O iPhone está se desconectando do WiFi? Veja como consertar isso!
Seu iPhone está se desconectando do Wi-Fi aleatoriamente? É irritante quando o iPhone não fica conectado ao WiFi. Apresentamos soluções para acabar de vez com o problema do iPhone desconectando do Wi-Fi.
Oct 28, 2024 • Arquivado para: Reparação do Sistema • Soluções comprovadas
Você está navegando na Internet a uma velocidade incrível, usando um de seus aplicativos favoritos de streaming de vídeo e, de repente, a tela congela - há aquele temido sinal de buffer. Você olha para o seu modem/roteador, mas por dentro sabe que não é isso. Porque esta não é a primeira vez que seu iPhone se desconecta do WiFi. Seu iPhone está desconectando do Wi-Fi aleatoriamente e o fato de você estar lendo este artigo agora significa que você decidiu fazer algo para resolver isso. Continue lendo!
- Parte I: Soluções comuns para resolver o problema do iPhone se desconectando do Wi-Fi
- Parte II: Soluções avançadas para resolver o problema do iPhone se desconectando do Wi-Fi
Seu iPhone está se desconectando do wi-fi? Descubra como corrigir o problema assistindo ao vídeo abaixo
Parte I: Soluções comuns para resolver o problema do iPhone se desconectando do Wi-Fi
Em sua busca por uma solução para o problema do iPhone se desconectando do WiFi, você deve ter se deparado com a lenda de que "a Apple e o WiFi têm um relacionamento tumultuado". Não queremos menosprezar os usuários da Apple com problemas de WiFi, mas a situação não é irremediável como os relatos dão a entender. Aqui estão alguns aspectos básicos a serem analisados antes de mergulharmos nas correções para evitar que seu iPhone perca o WiFi e encontrar uma solução permanente para esse problema irritante.
1: Estabilidade da conexão com a Internet
Uma das formas mais fáceis de responder à pergunta “por que meu iPhone continua desconectando do Wi-Fi?” está na parte mais óbvia da equação - sua conexão com a Internet. É perfeitamente possível que sua conexão com a Internet esteja instável por culpa do provedor e, quando isso acontece, o iPhone se desconecta do Wi-Fi. Para verificar se sua conexão com a internet está estável, você precisa acessar as configurações de administração do seu modem/roteador e verificar há quanto tempo sua internet está conectada. Observe que, se você teve uma queda de energia recentemente ou se seu modem/roteador foi reinicializado, esse número pode ser em minutos, horas ou alguns dias. Caso contrário, você pode se surpreender ao ver sua internet conectada por meses!
Se não houve queda de energia recentemente mas a conexão com a Internet estava instável, provavelmente verá um número baixo, por exemplo alguns minutos ou algumas horas.
Embora o tempo de conexão baixo sugira que sua conexão com a Internet está instável, você também precisa se certificar de que seu hardware não está com defeito.
2: Falhas do Modem/Roteador
Se a sua Internet não permanecer conectada por muito tempo, isso pode significar duas coisas - uma falha na conexão ou uma falha no modem/roteador. Seu modem/roteador fica excessivamente quente depois de um tempo? É possível que ele superaqueça e reinicie, fazendo com que o iPhone se desconecte do WiFi. Também pode ser uma falha de hardware que não se manifesta de forma tangível, como calor. O que fazer neste caso? Pegue um modem/roteador que você sabe que funciona e experimente-o para verificar se é a conexão ou o hardware que está com defeito.
3: Cabos e Conectores
Uma vez, minha conexão à Internet estava desconectando com frequência sem qualquer explicação. Tentei de tudo e, por fim, decidi ligar para o meu provedor. O técnico veio, tentou as etapas usuais - retirar o conector, conectá-lo novamente, certificar-se de que estava conectado à porta certa (WAN x LAN) e assim por diante. Por fim, ele verificou o próprio conector e, no meu caso, descobriu que alguns fios estavam trocados. Ele substituiu o conector, conectando os fios na ordem certa, e BUM! Internet estável. Pode ser uma boa ideia solicitar que seu provedor verifique essas coisas para você.
Mas, se tudo parece ok, você pode experimentar os seguintes métodos para acabar com o problema do iPhone se desconectando do WiFi. São basicamente correções de software.
