conclusão

Receber o erro "O Safari não pode abrir a página" devido ao Safari não conseguir estabelecer uma conexão segura pode parecer que os freios foram travados a 300 km/h. Aqui está você, navegando na Internet e, de repente, o site que você deseja visitar apresenta o erro "O Safari não conseguiu estabelecer uma conexão segura". Felizmente, existem maneiras de corrigir esse problema e esperamos que as listadas acima o ajudem a corrigi-lo e navegar novamente!

Categorias

Home > Recursos > Reparação do Sistema > Você Está Recebendo o Erro O Safari Não Consegue Estabelecer Uma Conexão Segura? 5 Soluções!