Parte II: Soluções avançadas para resolver o problema do iPhone se desconectando do Wi-Fi
Correções de software? Não, você não precisa tocar em uma linha de código nem nada. Nem precisa ser um especialista em tecnologia para isso. Trata-se de algo fácil de fazer, e que vai recuperar o WiFi estável rapidamente. Bem, acreditamos que sim, né? :-)
Solução 1: verifique suas redes Wi-Fi
Como seu iPhone continua sendo desconectado do WiFi, estamos assumindo que tem algo errado. O que isso quer dizer? Para entender melhor, você precisa entender o que acontece "nos bastidores" quando seu telefone se conecta a qualquer rede Wi-Fi - e o que seu iPhone está programado para fazer. Resumindo, seu iPhone se conecta ao sinal mais forte para oferecer a melhor experiência e preservar a bateria, pois um sinal forte faz com que seja necessário menos energia para permanecer conectado. O que isso significa?
É possível que seu local tenha um sinal mais forte que não é o seu, e seu iPhone pode estar tentando se conectar a ele. Isso é ainda mais comum quando a rede à qual ele está tentando se conectar tem o mesmo nome que o seu, confundindo o software (essa é uma limitação das tecnologias e padrões WiFi, além do escopo deste artigo). A explicação mais simples para isso é que você pode ter um sistema WiFi de banda dupla em sua casa, com um sinal de 2,4 GHz e um sinal de 5 GHz. O de 2,4 GHz vai dominar o de 5 GHz e, se por algum motivo você nomeou os dois iguais durante a configuração e colocou senhas diferentes, é possível que seu iPhone esteja com dificuldades para diferenciar e continue tentando se conectar ao outro.
Neste caso, você precisa renomear as redes WiFi com nomes claros e separados. Você pode fazer isso nas configurações de administração do seu modem/roteador. Cada dispositivo tem suas próprias configurações, por isso não listaremos aqui.
Solução 2: Verifique os padrões de criptografia de senha
Se você comprou recentemente um novo roteador/modem com as últimas tecnologias, pode ter ativado a criptografia de senha WPA3 e seu iPhone espera uma conexão WPA2, mesmo que você ache que os nomes de rede são os mesmos. Esta é uma medida para sua própria proteção, portanto, tudo o que você precisa fazer aqui é esquecer a rede Wi-Fi e reconectar-se a ela para que o iPhone se conecte com o padrão WPA mais recente, se compatível.
Veja como fazer isso:
1º Passo: Abra os Ajustes e toque em WiFi
2º Passo: Toque no i dentro do círculo (i) ao lado da rede conectada
3º Passo: Toque em Esquecer esta rede.
4º Passo: Toque em Esquecer mais uma vez.
5º Passo: A rede será listada novamente em redes disponíveis, e você pode tocar e digitar sua senha novamente para se conectar com os padrões de criptografia mais recentes que você possui em seu modem/ roteador.
Como alternativa, se o seu iPhone não tiver a criptografia WPA3, você pode simplesmente acessar as configurações de administração do seu modem/roteador e alterar a senha padrão de WPA3 para WPA2-Pessoal (ou WPA2-PSK) e conectar-se novamente.
Você pode ver termos como AES ou TKIP, que são métodos de criptografia a serem usados para padrões de criptografia (WPA2), mas deixe isso como está. Seu iPhone pode se conectar a qualquer um deles.
Solução 3: Atualize o sistema operacional iOS
Nem é preciso dizer que, no mundo em que vivemos hoje, é melhor atualizar para a última versão do sistema operacional disponível, a fim de obter as correções de bugs e segurança mais recentes. Quem sabe se o problema do iPhone desconectado do Wi-Fi pode estar a apenas uma atualização de distância? Para verificar se há uma atualização do iOS do seu iPhone, faça o seguinte:
1º Passo: Conecte o dispositivo a um carregador e verifique se há pelo menos 50% de carga
2º Passo: Abra Ajustes e toque em Geral
3º Passo: Toque em Atualização de Software e aguarde até que ele verifique se há alguma atualização.
Ironicamente, você precisará de uma conexão Wi-Fi para isso, portanto, dependendo da gravidade do problema do seu iPhone, isso pode ou não funcionar.
Nesse caso, você pode conectar o iPhone ao seu computador e, se for um Mac recente, pode iniciar o Finder, verificar se há uma atualização e atualizá-lo através do seu Mac. Se você estiver em um computador Mac ou Windows mais antigo, precisará do iTunes para fazer isso.
Solução 4: verifique pontos de sinal fraco e desative pontos de acesso pessoais
Vivemos em uma época em que é possível ter mais dispositivos do que humanos em uma casa. Além disso, muitos estão trabalhando em casa. Isso significa que todos os dispositivos da casa estão conectados à internet, e é possível que alguns estejam conectados com o recurso de ponto de acesso. Isso pode estar atrapalhando (interferindo) na capacidade do seu iPhone de permanecer conectado a uma rede, especialmente se ele vir seus irmãos e irmãs (leia-se: outros dispositivos Apple) nas proximidades e você está em um local da casa onde o sinal de wi-fi fica ruim. Isso é comum com hardware fornecido pelo provedor de internet e em residências com paredes grossas. O sinal não consegue passar tão bem para que o iPhone funcione de forma confiável e o iPhone opta por abandoná-lo, mudando para 4G/5G rápido.
Onde queremos chegar com isso? Para diagnosticar corretamente o problema, você precisa desligar todas as redes Wi-Fi da casa, desativar todos os pontos de acesso pessoais e verificar se o problema persiste ou se o telefone permanece conectado de forma confiável. Se ele permanecer conectado, você encontrou o problema e pode tentar ficar perto do sinal mais forte. Isso pode ser feito com sistemas WiFi mesh, etc., ou movendo seu próprio espaço de trabalho para perto da estação WiFi desejada. Recomendamos muito investir em um bom sistema de malha WiFi. Isso permite que sua conexão WiFi cubra sua casa para que não haja pontos de sinal fraco, que fazem com que o iPhone continue se desconectando do WiFi.
Solução 5: Redefina os ajustes de rede
Podemos redefinir todos os ajustes de rede para ver se isso resolve o problema. Veja como fazer isso no iPhone:
1º Passo: Abra Ajustes e toque em Geral
2º Passo: Desça até o final e toque em Transferir ou Redefinir iPhone
3º Passo: Toque em Redefinir e escolha Redefinir ajustes de rede para redefinir as configurações de rede do seu iPhone.
Quando o telefone inicializar novamente, você pode entrar em Ajustes > Geral > Sobre e personalizar o nome do iPhone. Você também precisará inserir suas credenciais de rede WiFi novamente. Veja se agora você está conectado de forma confiável.
Quando você não sabe por que o iPhone continua se desconectando do WiFi, essa situação pode ser muito irritante especialmente hoje em dia que muitos trabalham em casa. Precisamos corrigir o problema de desconexão do iPhone rapidamente, porque não se trata apenas de entretenimento - precisamos dos nossos dispositivos para trabalhar. Apresentamos acima maneiras de corrigir o problema de desconexão do iPhone e esperamos que você tenha chegado a uma solução. No entanto, se nada funcionou até agora, talvez seja hora de ver se há alguma falha no módulo WiFi do seu iPhone. Isso pode parecer assustador, porque substituí-lo pode ser caro se o seu iPhone não estiver mais na garantia. Porém, você deve visitar uma Apple Store ou entrar em contato com o suporte online, onde poderão executar diagnósticos no dispositivo para descobrir por que o iPhone não fica conectado ao WiFi.
Categorias
Artigos Recomendados
Problemas do iPhone
- Problemas de Hardware
- Problemas de Teclado do iPhone
- Problemas de Fone de Ouvido do iPhone
- Superaquecimento do iPhone
- Reparar o iPhone Backlight
- Problemas de Bateria
- Problemas de Mídia
- Problemas com o Eco no iPhone
- Problemas com Chamada no iPhone
- Problema da Campainha do iPhone
- Problema da Câmera do iPhone
- Problema do Microfone do iPhone
- Como Corrigir o Som no iPhone
- Problemas de Volume no iPhone
- Outros Problemas
Alexandre Garvalhoso
staff Editor